Boselli Messi Mauro Boselli já brincou nas redes sociais que estava levando Messi para o León. Foto: León/Divulgação Mauro Boselli já brincou nas redes sociais que estava levando Messi para o León.

Boselli e o “azar” de ter jogando com (e contra) Messi. Alvo do Corinthians está a caminho do Brasil

Publicado em Esporte

Tinha um Lionel Messi no meio do caminho. No meio do caminho tinha um Lionel Messi. A uma assinatura de ser anunciado como reforço do Corinthians, o centroavante Mauro Boselli poderia ter no currículo o título do Mundial Sub-20 de 2005. Quem sabe, a conquista do Mundial de Clubes da Fifa de 2009. Jamais disputou a Copa América. Muito menos a Copa do Mundo. Parte do “bullyng” foi provocado pelo jogador eleito cinco vezes melhor do planeta.

Boselli fez parte do elenco da Argentina no Sul-Americano Sub-20 de 2005. Tinha 19 anos quando foi convocado pelo técnico Francisco Ferarro para disputar o torneio na Colômbia. Na época, era um centroavante promissor do Boca Juniors. Deu o azar de amargar uma fortíssima concorrência de um pestinha dois anos mais jovem do que ele.

Para início de conversa, o elenco contava com um moleque de 17 anos bom de bola. Messi A Argentina não foi campeã. Amargou o terceiro lugar. Apesar disso, descobriu um artilheiro. Messi desbancou os colegas Lavezzi, Almerares e Peirone e terminou a competição como goleador da seleção. Balançou as redes cinco vezes, seis atrás de Rodallega, da Colômbia.

O concorrente de Messi terminou o Sul-Americano Sub-20 com apenas um gol. Fechou a goleada por 4 x 0 sobre a Bolívia na fase de grupos. A Pulga balançou a rede duas vezes no mesmo jogo e Barrientos havia aberto o placar no Estádio Palogrande, em Manizales.

O desempenho de Boselli não serviu para garantir a vaga dele no Mundial Sub-20 de 2005, na Holanda. Francisco Ferarro optou por levar Pablo Vitti (Rosario Central), Neri Cardozo (Boca Juniors), Sergio Agüero, Gustavo Oberman (Argentinos Juniors) e Lionel Messi. De casa, vi o camisa 10 brilhar no torneio. O astro do Barcelona conquistou a artilharia do evento com seis gols — dois deles na vitória por 2 x 1 sobre a Nigéria na finalíssima.

Enquanto Messi empilhava títulos e prêmios individuais, Boselli brilhava nos clubes e vivia à margem da seleção. Faturou a Copa Sul-Americana (2004) e a Libertadores (2007) pelo Boca Juniors. Levou o Estudiantes ao principal título do continente em 2009. Foi dele o segundo gol no triunfo de virada por 2 x 1 sobre o Cruzeiro, no Mineirão, em Belo Horizonte. A exibição ajudou Boselli a terminar o torneio artilheiro isolado com oito gols.

O título da Libertadores deu a Boselli a oportunidade de encarar o Barcelona, de Messi, na final do Mundial de Clubes da Fifa. O centroavante do Estudiantes abriu o placar no Zayed Sports City, nos Emirados Árabes Unidos. Porém, Pedro empatou no tempo normal e Messi apareceu novamente no caminho de Boselli para virar o jogo na prorrogação.

O sucesso em 2009 foi incapaz de leva-lo para a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. Também não conseguiu em 2014 nem em 2018. Chegou a disputar um amistoso com a Nigéria no mês da Copa América da Argentina, em 2011, porém, jamais participou da competição.

Longe dos holofotes, Boselli ganhou uma Copa da Inglaterra pelo Fulham em 2013 pelo Wigan sob a batuta do atual técnico da Bélgica, Roberto Martínez, e foi bicampeão mexicano pelo León em 2013 e em 2014. Enfileirou duas artilharias no Apertura (2013) e no Clausura (2014).

Mauro Boselli teve o azar de jogar na seleção Argentina na era Messi, mas o currículo vencedor pode ajudá-lo a ter a sorte de virar ídolo de um bando de loucos a partir desta sexta-feira, quando possivelmente assinará contrato com o Corinthians. O técnico do León, Ignacio Ambriz, torce para que ele mude de ideia. “No domingo, foi a última vez que consegui falar com ele, e me afirmou que segue pensando entre ficar conosco ou ir jogar no Brasil. É uma situação pessoal, e precisamos esperar. Há chances dele ficar conosco, no entanto, precisa acontecer o melhor para as duas partes”, disse à agência espanhola EFE em uma entrevista no México.

Apesar dos traumas de jogar com (e contra) Lionel Messi, Boselli é fã do compatriota. Em maio de 2018m eke postou até uma foto ao lado de Messi em que dizia para a torcida do León, do México, que o craque do Barcelona estava a fim de disputar a Liga MX, do México. Obviamente tudo não passou de uma brincadeira, mas a imagem da dupla viralizou nas redes sociais.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF