Pele China Foto de Pelé em Pequim é uma das imagens enviadas ao Rei pelo premiê da China, Li Keqiang

Presente da China via Temer e cadeira de rodas: a semana do Rei Pelé

Publicado em Esporte

Reverenciado no sorteio dos grupos da Copa do Mundo da Rússia na última sexta-feira, no Kremlin, em Moscou, Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, não para de receber mimos dos súditos dentro e fora do reino do futebol. O presente mais recente chegou ao Brasil na bagagem do presidente da República, Michel Temer.

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, mandou uma encomenda para o Rei Pelé por Temer: um álbum de fotografias da última visita do tricampeão mundial a Pequim e a Shangai; e um livro luxuoso sobre o maior jogador da história  escrito totalmente em chinês. Os presentes chegaram em setembro, mas só foram retirados na última quarta-feira aqui em Brasília, no Palácio do Itamaraty.

Li Keqiang mandou para Pelé, por Temer, um livro em chinês sobre o Rei do futebol
Li Keqiang mandou para Pelé, por Temer, um livro em chinês sobre o Rei. Mimo foi retirado no Palácio do Itamaraty

As lembranças são uma retribuição a um mimo enviado por Pelé a Li Keqiang. Há três meses, o premiê chinês recebeu das mãos de Michel Temer uma camisa 10 da Seleção Brasileira com uma dedicatória assinada pelo Rei do futebol.

Aos 77 anos, Pelé chamou atenção no sorteio da Copa devido ao deslocamento com cadeira de rodas em vez da bengala ou do andador. Uma fonte contou ao blog que Pelé esteve recentemente na Catalunha e recebeu recomendação de um profissional do Barcelona para não deixar de fazer fisioterapia. No entanto, amigos próximos ao Rei relatam que ele não tem cumprido o tratamento.

Em 2012, Pelé foi submetido a uma cirurgia para a implantação de uma prótese no quadril. Porém, teve der submetido a um novo procedimento no ano passado, no Hospital for Special Surgery, em Nova York, nos Estados Unidos,  sob a alegação de que houve erro médico nos procedimentos adotados por uma equipe do Albert Einstein, em São Paulo.

“Segundo os médicos que me analisaram, teve um erro médico. Um erro na técnica dos brasileiros”, afirmou em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo em abril do ano passado. Na época, a assessoria do hospital paulistano preferiu não responder ao comentário de Pelé.