Luxa Luxemburgo é o sexto técnico campeão brasileiro empregado na Série A. Foto: Rafael Ribeiro/Vasco Luxemburgo é o sexto técnico campeão brasileiro empregado na Série A.

Moda agora é experiência: contratações de técnicos campeões da Série A triplicam no Brasileirão

Publicado em Esporte

A volta de Vanderlei Luxemburgo ao Campeonato Brasileiro é simbólica. Mais uma prova da bipolaridade dos dirigentes do nosso futebol. Antes, a modinha era apostar em profissionais novatos, moderninhos, diferentões. Agora, o pré-requisito fundamental é experiência, a prova de títulos. A Série A do ano passado terminou com apenas dois técnicos campeões brasileiros empregados na elite: o atual campeão Luiz Felipe Scolari (Palmeiras) e o quarto colocado Cuca (Santos). Era dezembro de 2018. Cinco meses depois, triplicou a a quantidade de treinadores empregados na primeira divisão com pelo menos um título da competição.

A quarta rodada da Série A terá seis técnicos campeões brasileiros: Vanderlei Luxemburgo (Vasco), Geninho (Avaí), Abel Braga (Flamengo), Luiz Felipe Scolari (Palmeiras), Fábio Carille (Corinthians) e Cuca (São Paulo). A essa altura do campeonato de 2018, eram apenas dois. Fábio Carille no Corinthians — depois pediu demissão para se aventurar na Arábia Saudita — e Abel Braga, que deixou o Fluminense no meio da temporada.

Vanderlei Luxemburgo assume o Vasco com a fama de recordista de títulos brasileiros. Foram dois pelo Palmeiras (1993 e 1994), um no Corinthians (1998), um no Santos (2004) e outro à frente do Cruzeiro (2003). Só deu ele no início da era dos pontos corridos. O técnico assume um Vasco com calendário esvaziado. Só resta o Campeonato Brasileiro. Tirar o lanterna da “confusão” é o primeiro passo. Classificá-lo para a Libertadores, o céu. Brigar pelo título seria a volta por cima de dois gigantes — o da Colina e o da prancheta. A melhor campanha do Vasco neste formado foi o vice em 2011. O melhor desempenho recente de Luxemburgo, o terceiro lugar em 2012 com o Grêmio.

O “profexô” não é a única voz da experiência que voltou a ter crédito na Série A. Mentor do título inédito do Athletico Paranaense em 2001, Geninho comanda o Avaí. Luiz Felipe Scolari busca o tricampeonato pessoal pelo Palmeiras. Deu a volta olímpica com o Grêmio em 1996 e com o time alviverde na temporada passada. Abel Braga faturou a taça com o Fluminense em 2012, e tentará repetir o feito no Flamengo em 2019. Fábio Carille brindou o Corinthians em 2017. Voltou ao clube com a missão de levá-lo a mais uma conquista. Cuca guiou o Palmeiras à glória em 2016. Planeja fazer o mesmo com o São Paulo neste ano.

Portanto, atenção treinadores do futebol brasileiro: a prova de títulos virou modinha novamente. A chance de ser visto no mercado será grande se você tiver pelo menos um título do Campeonato Brasileiro impresso no currículo. Fiquem ligados, Antônio Lopes, Joel Santana, Paulo Autuori, Oswaldo de Oliveira, Andrade, Marcelo Oliveira, Emerson Leão, Nelsinho Baptista, Muricy Ramalho…

A fila do mercado voltou a andar para a velha guarda…

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF