Piatek genoa Piatek, de 23 anos, lidera a artilharia do Italiano com cinco gols. foto: Genoa Piatek, de 23 anos, lidera a artilharia do Italiano com cinco gols.

Muito além de Modric: jogadores do Leste Europeu lideram a artilharia de três das cinco principais ligas nacionais da Europa

Publicado em Esporte

O sucesso do Leste Europeu em 2018 vai muito além do inédito prêmio de melhor do mundo do meia Luka Modric, do vice da Croácia na Copa da Rússia e do histórico retorno do Estrela Vermelha à fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. Aquela região lidera no momento a artilharia de três das cinco principais ligas nacionais do Velho Continente.

O polonês Krzysztof Piatek é o goleador isolado do Campeonato Italiano. Aos 23 anos, o camisa 9 do Genoa tem cinco gols no Calcio. Mais, por exemplo, do que o badalado Cristiano Ronaldo. O candidato a sucessor de Lewandowski na seleção polonesa desembarcou no clube na janela de transferências do meio do ano por 4 milhões de euros. Piatek chegou a constar na pré-lista para a Copa, mas o técnico Jerzy Brzęczek desistiu da ideia. A tendência é que ele seja uma das sensações da Polônia na Liga das Nações, na Euro-2020 e no Mundial do Catar-2022.

Um dos artilheiros do Campeonato Inglês é sérvio. Aleksandar Mitrovic, do Fulham, divide o primeiro lugar com o belga Eden Hazard, do Chelsea. Cada um deles tem cinco gols na Premier League. Aos 24 anos, Mitrovic tem no currículo o título da Eurocopa Sub-19 de 2013. Faturou inclusive a Bola de Ouro do torneio do torneio. Além disso, foi o artilheiro da primeira divisão do Campeonato Belga em 2014/2015 com 20 bolas na rede. Na Copa da Rússia, balançou a rede na derrota por 2 x 1 para a Suíça pela segunda rodada da fase de grupos.

Quem faz sucesso no Campeonato Alemão é o eslovaco Ondrej Duda. O atacante de 23 anos, do Hertha Berlim, tem quatro gols na Bundesliga. Com passagem pelas seleções sub-19 e sub-21 da Eslováquia, tem quatro gols com a camisa da esquadra principal em duelos contra a República Checa, o País de Gales, Malta e Tailândia.

Ondrej Duda é seguido de perto por outros dois atacantes do Leste Europeu. O húngaro Ádam Szalai, do Hoffenheim, e o veterano Vedad Ibisevic, nascido na Bósnia e Herzegóvina, são os perseguidores mais próximos do jovem centroavante eslovaco.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF