Justiça nega recurso da CBF e mantém suspensa a eleição para vice-presidente da entidade

Publicado em Sem categoria

No que depender do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, a eleição para vice-presidente da CBF, marcada para a próxima quarta-feira, (16), continua suspensa. Segunda nota publicada às 17h30 desta segunda-feira pela agência de notícias do TRJR, “O juiz titular da 2ª Vara Cível da Barra da Tijuca, Mario Cunha Olinto Filho, fixou, ontem, multa no valor de R$ 100 mil caso a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) descumpra a decisão do magistrado de suspender a Assembleia Geral eleitoral convocada pela entidade”. Na última sexta-feira o juiz havia concedido a antecipação de tutela, suspendendo a reunião que definiria a eleição para um dos cinco cargos de vice-presidente da confederação.

 

Na noite de sexta-feira, a CBF publicou nota oficial em seu site peitando a decisão da Justiça e confirmou a eleição para o dia 16. A ação contra a CBF solicitando a suspensão da eleição foi movida por um dos vice-presidentes, Delfim Pádua Peixoto Filho, mandatário da Federação de Santa Catarina.

 

Na decisão, o magistrado justifica que o edital não especifica para qual cargo de vice-presidente a eleição está sendo convocada. Ele também aponta indícios de irregularidades na convocação realizada pelo presidente interino, Marcus Vicente, que assumiu no lugar de Marco Polo Del Nero, que solicitou licença no dia anterior da convocação da assembleia.

 

“Há indícios de irregularidades na forma de convocação, feita às pressas por conta do pedido de licença de Del Nero no dia anterior. Como o presidente não pode deliberar sobre a sua própria condição pessoal, sendo que Marin se encontra preso com impossibilidade óbvia de participação, caberia aos outros três Vice-Presidentes conceder — ou não — a licença. O autor afirma que sequer foi consultado. Além disso, não há indicativos de eventual aquiescência dos demais para que o Marcus Vicente assumisse o exercício interino do cargo de presidente”, ressalta o magistrado em sua decisão.

 

Presidente licenciado da CBF, Marco Polo Del Nero indicou o vice pela Região Centro-Oeste e deputado federal (PP-ES), Marcus Vicente, para ocupar o cargo interinamente. No entanto, a Comissão de Ética da Fifa pode afastá-lo em definitivo da entidade. Neste caso, Delfim Peixoto, 74 anos, vice da CBF pela Região Sul, assumiria o cargo. Porém, ele é inimigo político de Del Nero. Em uma manobra, ele convocou eleições para vice a fim de que o Coronel Nunes,77, presidente da Federação Paraense, assuma o cargo de vice pela Região Sudeste, ocupado por José Maria Marin, que cumpre prisão domiciliar nos Estados Unidos. Segundo a CBF, Marin teria enviado uma carta de renúncia à entidade, o que possibilitaria a convocação da eleição para vice da CBF. Delfim Peixoto contesta a documentação e acionou a Justiça na última sexta-feira, dando início a umabatalha no tapetão.