Pratto Lucas Pratto tem seis gols na Copa do Brasil, dois atrás de Marinho, do Vitória. Foto: Divulgação/Atletico-MG

Lucas Pratto pode ser o segundo artilheiro estrangeiro da Copa do Brasil

Publicado em Esporte

Está nos pés de um jogador do Atlético-MG a oportunidade de quebrar um jejum de 16 anos na Copa do Brasil. A segunda competição nacional mais importante do país só teve artilheiro estrangeiro uma vez em 27 anos de história. Na edição de 1999, o sérvio Petkovic fez oito gols pelo Vitória e dividiu o primeiro lugar com Romário, vinculado ao Flamengo na época. Finalista do torneio em 2016, o argentino Lucas Pratto, 28 anos, tem a chance de igualar o feito. A primeira chance é nesta quarta-feira, às 21h45, no Mineirão, em Belo Horizonte no confronto de ida contra o Grêmio.

Lucas Pratto está em terceiro lugar na briga pela artilharia da Copa do Brasil com quatro gols, dois atrás de Marinho, autor de seis com a camisa do Vitória. Lucas Pratto precisa balançar a rede duas vezes para alcançar o atacante rubro-negro. Se balançar a rede quatro vezes, iguala os oito de Petkovic em 1999.

Artilheiro pela última vez no Campeonato Argentino de 2014, Lucas Pratto tem tudo para ser titular nas duas partidas. Como defendeu o Fluminense na Copa do Brasil, Fred não pode entrar em campo com a camisa do Atlético-MG.

“Brigamos o ano todo para conseguir um título importante. Ficamos tristes por não conseguir brigar pelo Brasileiro até o final do ano e, agora, temos a possibilidade da Copa do Brasil, que foi difícil chegar até a final. Tivemos jogos bons, jogos sofridos, jogos que passamos por pênaltis. Então, seria bom finalizar o ano com um título, depois de ter trabalhado e sofrido muito durante o ano. Acho que seria um grande final conseguir um título importante”, disse o goleador na entrevista coletiva antes do primeiro jogo. “Quero sair campeão para ficar na história e conseguir um título importante para o clube”, acrescentou o argentino.

Lucas Pratto pode quebrar um outro tabu. O Atlético-MG não tem o artilheiro da Copa do Brasil desde 1991, quando o centroavante Gérson marcou seis gols. Em 1989, Gérson também foi o artilheiro do torneio com a camisa do Galo, mas com sete bolas na rede.Outro jogador do time mineiro que está na briga pela artilharia é Robinho, com três gols.

No Grêmio, todos os jogadores contabilizam um gol: Bolaños, Everton, Pedro Rocha, Ramiro, Luan e Douglas.

 

6 GOLS
Vitória-BA – Marinho

5 GOLS
Cruzeiro-MG – Ábila
Ypiranga-RS – João Paulo

4 GOLS
Atlético (MG) – Lucas Pratto
Atlético-PR – André Lima
Gama-DF – Roberto
Internacional-RS – Aylon
Santa Cruz-PE – Bruno Moraes
Santos-SP – Ricardo Oliveira