Número de gols da primeira rodada da Rio-2016 só perde para largada de Roma-1960

Publicado em Esporte

A primeira rodada do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos do Rio-2016 registrou a segunda maior quantidade de gols no formato com 16 países distribuídos em quatro chaves com quatro seleções. Se não fosse o festival do 0 x 0 no Grupo A, do Brasil, a largada da competição no Brasil poderia ter igualado o recorde de Roma-1960, quando a rede balançou 40 vezes.

Apesar do empate sem gols entre Brasil e África do Sul e Iraque e Dinamarca, a primeira rodada da Rio-2016 superou Sydney-2000 na comparação entre as primeiras rodadas. Há 16 anos, o torneio masculino começou com 31 gols na Austrália. No Brasil, foram 32.

Nigéria e Japão, por exemplo, contribuíram com nove gols. Ouro em Atlanta-1996, a Nigéria derrotou os nipônicos por 5 x 4 no calor da Arena da Amazônia, em Manaus. A Coreia do Sul despejou oito bolas na rede das Ilhas Fiji na Arena Fonte Nova, em Salvador, elevando ainda mais a quantidade de gols do torneio.

Na minha opinião, ao menos três seleções me impressionaram positivamente. Uma delas, o México. A atual seleção campeã olímpica deu muito trabalho para a Alemanha, que teve de buscar o empate duas vezes na Arena Fonte Nova. Os germânicos voltam a disputar o torneio depois de 28 anos — a última vez havia sido em Seul-1988.

Vice-campeão da Euro-Sub 21 no ano passado, Portugal também arrebentou na primeira rodada. Embalados pelo título da esquadra principal na Eurocopa deste ano, os lusitanos atropelaram a Argentina por 2 x 0. É bom ficar de olho nesse time.

Esperava mais da Colômbia, mas o empate por 2 x 2 com a Suécia não chega a ser uma novidade. Os europeus são os atuais campeões Sub-21. Apesar do empate por 0 x 0 com a África do Sul, o Brasil também teve lampejos de bom futebol. Brilharecos individuais, é verdade, falta ser um time para conquistar o ouro, mas é impossível descartar o time de Rogério Micale da briga pelo título dentro de casa.

Os 32 gols da primeira rodada

Grupo A
Iraque 0 x 0 Dinamarca
Brasil 0 x 0 África do Sul

Grupo B
Suécia 2 x 2 Colômbia
Nigéria 5 x 4 Japão

Grupo C
México 2 x 2 Alemanha
Fiji 0 x 8 Coreia do Sul

Grupo D
Honduras 3 x 2 Argélia
Portugal 2 x 0 Argentina