Crédito: Rener Pinheiro/MOWA PRESS. Rodrygo em Brasil x Chile, em Rancagua. O atacante Rodrygo já foi vendido pelo Santos ao Real Madrid. Foto: Rener Pinheiro/Mowa Press O atacante Rodrygo já foi vendido pelo Santos ao Real Madrid.

Conheça outros Rodrygos do Sul-Americano Sub-20 que já são apostas de times de ponta da Europa

Publicado em Esporte

O Sul-Americano Sub-20 do Chile começa nesta quinta-feira cheio de promessas que já foram vendidas a clubes do futebol europeu e até de campeonato nacionais da América do Norte, casos da Liga MX, do México, e da MLS, dos Estados Unidos. Para variar, times de ponta do Velho Continente fizeram um arrastão precoce em algumas joias da competição.

O Real Madrid, por exemplo, contratou o atacante Rodygo, do Santos. Em breve, ele será rival do argentino Nehúen Pérez e dos uruguaios Juan Manuel Sanabria e Nicolás Schiappacasse, todos comprados pelo Atlético de Madri. Outros clubes espanhóis já pinçaram talentos convocados para o Sul-Americano Sub-20.  O Valencia comprou o bom goleiro paraguaio Diego Huesca e o promissor zagueiro boliviano Jairo Quinteros.

O futebol alemão não brinca em serviço. Revelado pelo Boca Juniors, o zagueiro Leonardo Balerdi era pretendido pelo Barcelona, mas acertou com o Borussia Dortmund. O clube germânico também pagou pelo zagueiro venezuelano Enríque Peña Zaunier.

Sempre atenta às promessas da América do Sul, a Itália também foi às compras. O goleiro Franco Israel, do Uruguai, foi comprado em agosto pela Juventus. A Velha Senhora pinçou ainda o beque venezuelano Christian Makoun A Internazionale investiu no centroavante Facundo Colidio, da Argentina. Curiosamente, ele começou como goleiro.

Porta de entrada para a Europa, Portugal detectou ao menos um talento antes do início da competição. O Porto contratou o atacante paraguaio Santiago Irala. Menos badalado, o futebol holandês emprega o atacante Maximiliano Romero, do PSV Eindhoven.

Até os países da Concacaf andam de olho nas promessas sul-americanas. O San José Earthquakes, da Major League Soccer, a liga profissional norte-americana, é o time do lateral-esquerdo peruano Marcos López. O Necaxa, do México, levou a maior aposta do futebol chileno, o meia camisa 10 e capitão Marcelo Allende.

Os clubes brasileiros investem pouco em talentos de outros países da América do Sul. O Palmeiras acaba de contratar o atacante colombiano Iván Angulo e o paraguaio Aníbal Vega. O São Paulo também tem uma promessa importada, o também atacante Antonio Galeano.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF