Portugal Euro-2016: símbolo máximo da era CR7 com a camisa da seleção portuguesa. Foto: Divulgação/Uefa

Na era Cristiano Ronaldo, Portugal chegou a cinco semifinais em oito competições

Publicado em Esporte

Você se acostumou a contabilizar os títulos e recordes de Cristiano Ronaldo com as camisas do Manchester United e do Real Madrid, mas o jogador eleito quatro vezes melhor do mundo também marca uma era vestindo a camisa da seleção de Portugal. Com a classificação na fase de grupos da Copa das Confederações, os lusitanos chegaram a uma semifinal pela quinta vez em oito competições na era CR7 — Eurocopa, Copa do Mundo ou Copa das Confederações.

Cristiano Ronaldo estreou em uma competição de ponta em casa, na Eurocopa de 2004, em Portugal. Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o país chegou à final contra a Grécia, mas perdeu o título no Estádio da Luz, em Lisboa. Cristiano Ronaldo foi o artilheiro da seleção no torneio com dois gols. Foi decisivo ao marcar diante da Grécia no primeiro jogo da fase de grupos e nas semifinais contra a Holanda.

Dois anos depois, Portugal chegou às semifinais da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. À sombra de Luis Figo, fez apenas um gol na vitória por 2 x 0 diante do Irã. Depois disso houve um intervalo. Portugal caiu nas quartas de final na Eurocopa de 2008, diante da Alemanha, e nas oitavas da Copa do Mundo de 2010 contra a Espanha.

75 gols em 142 jogos tem Cristiano Ronaldo com a seleção de Portugal

Dois anos depois, Portugal voltava a uma semifinal na Eurocopa de 2012. Balançou a rede duas vezes contra a Holanda e uma no duelo com República Checa. Nas semifinais, Portugal foi eliminado nos pênaltis pela Espanha, por 4 x 2. Cristiano Ronaldo seria o último a bater, mas nem precisou. João Moutinho e Bruno Alves haviam errado suas cobranças.

Na Copa do Mundo de 2014, o vexame da eliminação na primeira fase em um grupo que tinha Alemanha, Gana e Estados Unidos. Cristiano Ronaldo fez apenas um gol na vitória inútil sobre Gana na última rodada da chave. O melhor do mundo deixava o torneio precocemente.

Dois anos depois, Cristiano Ronaldo brindou a seleção principal de Portugal com o primeiro título da história. Na fase de grupos, fez dois gols na Hungria. Nas semifinais, foi decisivo no triunfo diante do País de Gales, de Gareth Bale. Contundido, não conseguiu jogar um terço da decisão contra a França. Mesmo sem ele, Portugal venceu por 1 x 0 e ficou com a taça.

O título da Eurocopa deu direito a disputar a Copa das Confederações. E lá está Portugal novamente entre os quatro melhores. Cristiano Ronaldo é um dos artilheiro do torneio disputado na Rússia. Foi dele o gol da vitória sobre os anfitriões. O gajo também fez o primeiro nos 4 x 0 diante da Nova Zelândia. Nas semifinais, encara o Chile, bicampeão da Copa América, e pode levar Portugal a uma decisão pela terceira vez. Depois do vice na Euro-2004 e do título na Euro-2016, não é proibido sonhar com a inédita conquista da Copa das Confederações.

 

Portugal na era CR7

  • Euro-2004: vice-campeão
  • Copa-2006: quarto lugar
  • Euro-2008: quartas de final
  • Copa-2010: fase de grupos
  • Euro-2012: semifinal
  • Copa-2014: fase de grupos
  • Euro-2016: campeão
  • Copa das Confederações-2017: semifinal (em andamento)