Qual fornecedora de material esportivo terá mais seleções na Copa do Mundo da Rússia em 2018?

Publicado em Esporte
Material esportivo do Brasil é Nike pela sexta Copa consecutiva. Foto: Pedro Martins/Mowa Press
Material esportivo do Brasil é Nike pela sexta Copa seguida. A marca vestiu a Seleção na conquista do penta Foto: Pedro Martins/Mowa Press

A Copa do Mundo dos fornecedores de material esportivo já tem um campeão. A Adidas é a grife que vestirá mais seleções na Rússia em 2018. A alemã tem 12 países contra 10 clientes da norte-americana Nike no megaevento que começa em junho. O terceiro lugar apresenta um empate entre Puma, Umbro e New Balance, com duas cada.

Na história das Copas, ou seja, a contar de 1978, quando as marcas passaram a ser expostas pelas seleções na competição, apenas cinco marcas conquistaram o título: Adidas (cinco vezes) e Nike, Le Coq Sportif, Umbro e Puma uma vez.

Campeã das últimas duas edições vestindo Espanha (2010) e Alemanha (2014), a Adidas também tem a Argentina em sua lista. Bélgica, Colômbia, Japão, México e a anfitriã Rússia também usam a marca das três listras. Por sinal, a decisão do último Mundial, no Maracanã, colocou frente a frente dois velhos parceiros da multinacional — Alemanha e Argentina.

Sem título na Copa desde o penta do Brasil em 2002, a Nike chegará à Rússia com três campeãs mundiais na conta: Brasil, França e Inglaterra. Vencedor da Euro-2016, Portugal, do melhor do mundo Cristiano Ronaldo, também tem contrato com a grife.

Adidas terá 14 seleções, entre elas, a atual campeã, Alemanha. Foto: Christophe Simon/AFP
Adidas terá 12 seleções na Copa da Rússia, entre elas, a atual campeã, Alemanha. Foto: Christophe Simon/AFP

A Puma terá duas seleções na Copa de 2018. Com a eliminação da Itália na repescagem diante da Suécia, a etiqueta alemã contará com apenas um campeão mundial em seu elenco — o Uruguai. A Celeste amarga o maior jejum entre aos oito países que têm ao menos um título mundial. Não dá a volta olímpica desde o Maracanazo de 1950, no Brasil. A outra aposta é a coadjuvante Suíça. A Puma foi campeã pela última vez em 2006, com a Itália, na Alemanha.

Fornecedora de material esportivo do Brasil na conquista do tetracampeonato nos Estados Unidos, em 1994, a inglesa Umbro irá à Rússia com a Sérvia e o Peru. A norte-americana New Balance aposta em dois países da América Central — a Costa Rica e o estreante Panamá.

Há quem prefira sociedades alternativas. A debutante Islândia, por exemplo, vestirá a marca italiana Errea na Copa de 2018. Senegal usa roupas da Romai. A marca de material esportivo tem apenas cinco aninhos de idade e foi fundada em 2012 nos Emirados Árabes Unidos. Bem menos badaladas do que as compatriotas Adidas e Puma, a Uhlsport costura o uniforme da Tunísia e a Hummel é responsável pelo material da Dinamarca.

 

COM QUE ROUPA EU VOU?

Confira quem veste as 32 seleções classificadas para a Copa

 

» Adidas (Alemanha)

Argentina, Alemanha, Bélgica, Colômbia, Espanha, Suécia, Egito, Marrocos, Japão, México, Rússia e Irã.

» Nike (Estados Unidos)

Austrália, Brasil, Nigéria, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Inglaterra, Croácia, França, Polônia e Portugal

»  Puma (Alemanha)

Suíça e Uruguai

» Umbro (Inglaterra)

Sérvia e Peru

» New Balance (Estados Unidos)

Costa Rica e Panamá

» Uhlsport (Alemanha)

Tunísia

» Hummel (Alemanha)

Dinamarca

» Errea (Itália)

Islândia

» Romai (Emirados Árabes Unidos)

Senegal

 

FORNECEDORAS CAMPEÃS

2014: Alemanha (Nike)

2010: Espanha (Adidas)

2006: Itália (Puma)

2002: Brasil (Nike)

1998: França (Adidas)

1994: Brasil (Umbro)

1990: Alemanha (Adidas)

1986: Argentina (Lê Coq Sportif)

1982: Itália (Lê Coq Sportif)

1978: Argentina (Adidas)

1930 a 1974: sem marca exposta