No fim de semana do Halloween, conheça times no Brasil e no mundo que exibem uma bruxinha com vassoura e tudo no escudo

Publicado em Sem categoria

A palavra Halloween é uma derivação da expressão inglesa All Hallow’s Eve (Véspera do Dia dos Santos). Originalmente, é comemorada em países anglo-saxões como o Canadá, os Estados Unidos, a Irlanda e a Grã-Bretanha. Com a globalização, a festa chegou ao Brasil e a outras nações que decidiram imitar, principalmente, a cultura norte-americana. As crianças curtem o Dia das Bruxas disfarçadas em busca de doces ou travessuras. Mas o que isso tem a ver com o futebol?

O blog foi à caça de clubes de futebol que recordam o Halloween no próprio escudo. No Brasil, por exemplo, a Catanduvense-SP exibe a velhinha maldita no escudo com direito a vassoura e tudo. Em Guayama, na Bolívia, o Guayamés também exibe uma bruxinha do lado esquerdo do peito, assim como o Deportivo Zuraca. Em Talagante, próximo a Santiago, no Chile, o Provincial Talagante aposta nas bruxarias para se dar bem no futebol.

A devoção ao Halloween vai além das Américas…

Na Itália, por exemplo, o Benevento, da terceira divisão, tem uma bruxa no escudo com direito a vassoura e tudo. O LKS Kysica Bodzentyn, da quarta divisão da Polônia, também exibe uma bruxa no emblema. Na Malásia, a homenagem é feita pela Prewang FC. O escudo inclusive traz a pergunta: “Trick or Treat”, ou seja, “Doce ou Travessura”?, pergunta que as crianças fazem por onde passam.

A devoção pelo Halloween é bem maior na Costa Rica. Ao menos três clubes têm a bruxa no escudo. Um deles é o Paraiso Total. Há, ainda, o Brujas de Escazú, da primeira divisão, e o Juventude Escazuceña, das ligas inferiores.