Lado “B” da América: conheça a NASL, a liga alternativa dos EUA que tem grana de Ronaldo e atraiu Léo Moura, Ibson, Kléberson, Raúl…

Publicado em Sem categoria

Léo Moura, um dos reforços do time de Ronaldo

Foto: Divulgação/Fort Lauderdale Strikers

Novo eldorado para jogadores próximos do fim da carreira ou aposentados a fim de retornar ao batente para complementar o “pé de meião”, a North American Soccer Association (NASL) está de volta tão badalada quanto a concorrente Major League Soccer (MLS). Reforçada por astros e investidores de peso, a liga alternativa do futebol americano deu início, na última sexta (3/4), à temporada de 2015 e terá uma rodada cheia neste sábado. Uma das atrações é o clássico entre New York Cosmos, novo time do ídolo espanhol do Real Madrid, Raúl González, e Fort Lauderdale Strikers – candidato ao título que tem Ronaldo como um dos sócios proprietários.
A volta do Fenômeno aos gramados é a maior expectativa da temporada. Quando anunciou investimento no Strikers, o ex-centroavante revelou a vontade de matar saudade da bola. Aos 38 anos, o jogador eleito três vezes melhor do mundo prometeu. “Vou jogar algumas partidas dos play-offs. O futebol nos Estados Unidos está crescendo muito, será uma grande oportunidade”, disse em um bate-papo com Diego Armando Maradona na tevê venezuelana. D10S brincou e prometeu jogar também. Ronaldo não disputa uma partida oficial desde 2011, quando o Corinthians foi eliminado pelo Deportes Tolima, da Colômbia, na Pré-Libertadores.   
A NASL é vista como uma espécie de segunda divisão da MLS. Equívoco. As duas ligas não têm nenhum grau de parentesco. O campeão, por exemplo, não assegura vaga na Major League Soccer, onde atua, por exemplo, o meia Kaká. Embora não seja uma Série B, a NASL reúne o segundo escalão do futebol norte-americano e pode ser considerada “pirata”. Nenhum time tem direito a vaga nas competições interclubes da Concacaf e muito menos da Fifa. 
Mesmo assim, atrai patrocinadores. Alguns jogos serão veiculados, no Brasil, pela ESPN e o SporTV. Há transmissão também nos EUA. Até pouco tempo, só era possível testemunhar um jogo via internet. No total, 11 clubes brigarão pelo título. A novidade é a admissão do Minnesota United. A franquia contratou o volante Ibson, ex-Flamengo e Santos. “Ainda formamos uma liga competitiva. Todos têm chances iguais de crescer, amadurecer e se desenvolver. Isso é muito bom”, diz o presidente da NASL, Bill Peterson, no site oficial. 
Ibson não é o único brasileiro da liga. Ronaldo aproveitou o impasse contratual de Leonardo Moura com o Flamengo e antecipou a saída do lateral-direito da Gávea. O moicano foi apresentado como camisa 10 e será meia no Fort Lauderdale Strikers. O dinheiro da franquia é quase todo brasileiro. Em setembro, o clube foi comprado pelos empresários Paulo Cesso, Rafael Bertami e Ricardo Geromel. Ao trio se juntou o mecenas mais famoso – Ronaldo. 
Famoso por ter sido o time do Rei Pelé nos anos 1970, o New York Cosmos aposta nos gols de Raúl González e na experiência de Marcos Senna. Com passagem pelo Corinthians, o volante naturalizado espanhol foi campeão da Eurocopa em 2008 como titular de Luis Aragonés. O atual campeão da NASL é o San Antonio Scorpions. A braçadeira de capitão do Indy Eleven pertence ao pentacampeão mundial Kléberson – titular da Seleção na Copa de 2002.
REPAGINADA
A North American Soccer League (NASL) foi disputada pela primeira vez de 1968 a 1984. Ressuscitou em 2011. Desde então, apenas Minnesota Stars, Tampa Bay, New York Cosmos e San Antonio Scorpions conquistaram o título da liga.
A REGRA É CLARA
São dois torneios: o de primavera e o de outono. Os campeões de cada um deles avançam às semifinais ao lado de outros dois clubes que tiverem mais pontos na soma dos dois turnos. O quarteto decidirá o campeão da NASL na temporada de 2015. 
BILHETERIA
5.551
Média de público da temporada de 2014 na NASL, contra 19.148 da badalada MLS
OS 11 CANDIDATOS AO TÍTULO
» Atlanta Silverbacks
É a franquia mais antiga da NASL, fundada em 1998.
» Carolina Railhawks
Um dos destaques do time é o espanhol Nacho Novo. 
» Edmonton
Joga no menor estádio da liga, para 5 mil pessoas.
» Fort Lauderdale Strikers
Um dos sócios é Ronaldo. O camisa 10 é Leonardo Moura.
Brasileiros: Victor Giro (D), Marlon Freitas (M), Leo Moura (M) e Stefano Pinho (A)
» Indy Eleven
O capitão do time é o pentacampeão mundial Kléberson.
Brasileiro: Kleberson (M)
» Jacksonville Armada
O técnico é o argentino José Luis Villarreall, ex-jogador da seleção da Argentina. 

» Minnesota United
Lembra do volante Ibson? É um dos destaques da equipe.
Brasileiros: Cristiano Dias (D), Tiago Calvano (D), Ibson (M), Juliano Vicentini (M), Daniel Mendes (A) e Pablo Campos (A)
» New York Cosmos
O mítico time que teve o Rei Pelé conta com o atacante Raúl.
Brasileiros: Rovérsio (D), Marcos Senna * (M) e Leo Fernandes (M)
» Ottawa Fury
A equipe canadense tem o maior estádio da liga: 24 mil pessoas.
Brasileiros: Rafael Alves (D), Oliver Minatel (A) e Paulo Júnior (A)
» San Antonio Scorpions
Atual campeão, doa o lucro da franquia a uma Organização Não-Governamental.
» Tampa Bay Rowdies
É o time mais norte-americano da NASL, com 15 jogadores nascido no país.
Brasileiros: Marcelo Saragosa (M) e Maicon Santos (A)
DO FUNDO DO BAÚ
7 astros que jogaram na velha NASL
Pelé
Clube: New York Cosmos
Período: 1975-1977
Jogos: 107
Gols: 64
Título: 1977
MVP: 1976
Beckenbauer
Clube: New York Cosmos
Período: 1977-1980 e 1983
Jogos: 105
Gols: 17
Títulos: 1977, 1978 e 1980
MVP: 1977
Carlos Alberto Torres
Clube: New York Cosmos
Período: 1977-1980 e 1982
Jogos: 119
Gols: 8
Títulos: 1977, 1978, 1980 e 1982
MVP: –
          
Neeskens
Clube: New York Cosmos
Período: 1979-1984
Jogos: 94
Gols: 17
Títulos: 1980 e 1982
MVP: –
Chinaglia
Clube: New York Cosmos
Período: 1976-1983
Jogos: 213
Gols: 193
Títulos: 1977, 1978, 1980 e 1982
MVP: 1981
Cruyff
Clube: Los Angeles Aztecs e Washington Diplomats
Período: 1979-1981
Jogos: 59
Gols: 26
Título: –
MVP: 1979
Gerd Müller
Clube: Fort Lauderdale Strikers
Período: 1979-1981
Jogos: 71
Gols: 38
Título: –
MVP: –