Lincoln Lincoln salvou o Grêmio da derrota em Buenos Aires e quebrou recorde de Ronaldinho Gaúcho. Imagem: Divulgação/Grêmio

Lincoln, Marcelo Grohe, Gabriel Jesus… Santos de casa fazem milagre na fase de grupos da Libertadores

Publicado em Sem categoria

A má notícia da Copa Libertadores da América, até agora, é que os clubes brasileiros estão sofrendo horrores nos duelos contra os vizinhos da América. Mas isso é assunto para outro post. A boa notícia é o poder de decisão dos chamados santos de casa, os jogadores formados nas divisões de base.

Se o Grêmio não voltou de mãos abanando a Porto Alegre, deve agradecer demais ao goleiro Marcelo Grohe e ao guri Lincoln. A exibição de Grohe nesta terça-feira diante do San Lorenzo, no empate por 1 x 1 no Estádio Nuevo Gasómetro, é, na minha opinião, a maior exibição de um goleiro brasileiro no ano até o momento. Marcelo Grohe justificou mais uma vez a presença entre os três convocados por Dunga para os jogos da Seleção Brasileira contra o Uruguai e o Paraguai na próxima semana.

Marcelo Grohe segurou a onda lá atrás e o menino Lincoln garantiu um pontinho lá no ataque. Aos 17 anos, o atacante canhoto salvou o tricolor da derrota em Buenos Aires. Considerado pelo jornal inglês The Guardian uma das 50 maiores promessas do futebol mundial, o jogador com passagem pela Seleção Sub-17 brilhou na Argentina ao marcar o gol do empate aos 44 minutos do segundo tempo. Lincoln se tornou o mais jovem jogador a marcar um gol com a camisa do Grêmio na Libertadores. Iluminado, o guri superou um tal de Ronaldinho Gaúcho. O craque eleito duas vezes melhor do mundo balançou a rede pela primeira vez no torneio continental com 18 anos. Na goleada por 4 x 0 sobre a LDU, Everton, 19 anos, fez o quarto gol. O atacante cearense começou no Fortaleza, mas chamou a atenção dos olheiros do Grêmio e teve parte de sua formação do clube gaúcho.

O Palmeiras também tem o seu santo de casa. Na estreia, Gabriel Jesus foi o anjo da guarda alviverde no empate por 2 x 2 com o River Plate do Uruguai, em Maldonado. Na rodada anterior, fez o gol do Palmeiras na derrota por 2 x 1 para o Nacional de Montevidéu, mas não evitou o revés. Aos 18 anos, o menino mostra personalidade e, principalmente, faro de gol.

Para outros meninos, a Libertadores tem sido uma escola. O goleiro Denis, por exemplo, falhou feio no empate por 1 x 1 entre São Paulo e River Plate no Estádio Monumento de Nuñez na semana passada. Como se não bastasse o peso de suceder Rogério Ceni, Denis foi responsabilizado pelo gol contra bizarro de empate dos atuais campeões da Libertadores. Nesta quarta-feira, o volante Maycon terá um batismo de fogo na Arena Corinthians diante do Cerro Porteño, do Paraguai. Vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o menino de 18 anos ganhou uma chance do técnico de Tite para a partida em casa contra o Cerro Porteño. Até agora, ele só havia atuado em partidas do Campeonato Paulista.