Rangers O técnico do Rangers, Steven Gerrard, exige que o voto do Dundee FC seja investigado. Foto: AFP O técnico do Rangers, Steven Gerrard, exige que o voto do Dundee FC seja investigado.

O voto polêmico que encerrou a temporada do futebol escocês e irritou o astro Steven Gerrard

Publicado em Esporte

Neutralizado pelo novo coronavírus, o futebol, aos poucos, cansa da volta de esperar o retorno às competições e começa a tomar decisões inusitadas. A última delas é protagonizada pela Associação Escocesa de Futebol. Em um contestado ato democrático, a entidade propôs uma votação entre os 42 clubes que disputam as quatro divisões do país. Os times deveriam escolher entre finalizar a temporada como está ou aguardar o fim da pandemia para encerrá-la em campo. Venceria a opção que tivesse ao menos 75% dos votos.

A disputa foi acirrada. A opção “encerrar a temporada” venceu por um voto na primeira, terceira e quarta divisões. Houve impasse e polêmica na segundona. Os clubes deveriam se manifestar até sexta-feira (10), 17h (horário local). O tempo estourou e o Dundee FC não havia votado. A decisão ficou pendente até a última quarta-feira, quando o clube escolheu finalizar a competição e surpreendeu os outros nove concorrentes. Eles teriam provas de que o Dundee FC estava fechado pela finalização do campeonato dentro das quatro linhas.

 

42 times disputam as quatro divisões da Escócia: 12 na “Série A”, 10 na B, 10 na C e outros 10 na D. Em tese, os campeões nacionais da temporada 2019/2020 são, respectivamente: Celtic, Dundee United, Raith Rovers e Cove Rangers

 

Antes da paralisação da Scottish Championship, a segunda divisão era liderada pelo Dundee United com 59 pontos, seguido pelo Inverness com 45 e o Dundee FC com 41. “Ninguém sabe o que provocou essa reviravolta”, disse Tony Ashgar, diretor esportivo do Dundee United, proclamado campeão e promovido à elite graças ao voto do arquirrival. A surpresa é ainda maior porque a diferença de três pontos atrás do Inverness permitia ao Dundee FC sonhar com o playoff por pelo acesso à primeira divisão do país.

A decisão causou efeitos colaterais. Irritou, por exemplo, Steven Gerrard. O ídolo do Liverpool e da seleção da Inglaterra é o técnico do Rangers, vice-líder da Premiership, a primeira divisão do Campeonato Escocês. O time dele tem 67 pontos — 13 atrás do líder Celtic. “A votação foi um desastre, é preciso abrir uma investigação”, cobra.

O Rangers pediu a suspensão do diretor executivo da liga profissional da Escócia, Neil Dancaster e pressionou o presidente Murdoch MacLennan para que tenha liderança. “Tudo parece uma grande bagunça”, detonou Gerrard. “Acho que isso precisa ser investigado agora, porque há tantas acusações, dúvidas e perguntas sobre essa instituição, garantir que haja justiça e transparência na Escócia”, desabafou. “Nenhuma pessoa justa pode levar a sério o resultado dessa votação. A SPFL conduziu um processo que foi enganoso e profundamente defeituoso”, protestou uma nota do Rangers.

Para consolo de Gerrard, a tendência é que o ato democrático da Federação Escocesa de Futebol perca o valor.  A decisão precisa ser chancelada pela Uefa. Há duas semanas, a Bélgica decidiu encerrar a temporada e proclamar o Brugge campeão. No entanto, a entidade máxima do futebol europeu contestou o parecer dos clubes e a liga nacional recuou. Por enquanto, as quatro divisões estão encerradas devido ao voto polêmico do Dundee FC.

 

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/20