Juventus A defesa da Juventus ainda não sofreu gol na fase de mata-mata: os dois foram na etapa de grupos

Juventus pode quebrar recorde do Milan de Fabio Capello na Champions League

Publicado em Esporte

Se a Juventus continuar sem sofrer gol na fase de mata-mata da Liga dos Campeões da Europa e conquistar o título da temporada, em 3 de junho, no País de Gales, poderá igualar — ou até mesmo quebrar um recorde intacto há 23 anos. O lendário Milan de 1993/1994 é o campeão europeu que menos sofreu gol tanto em números abolutos quanto na média . Em 1994, a equipe rossonera, liderada por Fabio Capello, faturou a Champions League com apenas dois gols sofridos em 12 jogos (0,17). A Juventus, de Massimiliano Allegri, só foi vazada duas vezes em 10 exibições nesta edição do torneio continental. Incrível média de 0,20.

CompareA Velha Senhora chega às semifinais com moral de quem desbancou o Barcelona sem sofrer gol do melhor ataque do mundo — o trio MSN formado por Messi, Suárez e Neymar. E com uma chance enorme de entrar para a história como a campeã com a menor média de gols sofridos na campanha do título. A equipe italiana simplesmente não buscou a bola na própria rede nesta fase de mata-mata (oitavas e quartas de final). Despachou o bicampeão Porto por 3 x 0 e o pentacampeão Barcelona pelo mesmo placar agregado.

A essa altura da Champions League, apenas dois times conseguiram marcar na Juventus. Ambos na fase de grupos. O Lyon, da França, no empate por 1 x 1 em Turim, e o Sevilla, de Jorge Sampaoli, na derrota por 3 x 1.

Contra o Barcelona, Massimiliano Allegri apostou em uma defesa com linha de quatro (4-2-3-1). Daniel Alves e Alex Sandro nas laterais jogavam e não deixavam p adversário jogar. Chiellini formava a dupla de zaga italian com Bonucci. Camaleão durante o jogo, a Juventus também organiza o sistema defensivo com linha de três. Terminou a partida no Camp Nou em um 5-4-1.

Impressionante a dedicação de Cuadrado pela direita e de Mandzukic na esquerda dobrando a marcação nos setores de Daniel Alves e de Alex Sandro. É uma Juventus programada para sufocar o adversário, como nos 3 x 0 em Turim, mas também fria, calculista e obediente ao extremo para saber sofrer, como no 0 x 0 do Camp Nou.

O sucesso defensivo D a Juventus de 2017 lembra um pouquinho o Milan de Fabio Capello na temporada de 1993/1994. Um timaço extremamente organizado, que também sofreu apenas dois gols na campanha inteirinha do título — ambos do Werder Bremen — e goleou o Barcelona por 4 x 0 na decisão. Em 12 jogos, o Milan de Fabio Capello sofreu dois gols — média de 0,17 por partida.

Até que a Juventus prove o contrário, é do Milan a melhor defesa de um clube campeão na história da Champions League. Portanto, se a Juventus for campeã — não sofrer gol nas duas partidas das semifinais e na finalíssima de 3 de junho, em Cardiff, no País de Gales, pode até quebrar o recorde do Milan de Fabio Capello. Na prática,  Juventus encerraria a campanha com a menor média de gols sofridos na história da Liga dos Campeões da Europa.

Por enquanto,  aguardemos o sorteio dos cruzamentos das semifinais nesta sexta-feira, em Nyon, na Suíça, para especular sobre o próximo adversário da Velha Senhora.