Argentina Scaloni e Aimar: carrascos do Brasil com a bola nos pés, ameaças com a prancheta nas mãos. Foto: AFA Scaloni fez gol e o auxiliar Aimar deu assistência quando a Argentina eliminou o Brasil do Mundial Sub-20.

O dia em que o gol do técnico da Argentina, Scaloni, e uma assistência do auxiliar Aimar eliminaram o Brasil

Publicado em Esporte

São Paulo — Técnico da Argentina desde o fim da Copa da Rússia, Lionel Sebastián Scaloni, 41 anos, já foi carrasco da Seleção. Faz tempo, mas a lembrança está muito bem arquivada na memória do ex-lateral-direito e de um dos auxiliares dele na Copa América, Pablo Aimar. A história completa 22 anos neste sábado. Em 29 de junho de 1997, os responsáveis por escalar a Argentina para a semifinal de terça-feira da Copa América, no Mineirão, em Belo Horizonte, tiveram papéis decisivos em uma eliminação canarinha. Ambos mandaram o Brasil de volta para casa no Mundial Sub-20 disputado na Malásia. Scaloni fez um gol. Aimar, meio gol no segundo após assistência para Perezlindo num triunfo por 2 x 0.

Scaloni é um dos heróis do título da Argentina na categoria em 1997. Fazia parte de um baita elenco comandado pelo técnico José Néstor Pekerman. O grupo contava, entre outros, com Samuel, outro auxiliar de Scaloni na comissão técnica, Cambiasso, Riquelme, Aimar e Placente. Lionel Scaloni vestia a camisa número 18.

Depois de uma campanha impecável até as oitavas de final, com vitórias por 3 x 0 sobre a França, 2 x 0 contra a África do Sul, 10 x 3 na Coreia do Sul e 10 x 0 diante da Bélgica nas oitavas de final, o Brasil topou com a Argentina nas quartas de final, no Estádio Sarawak, em Kuching. Naquele dia, a Argentina mandou a geração do goleiro Hélton, do lateral-esquerdo Athirson, dos meias Pedrinho e Alex, e do centroavante Fernandão de volta para casa.

Depois de um primeiro tempo equilibrado, a Argentina abriu o placar aos 30 minutos. Riquelme deu um lançamento de Gérson “Canhotinha de Ouro” para Lionel Scaloni. O lateral-direito desmoralizou o atacante Adailton, artilheiro isolado da competição com 10 gols, deixou o volante Sidney no chão na hora do chute e marcou um golaço (veja o vídeo abaixo).

 

 

Aos 45, praticamente no último lance da partida, a Argentina protagonizou um contra-ataque de cinema. O volante Cambiasso roubou a bola no campo de defesa, acionou o camisa 10 Aimar, e o meia fez meio gol ao rolar a bola para Martin Perezlindo consolidar a eliminação do Brasil.

Na sequência da competição, a Argentina eliminou a Irlanda nas semifinais e desbancou o Uruguai por 2 x 1 na decisão do título. Vinte e um anos depois, os carrascos Scaloni e Aimar estão juntos na comissão técnica que enfrentará o Brasil de Tite nas quartas de final da Copa América.

Lionel Scaloni e Pablo Aimar comandaram a Argentina no último duelo contra o Brasil, em outubro do ano passado, em Jeddah na Arábia Saudita. O Brasil sofreu para vencer por 1 x 0 em um lance de bola parada. Neymar cobrou escanteio e Miranda marcou aos 48 minutos do segundo tempo.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/