Independiente Del Valle é o quinto semifinalista equatoriano na história da Libertadores

Publicado em Esporte, Sem categoria

Eles estão em segundo lugar nas Eliminatórias para a Copa de 2018, acabam de colocar um novo time nas semifinais da Libertadores, foram campeões uma vez do torneio, vice outras duas, venderam caro um título mundial de clubes para o Manchester United, estreiam contra o Brasil na Copa América Centenário e em setembro recebem a Seleção, que está fora da zona de classificação para a Copa, em Quito, pelas Eliminatórias.

Alguma coisa acontece na linha do Equador e nesta terça, no México, foi dado mais um sinal de alerta…

Classificado para enfrentar o Boca Juniors nas semifinais da Libertadores depois de eliminar nos pênaltis o Pumas, do México, o Independiente Del Valle é o quinto clube equatoriano a atingir a fase semifinal da Copa Libertadores da América — e pode ser o terceiro a chegar à decisão. Antes do Independiente Del Valle, El Nacional, Emelec, Barcelona (vice duas vezes) e LDU (campeão em 2008) chegaram entre os quatro.

Semifinalista sete vezes, o Barcelona de Guayaquil foi vice-campeão da Libertadores em 1990 diante do Olimpia, do Paraguai, e em 1998 contra o Vasco.

A LDU precisou de três semis para chegar à decisão e conquistar o título inédito para o país em 1998 diante do Fluminense, no Maracanã.

O El Nacional deu adeus no triangular semifinal de 1985 ao ficar atrás do América de Cali. O Emelec também, 10 anos depois, em 1995, ao perder para o Grêmio.

Fundado em 1958, o Independiente Del Valle jamais foi campeão equatoriano, estreou na primeira divisão em 2010 e participa da Libertadores pela terceira vez. Chega às semifinais com o peso de ter despachado o atual campeão, River Plate, nas oitavas de final. Na fase de grupos, sobreviveu em uma chave que tinha Atlético-MG, Colo Colo e Melgar. Em 2014, não passou da fase de grupos do torneio. No ano passado, deu adeus na Pré-Libertadores diante do Estudiantes, da Argentina.