Irritado com o abandono do gramado do Mané, governador Rodrigo Rollemberg manda Novacap assumir manutenção até sair novo edital

Publicado em Sem categoria

Irritado com a repercussão do abandono do gramado do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, mandou nesta sexta-feira a Novacap assumir temporariamente a manutenção do campo de jogo até a publicação de um novo edital. A arena, palco do Clássico dos Milhões entre Flamengo e Vasco no próximo dia 30, vai ser casa do Flamengo e do Fluminense no Campeonato Brasileiro, abriga jogos do Brasília no Candangão e na Copa do Brasil, e completa hoje um mês sem manutenção no gramado devido ao vencimento do contrato no último dia 11 de fevereiro com a empresa responsável pelo serviço. A situação é ainda mais preocupante porque o Mané receberá 10 partidas dos torneios masculino e feminino das Olimpíadas do Rio-2016.

Em 6 de fevereiro, uma reportagem do Correio Braziliense antecipou que o gramado do Mané Garrincha passaria por um período de perrengue. O contrato do GDF com a empresa Greenleaf, até então responsável pela manutenção, venceu em 11 de fevereiro, ou seja, nesta sexta-feira, o abandono do gramado do estádio mais caro da Copa de 2014 completa um mês. A única manutenção nesse período foi feita a pedido do Flamengo. Parceiro da Greenleaf, responsável pelos reparos nos gramados da Gávea e no Ninho do Urubu, o clube carioca pediu para a empresa com sede no Rio dar uma penteada no gramado para a partida da última quarta-feira, contra o Figueirense, pela Primeira Liga. Mesmo sem receber desde setembro do GDF, a firma atendeu a solicitação rubro-negra. O gramado estava alto e começava a sofrer uma invasão de lagartos. Um remédio específico foi aplicado no gramado para combater a praga.

Apesar do esforço, o técnico Muricy Ramalho reclamou do estado do gramado. “O estádio é lindo, mas o campo de jogo não estava muito lega como da outra vez (Fla-Flu), não sei o que aconteceu”, resmungou o treinador do Flamengo.

Irritado com o desgaste causado pela falta de manutenção, o governador Rodrigo Rollemberg — que há duas semanas recebeu o presidente Eduardo Bandeira de Mello em seu gabinete no Palácio do Buriti e acertou um pacote de jogos pelo Campeonato Brasileiro — decidiu tomar a frente e deu ordem para a Novacap realizar os reparos no gramado até que o GDF lance um novo edital para a contratação de uma empresa especializada na manutenção.