Al Wakrah Stadium Al Wakrah Stadium é o segundo estádio pronto para a Copa. Foto: Comitê Organizador Local Al Wakrah Stadium é o segundo estádio pronto para a Copa.

Qatar-2022: dois estádios prontos a três anos e meio da Copa; conheça o Al Wakrah, inaugurado hoje

Publicado em Esporte

A três anos e meio do início da Copa, o Qatar tem dois dos oito estádios prontos para receber o evento marcado para 21 de novembro a 18 de dezembro de 2022: International Khalifa Stadium e o Al Wakrah, inaugurado nesta quinta-feira na decisão da tradicional Copa do Emir* entre Al Sadd e Al Duhail. Para se ter uma ideia da celeridade das obras na nação do Oriente Médio, a primeira arena concluída para o Mundial 2014 foi o Castelão, em 16 de dezembro de 2012, ou seja, um ano e meio antes de a bola rolar para o torneio. A Arena Corinthians foi entregue 27 dias antes do começo. A Rússia largou a todo vapor. A Arena Kazan estava aberta em 6 de julho de 2013. O Estádio Olímpico Fisht, em Sochi, ficou pronto em janeiro de 2014; e a Arena Spartak, em setembro do mesmo ano. Entretanto, houve atraso. A Arena Samara só estava liberada em 28 de abril de 2018, 47 dias antes do pontapé inicial. Na África do Sul, o primeiro saiu do papel um ano e quatro meses antes do início da competição (leia memória ao fim deste post).

Localizada no munícipio de Wakrah, a segunda arena pronta para a Copa-2022 foi erguida do zero. O projeto é da iraquiana Zaha Mohammad Hadid. A primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker de Arquitetura morreu em 31 de janeiro de 2016, aos 65 anos, vítima de ataque cardíaco enquanto era atendida num hospital de Miami para um tratamento de bronquite. O formato do estádio é inspirado nas linhas curvas de um barco de pesca árabe utilizado no Golfo Pérsico chamado dhow. Considerada a “Rainha das Curvas”, Hadid também tem no portfólio a obra do Centro Aquático usado nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Respeitada internacionalmente, ela quebrou tabu em 2015, ao se tornar a primeira mulher a conquistar a medalha de ouro da Royal Institute of Brithish Architects.

A estimativa é de que o Al Wakrah Stadium tenha custado pouco mais de R$ 500 milhões, um terço do valor investido pelo Governo do Distrito Federal na construção do Mané Garrincha (R$ 1,8 bilhão segundo o TCDF). Uma das atrações da arena do Qatar é o sistema de ar-condicionado. A ventilação é feita por saídas abaixo dos assentos.

 

 

O comprometimento para entregar as obras antes do prazo combinado com a Fifa é tamanho que a terceira arena está prevista para ser entregue em setembro: o Al Bayt, em Al Khor. A arena é inspirada nas tendas dos povos nômades do Qatar e da Região do Golfo Pérsico. O revestimento será com um tecido lembrando tendas beduínas. Para se ter uma ideia, somente a Rússia entregou três arenas três anos antes da partida inaugural da Copa.

O Al Wakrah tem outra peculiaridade. A capacidade da arena será reduzida pela metade depois do Mundial 2022. Passará de 40 mil para 20 mil e será utilizado pelo Al Wakrah, da Série B. A arquibancada superior será retirada. Haverá doação dos assentos a países pobres ou em desenvolvimento filiados à Fifa.

O estádio inaugurado nesta quinta foi alvo de denúncias de trabalho escravo. Estive no Qatar, em março, a convite da Associação de Futebol do Qatar, e este foi um dos temas polêmicos abordados com Khalid Al-Naama,  porta-voz do Comitê Organizador da Copa do Qatar em uma entrevista coletiva. “Nós aceitamos aquela crítica de que havia violação nos direitos dos operários. Isso é verdade, isso existia no Qatar, mas colocamos novas leis para proteger esses funcionários. Hoje, muitas organizações indicam que melhoramos. Mas, muitas pessoas falam nessas questões de direitos humanos por questões políticas. Apontem os erros e nós estamos aqui para corrigi-los. Havia violações, mas as novas leis melhoraram a vida deles aqui”, respondeu.

Segundo o site da Qatar Football Association, todos os ingressos foram comercializados para a partida inaugural. Além da decisão do título entre Al Sadd e Al Duhail, havia outra atração: a última exibição do craque Xavi como jogador atuando no Qatar. A aposentadoria será contra o Persépolis, do Irã, na segunda-feira, pela última rodada da fase de grupos da Champions League da Ásia. Depois disso, ele assumirá o cargo de técnico do Al Sadd no lugar do português Jesualdo Ferreira.

 

MEMÓRIA

  • Primeiro estádio inaugurado para a Copa-2010: Loftus Versfeld, em 7/2/2009
  • Primeiro estádio inaugurado para a Copa-2014: Arena Castelão, em 16/12/2012
  • Primeiro estádio inaugurado para a Copa-2018: Arena Kazan, em 6/7/2013
  • Primeiro estádio inaugurado para a Copa-2022: Khalifa Stadium (reformado), em 19/5/2017

 

*Atualização: O Al Duhail venceu a decisão da Copa do Emir por 4 x 1 contra o Al Sadd.

 

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/