image Presidente do Conselho Deliberativo, Plínio de Nes Filho é amigo de Levir Culpi. Foto: Breno Fortes/CB/D. A PRESS

Levir Culpi é o principal alvo da Chapecoense

Publicado em Esporte

Na entrevista coletiva desta segunda-feira aqui em Chapecó, perguntei aos dirigentes que assumiram  o comando da Chapecoense, qual é o perfil de treinador que a nova diretoria procura. A resposta foi uma boa pista: “O técnico que virá já tem títulos brasileiros, tem experiência internacional e é conhecido da casa. Esse é o técnico que vamos procurar trazer”, afirmou Plínio David de Nes Filho, presidente do Conselho Deliberativo.

Comecei a montar o quebra-cabeça… O primeiro nome que me veio à cabeça foi o de Levir Culpi, ex-Fluminense. Levir tem dois títulos nacionais na Copa do Brasil. Experiências internacionais também em praticamente todas as competições continentais da América do Sul. Fora do país, trabalhou no Japão e na Arábia Saudita. E me lembro que é conhecido na casa porque, há dois anos, se eu não me engano, chegou a abrir negociações com a Chape. Além disso, tem amizade com Plínio David de Nes Filho. Levir Culpi já foi campeão de quatro dos oito torneios que o clube catarinense vai disputar em 2017: conquistou o Campeonato Catarinense, a Copa do Brasil, a Recopa Sul-Americana e a Primeira Liga neste ano, pelo Fluminense.

Mas há outros nomes com perfil parecido. Vanderlei Luxemburgo, por exemplo, está sem mercado nos grandes clubes do país. Na Chapecoense, teria de baixar seu preço para se adaptar à realidade de um clube pés no chão. Encontraria uma diretoria organizada, poderia trazer sua comissão técnica — o clube perdeu seus principais profissionais no acidente — e começaria a montagem de um elenco do zero. Hoje, a Chape só tem 11 jogadores profissionais. Puxando pela memória, sinceramente não sei se Luxemburgo é conhecido na casa.

Há opções mais baratas, jovens, como era Caio Júnior. A dupla Jorginho e Zinho, por exemplo, fez excelente trabalho no Vasco. Fraquejou na reta final da Série B, é verdade, mas consolidou nome no mercado. Quem sabe Ricardo Gomes, que já fez belos trabalhos em clubes do porte da Chapecoense. Lembro que ele foi bem no Jubentude e no Vitória.

 

ATUALIZAÇÃO

Na manhã desta terça-feira, o técnico Levir Culpi se ofereceu em sua página no Twitter para assumir a Chapecoense: “Ontem pela manhã acordei decidido a oferecer meu trabalho de forma voluntária à Chapecoense até o final do Campeonato Estadual em maio. Nesse momento de consternação, ofereço apenas uma mão e me coloco à disposição. Porém, essa é uma escolha que cabe ao Clube, ao seu tempo…”, escreveu o treinador de 63 anos.