Thiago Augusto O brasileiro Thiago Augusto é um dos trunfos do Barein nas semifinais do torneio no Qatar O brasileiro Thiago Augusto é um dos trunfos do Barein nas semifinais do torneio no Qatar

Mundo árabe: esquenta para o Mundial de Clubes, Copa do Golfo no Qatar tem técnicos badalados e atacante brasileiro decisivo

Publicado em Esporte

Enquanto Flamengo, Liverpool, Al-Hilal, Espérance, Monterrey, Hieghere Sport e Al-Sadd não iniciam a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, de 11 a 21 de dezembro, o país anfitrião da Copa de 2022 hospeda uma competição tradicional na região — a Copa do Golfo. Não é a primeira nem a última versão do torneio. A competição está na 24ª edição e reúne oito seleções: os semifinalistas Iraque, Barein, Arábia Saudita e Qatar; e os eliminados Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Omã e Kuwait. Neste ano, é um esquenta para o Mundial de Clubes.

Chama atenção a quantidade de técnicos badalados empregados pelos países participantes. Nesta quinta-feira, O Iraque enfrentará o Barein no Abdullah bin Khalifa Stadium. Tricampeões do torneio em 1979, 1984 e 1988, os iraquianos são comandados pelo versátil sérvio Srecko Katanec, astro da Sampdoria no início do anos 1990. Era o lateral-esquerdo do time derrotado pelo Barcelona na final da Liga dos Campeões da Europa de 1991/1992. Ao lado do brasileiro Toninho Cerezo e do astro Vialli, conquistou o Campeonato Italiano em 1990/1991.

O Barein está na “vibe” do Flamengo, da Colômbia e do Tottenham. Aposta em um treinador português. Helio Sousa comanda os adversários do Iraque. No currículo, o técnico de 50 anos acumula conquistas à frente de Portugal nas divisões de base na Euro Sub-17 e Euro-Sub-19. Em 2005/2006, foi vice-campeão da Taça de Portugal. Perdeu o título para o Porto.  Um dos trunfos do Barein é o atacante brasileiro Thiago Augusto, nascido em Joinville (SC). Foram dele os dois gols da classificação na vitória por 4 x 2 sobre o Kuwait na fase de grupos.

Vencedora do torneio em 1994, 2002 e 2003, a Arábia Saudita é liderada pelo competente francês Hervé Renard. Depois de fazer sucesso na conquista da Copa Africana de Nações em 2012 à frente de Zâmbia; e em 2015 pela Costa do Marfim. Campeão da Copa da Ásia no início do ano, favorito Qatar se mantém fiel ao trabalho do técnico catalão Félix Sánchez Bas.

Seleções eliminadas na fase de grupos também apostam em técnicos de grife. Os Emirados Árabes Unidos pagam caro por Bert van Marwijk. O holandês levou a Laranja Mecânica ao vice na Copa do Mundo da África do Sul 2010 e o Feyenoord ao título da Copa da Uefa em 2002. Ele é o responsável por classificar o país para a Copa de 2022. Omã contratou o Erwin Koeman, irmão do badalado Ronald Koeman — comandante da Holanda. Os irmãos Koeman eram titulares na maior conquista da história da seleção holandesa, a Eurocopa de 1988.

A final da Copa do Golfo entre Iraque ou Barein e Arábia Saudita ou Qatar será no domingo, no Khalifa International Stadium, um dos palcos da Copa do Mundo 2022 e endereço da estreia do Flamengo no Mundial de Clubes da Fifa, em 17 de dezembro, contra o Al-Hilal da Arábia Saudita ou o Espérance da Tunísia. Um belo esquenta para o Mundial com início no dia 11.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/