Cugat Em 2017, Ramón Cugat operou o quinto metatarso de Gabriel Jesus Em 2017, Ramón Cugat operou o quinto metatarso de Gabriel Jesus

Neymar procurou o médico que curou Pep Guardiola e operou o amigo Gabriel Jesus

Publicado em Esporte

Afastado do futebol por 10 semanas após mais uma lesão no quinto metatarso do pé direito, Neymar foi examinado em Barcelona, na quarta-feira, pelo badalado ortopedista Ramón Cugat Bartomeu. O nome do profissional não havia sido divulgado. O blog entrou em contato com a clínica dele localizada na cidade catalã. Uma funcionária do médico limitou-se a confirmar a consulta e afirmou que não estava autorizada a dar mais informações sobre a visita do jogador do Paris Saint-Germain. Contatado pela reportagem, o estafe do jogador não soube informar o nome do profissional. Em resposta ao questionamento,  a assessoria do clube francês disse nesta sexta que a viagem a Barcelona faz parte do protocolo estabelecido na última terça-feira por renomados especialistas após exames realizados no Ooredoo Training Centre, o Camp des Loges — CT do PSG. Em Paris, os sites do L’Équipe e Le Parisien também citam Ramón Cugat. Aos 68 anos, ele tem na lista de pacientes uma legião de astros.

Referência mundial em traumatologia, artroscopia e cirurgia ortopédica, o médico é adepto e tem grande experiência no uso do PRP (injeção de células-tronco e plasma rico em plaquetas). Usa o sangue do próprio paciente. Esse pode ter sido o tratamento escolhido para evitar nova cirurgia. Segundo um ortopedista ouvido pelo blog, o método é contestado principalmente nos Estados Unidos, por falta de evidência científica. No Brasil, o Conselho Federal de Medicina só autoriza o procedimento para fins de pesquisa.

Em 2017, Ramón Cugat operou Gabriel Jesus de uma lesão parecida com a de Neymar: fratura no quinto metatarso do pé direito. O centroavante do Manchester City e da Seleção Brasileira escolheu Cugat após uma indicação de Pep Guardiola, técnico do clube inglês. Na época, Neymar visitou Gabriel Jesus na clínica de Cugat e publicou a foto nas redes sociais. Curiosamente, o jogador mais caro da história do futebol (222 milhões de euros) sofreu cirurgia no quinto metatarso, há um ano, realizada em Belo Horizonte pelo médico do Atlético-MG e da Confederação Brasileira de Futebol, Rodrigo Lasmar.

 

Em 2017, Neymar visitou Gabriel Jesus na clínica de Ramón Cugat

 

Ramón Cugat fez parte da equipe de ortopedistas dos Jogos Olímpicos de Barcelona-1992. É conhecido por ter curado o então jogador Pep Guardiola. Depois de um longo perrengue suportanto lesões na coxa (bíceps femoral) nas temporadas de 1996/1997 e 1997/1998, ele amargou a frustração de ficar fora da lista para a Copa do Mundo da França, em 1998. Influenciado pela esposa, dona Montserrat Garcia Balletbó, Ramón Cugat entrou em contato com Guardiola e propôs um protocolo para recuperá-lo. Conseguiu e o devolveu em condição de jogo ao técnico do Barça na época, Louis van Gaal.

Guardiola jogou futebol até 2006 e virou amigo de Ramón Cugat. Prestigiou até a formatura de douturado do médico. Quando trocou a chuteira pela prancheta, passou a recomandar o profissional aos jogadores dos clubes comandados por ele. Do Barcelona, Xavi, Eto’o, Fàbregas, Puyol, David Villa, Iniesta e os filhos de Mazinho — Thiago e Rafinha Alcântara —, passaram pelo consultório do profissional.

Os pacientes do Manchester City foram Gabriel Jesus, Kompany, De Bruyne, Mendy, Gündogan e David Silva. Atletas de outros clubes e seleções também, casos de David Villa e Fernando Torres. O chileno Arturo Vidal foi curado por ele um mês antes da Copa 2014. O goleiro Claudio Bravo é outro nome grato a Cugat. Em dezembro, o colombiano Cuadrado passou por uma artroscopia.

Por Ramón Cugat, Guardiola brigou com um dos médicos esportivos mais badalados da Alemanha na passagem pelo Bayern de Munique. Quando Thiago Alcântara lesionou o joelho, o técnico aconselhou o filho de Mazinho a procurar Cugat. Contrariou Hans-Wilhelm Müller-Wohlfahrt, chefe do departamento médico do clube bávaro na época. Preterido, o médico germânico foi um dos responsáveis pela recuperação de Usain Bolt para os Jogos do Rio-2016.

 

*Matéria publicada na edição impressa desta sexta-feira (1/2/2019) do Correio Braziliense

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF