Alemanha Alemanha festeja o segundo título em dois anos no Maracanà: ouro no feminino. Foto: AFP

O Maraca é nosso? Alemanha pode igualar número de títulos conquistados pelo Brasil no estádio

Publicado em Esporte

A missão do Brasil neste sábado, no Maracanã, vai um pouco além da inédita medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. A Seleção precisa provar que o Maracanã continua sendo só nosso. Explico. A Alemanha tem dois títulos do ex-maior do mundo: a Copa do Mundo de 2014, em cima da Argentina, e a medalha de prata no futebol feminino conquistada na noite da última sexta-feira no triunfo por 2 x 1 sobre a Suécia. Se derrotar a trupe de Neymar na decisão masculina, os germânicos chegarão a três taças no Mário Filho. Exatamente a mesma quantidade do Brasil em 66 anos de estádio.

O Brasil ganhou três torneios oficiais no Maracanã. O primeiro deles foi a Copa América de 1989, encerrando 40 anos de jejum. Romário fez o gol do título na vitória por 1 x 0 sobre o Uruguai. Depois, só voltou a fazer festa no estádio em 2013, na goleada por 3 x 0 sobre a Espanha na Copa das Confederações. Capitão e camisa 10 da Seleção Olímpica, Neymar fez um gol e foi eleito após a partida o melhor jogador da competição.

O terceiro título verde-amarelo no estádio foi com o futebol feminino, nos Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Com dois gols de Marta, dois de Cristiane e um de Daniela Alves, o Brasil goleou os Estados Unidos por 5 x 0 no estádio.

Em 1950, o Brasil perdeu para o Uruguai por 2 x 1 na última rodada do quadrangular final. Na Copa de 2014, não disputou nenhuma partida no Rio de Janeiro. O ponto final da campanha pelo hexa seria o Maracanã, mas a Alemanha interrompeu o percurso ao golear o Brasil por 7 x 1 no Mineirão, em Belo Horizonte, e mandá-lo para a decisão do terceiro lugar, em Brasília. No Mané Garrincha, a Seleção perdeu por 3 x 0 para a Holanda.