Cuiaba O Cuiabá é o atual campeão da Copa Verde

Primeiro ato do presidente interino da CBF, Marcus Vicente, pode ser o aumento do número de clubes da Copa Verde-2016. Tabela sai até terça-feira

Publicado em Sem categoria

O primeiro ato do presidente interino da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e deputado federal, Marcus Vicente, pode beneficiar clubes da região que ele representa como um dos vices do mandatário licenciado Marco Polo Del Nero: o Centro-Oeste. O departamento técnico da entidade analisa um pedido para que o número de participantes da Copa Verde aumente na próxima temporada. A tabela da terceira edição do torneio, que teve como campeões o Brasília (2014) e o Cuiabá-MT (2015), será divulgada até a próxima terça-feira. O Distrito Federal tem dois representantes — o campeão candango, Gama; e o vice, Brasília. Em tese, se uma terceira vaga for aberta para a capital do país, o beneficiado será o Brasiliense. No mapa do Brasil da CBF, o Espírito Santo, terra de Marcus Vicente, faz parte da região Centro-Oeste. O único clube capixaba no torneio é o Espírito Santo FC. Dependendo da quantidade de novas vagas, o estado pode ter mais um representante. Uma possível novidade é a disputa de uma Pré-Copa Verde.

Ao menos dois dirigentes consultados pelo blog confirmaram que o aumento do número de clubes está em análise. Responsável pela organização da Série D do Campeonato Brasileiro, o presidente da Federação Goiana de Futebol, André Pitta, admitiu. “Está sendo estudado. A distribuição das novas vagas, em princípio, seria através do ranking nacional”, disse. Hoje, a Copa Verde é disputada por 16 clubes. “Passaria, talvez, para 18”, diz Pitta.

O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, também confirma a pauta. “Estão pedindo o aumento do número de clubes, mas não está decidido”. Em entrevista ao Diário do Amapá, o diretor técnico Manoel Flores tocou no assunto. “Está em fim de avaliação. A nossa ideia é fazer com que a competição fique cada vez mais importante para que consiga, em um futuro breve, dar retorno esportivo e financeiro para os clubes. Não consigo falar agora quantos times seriam, porque estamos na fase de estudo. Não queremos prejudicar nenhuma federação”.

Está em pauta a inclusão de clubes goianos na Copa Verde. Nas primeiras edições não houve interesse por parte do Goiás, do Vila Nova e do Atlético-GO. Vice-campeão em 2014, o Paysandu quer disputar o torneio como convidado. As vagas do Pará são do Remo, do Independente e do Parauapebas. O Luverdense-MT também reivindica acesso.

A próxima edição da Copa Verde começa em 6 de fevereiro. Se a mudança não for aprovada pela CBF, a competição terá novamente 16 participantes.

 

Copa Verde 2016: clubes classificados por estado

Acre: Rio Branco

Amapá: Santos

Amazonas: Nacional e Fast

Distrito Federal: Gama e Brasília

Espírito Santos: Espíirito Santo FC

Mato Grosso: Cuiabá e Operário

Mato Grosso do Sul: Comercial

Pará: Remo, Independente e Parauapebas

Rondônia: Genus

Roraima: Náutico

Tocantins: Interporto