Leandro Cruz Leandro Cruz (azul) e Ibaneis em anúncio de patrocínio ao basquete. Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília Leandro Cruz (azul) e Ibaneis em anúncio de patrocínio ao basquete.

Substituído por Celina Leão na secretaria de Esportes, Leandro Cruz será assessor especial para eventos no gabinete do governador Ibaneis Rocha

Publicado em Esporte

Negociado há mais de um mês, o anúncio de Celina Leão (Progressistas) como secretária de Esportes do Distrito Federal nesta quarta-feira durante a reinauguração do Terminal Rodoviário de Sobradinho não significa na prática a saída do atual dono da pasta do GDF. O blog apurou que Leandro Cruz “subiu de patamar” e ganhou em troca uma cadeira mais próxima do Chefe do Executivo local. Ele assumirá o cargo de assessor especial para eventos no gabinete. Shows e competições esportivas estão no pacote.

Goiana, a nova secretária de Esportes Celina Leão, 43 anos, é formada em administração. Foi deputada distrital em dois mandatos (2011 a 2018), presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, integrou as comissões do Esporte e de Seguridade Social e de Desenvolvimento Econômico e Ciência e Tecnologia e ocupou o cargo de secretária de Juventude de Brasília em 2006.

O governador do DF anunciou a troca na secretaria na manhã desta quarta-feira, em Sobradinho. “Eu não poderia fechar essa fala sem anunciar aquilo que venho esperando há muitos dias: a presença da deputada Celina Leão agora no nosso corpo de secretários, como secretaria de Esportes dessa cidade”, disse Ibaneis.

O blog apurou que o governador ficou satisfeito com o desempenho do ex-secretário Leandro Cruz na captação de eventos para o Distrito Federal, principalmente no período em que o Mané Garrincha ainda estava sob a administração do GDF. Consequentemente, decidiu que a composição política para abrigar Celina Leão teria recompensa para o aliado na realização, principalmente, de jogos na cidade.

 

“Celina é apaixonada por esportes e vem reforçar esse grande time de secretários que nós temos. Vem para investir pesado. É só alegria com Celina Leão na Secretaria de Esportes”

Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, em entrevista à Agência Brasília

 

Leandro Cruz foi enviado várias vezes por Ibaneis Rocha ao Rio de Janeiro e outras cidades a fim de estreitar relações com cartolas e clubes de futebol. Na última delas, embarcou com um advogado do GDF rumo à sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com a missão de barrar o veto à venda do mando de campo na Série A do Campeonato Brasileiro. Competições como UFC e Grand Slam de Judô, Liga das Nações de Vôlei e Supercopa do Brasil também são creditadas por Ibaneis Rocha ao empenho do ex-secretário.

Enquanto isso, a comunidade esportiva do Distrito Federal torcia o nariz para Leandro Cruz e Ibaneis. Representante do DF no Novo Basquete Brasil (NBB), o Universo/BRB sentiu-se desprestigiado por receber menos verba de patrocínio do que o Flamengo. Os times do Distrito Federal reclamaram constantemente da falta de incentivo ao futebol local até mesmo na manutenção e liberação de estádios. As reclamações dos dirigentes eram recorrentes em relação ao GDF.

Com a saída da secretaria de Esportes, a tendência é que Leandro Cruz “jogue mais solto”, como diz a gíria do futebol, como homem de ligação do meio de campo entre o GDF e a Arena BSB, concessionária responsável pela administração do complexo esportivo do Mané Garrincha.

Ibaneis Rocha também ficou satisfeito com o empenho de Leandro Cruz, por exemplo, na participação do governo no fechamento do patrocínio do BRB ao time de basquete do Flamengo.

 

Post atualizado às 12h26

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/