O fim da era Bernardinho na Seleção masculina de vôlei e o efeito colateral no futebol

Publicado em Esporte

A confederação Brasileira de Vôlei anunciou nesta quarta-feira o fim da era Bernardinho a serviço das seleções brasileiras feminina e por último masculina. A pergunta que não quer calar após o fim do período dourado é se Bernardinho teria interesse e coragem de seguir um dia o exemplo de ex-técnicos e jogadores de vôlei para trocar as mãos pelos pés. Ser diretor, consultor, CEO ou até mesmo presidente de clube de futebol, como arriscaram José Carlos Brunoro, Bebeto de Freitas, Radamés Lattari, José Roberto Guimarães e até mesmo Renan Dal Zotto — que chegou a brilhar como diretor de marketing do Figueirense, no início desta década, antes de voltar ao vôlei e ser anunciado hoje como sucessor de Bernardinho na Seleção masculina.

Convites, Bernardinho já teve para assumir cargo na CBF, em clubes e até mesmo ser treinador de futebol. “Eu recebi propostas muito boas, bem estruturadas, algumas também para ser técnico”, revelou o botafoguense em 2012 em entrevista à tevê Globo. Bernardinho disse que toparia fazer um trabalho nos bastidores em outros esportes. “De repente para trabalhar dentro de uma comissão técnica, chamando as pessoas certas para ajudar no trabalho, sim, mas como técnico não é o caso. Minha paixão e outra”, disse.

Uma eventual guinada de Bernardinho para o futebol não seria novidade. Ex-técnico da Seleção Brasileira masculina de vôlei, José Carlos Brunoro, por exemplo, foi um dos responsáveis pelo sucesso da parceria do Palmeiras com a Parmalat no início dos anos 1990. Não teve o mesmo sucesso na volta ao cargo a convite de Paulo Nobre, mas continua prestando consultoria a clubes pequenos e médios. Passou pelo Audax, pelo Brasília e hoje colabora com o Desportivo Brasil.

Técnico da Seleção masculina de vôlei na conquista da medalha de prata em Los Angeles-1984 e no quarto lugar em Seul-1988, Bebeto de Freitas também migrou para o futebol. Foi manager do Atlético-MG em 1999 e em 2001. Na gestão dele, o Galo conquistou Campeonato Mineiro, foi vice-brasileiro em 1999 e quarto em 2001. Do Atlético, foi para o Botafogo, seu clube do coração. Eleito presidente do Glorioso para o triênio de 2003 a 2005. Reeleito, ficou até 2008. Levou o clube de volta à primeira divisão do Campeonato Brasileiro e conquistou o Carioca de 2006. Em 2009, voltou ao Atlético-MG como diretor-executivo remunerado do clube a convite de Alexandre Kalil.

Comandante da Seleção Brasileira masculina de 1997 a 2001, Radamés Lattari, que anunciou nesta quarta-feira o fim da era Bernardinho, foi vice-presidente do Flamengo em 2003, com o apoio de Arthur Antunes Coimbra, o Zico, maior ídolo do clube, e depois assumiu o cargo de diretor executivo de futebol do time da Gávea.

Atual comandante da Seleção feminina de vôlei, o multicampeão José Roberto Guimarães, ouro em Barcelona-1992 (masculina) e em Pequim-2008 e Londres-2012 (feminina), José Roberto Guimarães trabalhou, em 1997, como dirigente da Hicks Muse, empresa que se tornou parceira do Corinthians e do Cruzeiro na época. A rápida experiência durou dois anos.

Parte do sucesso recente do Figueirense teve o dedo de um ex-jogador de vôlei. Prata em Los Angeles-1984 como jogador, Renan Dal Zotto foi diretor de marketing do clube catarinense de 2010 a 2012.

A experiência de Bernardinho no vôlei precisa ser aproveitada no futebol. Na Seleção feminina, foi tricampeào do Grand Prix e do Sul-Americano, ouro no Pan de Winnipeg-1999 e bronze nos Jogos de Atlanta-1996 e de Sydney-2000. No time masculino, bi olímpico em Atenas-2004 e Rio-2016, tri mundial em 2002, 2006 e 2010, bi da Copa do Mundo em 2003 e 2007 e octa da Liga Mundial. E olha que só destaquei os principais títulos!

Desde 1996, Bernardinho conquista medalhas em Olimpíadas. Sete! É um retrospecto impressionante. Ouro em Atenas e no Rio, prata em Pequim e Londres, e bronze em Atlanta e Sydney (com a equipe feminina). Sem contar a prata como jogador em Los Angeles-1984.

Por enquanto, Bernardinho continua apenas no Rio de Janeiro, um dos favoritos ao título da Superliga feminina de vôlei. Mas um dia desses, num desses encontros casuais, vai ser muito bem-vindo ao mundo do futebol.