Por que o pênalti de Lionel Messi incomoda tanto Cristiano Ronaldo? As interpretações possíveis e imaginárias

Publicado em Sem categoria

Não vi maldade nenhuma na tabelinha entre Lionel Messi e Luis Suárez na cobrança do badalado pênalti do último domingo no Camp Nou. Mas já que Cristiano Ronaldo detectou algo de podre no reino Barcelona, eu vou me permitir entrar na cabeça do número 2 do mundo na tentativa de decifrar a paranoia que incomoda a mente do português.

Cristiano diz que sabe por que Messi rolou a bola para Luis Suárez na cobrança, mas não quis revelar o motivo e mandou os jornalistas presentes na entrevista coletiva para a partida desta quarta contra a Roma, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, montassem o quebra-cabeça. “O que pensei do pênalti contra o Celta? Serei preciso e curto. Sei a razão de Messi ter feito o que fez, mas não digo. Podem (jornalistas) pensar o que quiserem”, afirmou Cristiano Ronaldo.

Então, vamos lá…

Luis Suárez e Cristiano Ronaldo brigam gol a gol pelo Pichichi, a artilharia do Campeonato Espanhol. O uruguaio lidera com 23 gols contra 21 do português. Então, na cabeça de CR7, Messi fez um circo para mostrar ao português quem ele — melhor do mundo — deseja que seja o goleador máximo da Liga das Estrelas. Pode até ser, Cristiano Ronaldo, mas, se for esse o motivo, por que o Messi não deu a bola na mão do Suárez e o deixou cobrar?

Cristiano Ronaldo também disse que os abraços e beijinhos entre o trio MSN formado por Messi, Suárez e Neymar pode ser falso. E usou a própria experiência ao revelar que, no Manchester United campeão da Champions League em 2008, não falava com Ferdinand, Giggs e Scholes, mas eram profissionais em campo e defendiam os interesses do clube.

“É importante ter amigos no plantel? Podem dizer isso. No Manchester United vencemos a Liga dos Campeões e não conversava com Giggs, Ferdinand e Scholes. Era no máximo bom dia. Eu não tenho de jantar com Benzema. O importante é o que fazemos em campo. Não preciso de beijos ou abraços. Somos profissionais”, disparou Cristiano Ronaldo.

Estaria Criatiano Ronaldo insinuando que Messi é mais chegado de Suárez do que de Neymar? Afinal, Neymar jura que a cobrança de pênalti havia sido ensaiada para ser executada entre ele e Messi. O brasileiro inclusive reclama com Suárez na comemoração do gol. E o uruguaio responde a Neymar que não sabia de nada.

A teoria da conspiração de Cristiano Ronaldo pode ter como suporte, ainda, a cédula da Bola de Ouro Fifa de 2015. Messi teve direito a voto como capitão da Argentina. Apontou Luis Suárez em primeiro, Neymar em segundo e Iniesta em terceiro. Na cabeça de CR7, Neymar tem muito mais potencial do que Luis Suárez para derrubá-lo nas futuras eleições de melhor do mundo. E também ronda a artilharia do Campeonato Espanhol com 17 gols. Dai a preferência de Messi pelo sucesso de Suárez e não de Neymar?

Como o Real Madrid é um dos quatro clubes interessados em tirar Neymar do Barcelona, ao lado do PSG e dos Manchester City e United, CR7 pode ter mandado um recado ao brasileiro para tomar cuidado com os outros dois amiguinhos, abrir os olhos e pular fora do mundo faz de conta. Ou então, Cristiano Ronaldo considera que Messi quis mostrar a ele que tem amigos — ao contrário do português, tolerado pelo elenco do Real Madrid.

Essas são as minhas especulações, mas prefiro ficar com a interpretação de Ferdinand. Ouvido pelo BT Sport, o ex-zagueiro acha que Cristiano Ronaldo ainda está transtornado com a derrota para Messi na última Bola de Ouro. “A conferência de Imprensa de Ronaldo mostra que as emoções já o atingiram, mas ele mantém o desejo de vencer e de voltar ao topo. Neste momento só falam do Barcelona e ele não está satisfeito com isso. Tudo isto demonstra o seu inegável espirito competitivo”, avalia Rio Ferdinand.