Pellegrini Se eliminar o Real, o chileno Manuel Pellegrini decidirá o título contra o argentino Diego Simeone. Foto: Site Manchester City

Liga dos Campeões da Europa pode ter pela primeira vez final entre dois técnicos sul-americanos

Publicado em Sem categoria

Está nas mãos, ou melhor, na prancheta do técnico Manuel Pellegrini, do Manchester City, um feito pra lá de histórico na Liga dos Campeões da Europa. Se o chileno que quase levou o modesto Villarreal à decisão de 2006 superar o fantasma do pênalti desperdiçado por Riquelme naquela semifinal diante do Arsenal, e classificar o time inglês para a decisão de 28 de maio, no San Siro, contra o Atlético de Madri, o torneio de clubes mais importante do planeta terá pela primeira vez uma final entre dois treinadores sul-americanos. O argentino Diego Simeone está garantido em Milão. Resta saber se enfrentará Manuel Pellegrini ou o francês Zinedine Zidane.

A final não é novidade para Diego Simeone. Em 2014, o hermano decidiu o título contra o italiano Carlo Ancelotti. Estava com a mão na taça quando Sergio Ramos fez um gol de cabeça em Lisboa, forçou a prorrogação e ajudou o Real Madrid a triturar o arquirrival Atlético. Se a decisão se repetir, Manuel Pellegrini e Diego Simeone serão os protagonistas da primeira decisão entre técnicos nascidos em países da América do Sul.

Ao longo da história, vários treinadores do nosso continente cruzaram o Oceano Atlântico e levaram clubes à final da Liga dos Campeões da Europa. Um deles inclusive chileno, como Manuel Pellegrini. Na temporada de 1962/1963, por exemplo, Fernando Riera Bauza levou o Benfica à final contra o Milan, mas perdeu por 2 x 1. O Brasil chegou à decisão com Otto Glória em 1967/1968. Perdeu para o Manchester United por 4 x 1.

Alguns compatriotas do argentino Diego Simeone tiverem melhor sorte. Luis Antonio Carniglia brindou o Real Madrid com os títulos de de 1957/1958 e de 1958/1959 em cima do Milan e do Stade de Reims, respectivamente. Helenio Herrera deu à Internazionale os títulos consecutivos de 1963/1964 e de 1964/1965. Uma diante do Real Madrid e outra contra o Benfica. Helenio Herrera também foi vice-campeão em 1966/1967, diante do Celtic, da Escócia. Juan Carlos Lorenzo comandou o Atlético de Madrid na derrota para o Bayern de Munique em 1973/1974. Com o Valencia, Héctor Cúper perdeu a taça de 2000/2001 para o clube alemão.

É incrível a inversão de valores. Nenhum técnico sul-americano foi capaz de ganhar a Copa do Mundo nas últimas três edições. Alejandro Sabella bateu na trave com a Argentina em 2014. Em contrapartida, a América do Sul vê Diego Simeone na final da Liga dos Campeões da Europa pela segunda vez em quatro anos. Mais do que isso: está a um jogo de testemunhar a histórica decisão entre um argentino e um chileno em 28 de maio. Ou será contra um francês?