Portugal Euro-2016: símbolo máximo da era CR7 com a camisa da seleção portuguesa. Foto: Divulgação/Uefa

Liga das Nações pode inviabilizar convite a seleções europeias para Copa América de 2019 no Brasil

Publicado em Esporte

A ideia da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) de convidar seleções europeias para a Copa América de 2019, no Brasil, antecipada nesta quinta-feira pelo colega Martín Fernandez, do portal GloboEsporte.com, pode esbarrar no calendário de uma nova competição do Velho Mundo.

Depois da Copa de 2018, na Rússia, a Uefa colocará em prática a primeira edição da Liga das Nações Europeias.  O Final Four, como a entidade batizou a disputa pelo título, será disputado de 5 a 9 de junho, em um país sede ainda indefinido. Logo, o choque ou a proximidade de datas entre as duas competições oficiais dos respectivos continentes pode inviabilizar a presença das nações de origem latina França, Portugal, Itália e Espanha na Copa América, como sugerem alguns países filiados à Conmebol.

Aprovada por unanimidade em 2014, no Cazaquistão, como um antídoto contra amistosos caça-níqueis, a Liga das Nações Europeias dividirá seus filiados em quatro divisões, com direito a promoção e rebaixamento. As ligas A e B terão 12 seleções cada divididas em quatro chaves com três países. Eles jogam entre si em ida e volta. Os quatro melhores avançam ao chamado Final Four. As ligas C e D serão disputadas, respectivamente, por 15 e 16 seleções. Os primeiros colocados de cada grupo sobem de divisão e os quatro piores descem.

O Final Four, que pode impedir esquadras europeias na Copa América, vale título. As semifinais e a final serão em um país determinado pelo Comitê Executivo da Uefa.

 

O formato da Liga das Nações definido pela Uefa
O formato da Liga das Nações definido pela Uefa

 

Paralelamente à Liga das Nações, ocorrerão as Eliminatórias para a Eurocopa de 2020, com cinco grupos com cinco seleções e outros cinco de seis. O campeão e o vice de cada chave se classificam direto para a Eurocopa, totalizando 20 seleções. As outras quatro vagas serão definidas em uma repescagem com base justamente no ranking da Liga das Nações Europeias. Neste caso, a Uefa vai formar quatro grupos com quatro equipes em semifinais e uma decisão em campo neutro. O vencedor de cada uma das chaves da repescagem avança à Eurocopa de 2020.

 

A Liga das Nações também definirá quatro vagas para a Euro-2020
A Liga das Nações também definirá quatro vagas para a Euro-2020

 

O possível choque de datas do Final Four da Liga das Nações Europeias pode inviabilizar a presença europeia na Copa América, mas não impediria a possível presença do Japão na competição. A seleção asiática inclusive participou da Copa América em 1999. Os samurais ficaram em último lugar no Grupo A, atrás do Paraguai, do Peru e da Bolívia.