medico Médico em frente ao setor C do pavilhão 9, batizado de Wanda Metropolitano. Foto: Reprodução/Colpisa Médico em frente ao setor C do pavilhão 9, batizado de Wanda Metropolitano.

Hospital de campanha em Madri tem setores batizados com nomes de estádios da Espanha

Publicado em Esporte

Imagina um hospital de campanha no Brasil com setores de atendimento aos infectados pelo novo coronavírus batizados em homenagem a estádios tradicionais de futebol do país como Maracanã, Morumbi, Mineirão, Castelão, Fonte Nova, Serra Dourada…

Assim é o hospital temporário da Comunidade de Madri de Ifema — Instituição de Feiras, uma espécie de Centro de Convenções da capital espanhola. Pacientes que passaram por lá ficaram surpresos com os nomes dos setores de atendimento. A maioria refere-se a arenas do futebol espanhol: Riazor (Depotivo La Coruña), Las Graunas (Logronés), Vallecas (Rayo Vallecano), Santiago Bernabéu (Real Madrid), Wanda Metropolitano (Atlético de Madrid) e Zorrilla (Valladolid).

O hospital funciona desde 21 de março. Os pavilhões 7 e 9, espaço destinado aos médicos, têm nomes de de estádios. Santiago Bernabéus (zona B), Wanda Metropolitano (C), Riazor (A) e Las Gaunas (D) no pavilhão 9. No 7 ficam o Vallecas (F) e o Zorrilla (E). O mantra na área separada para boletins médicos e protocolos administrativos é”: “vamos ganhar essa partida contra a Covid-19”.

Um médico ouvido pela diários espanhol Marca justifica a padronização dos dois pavilhões com o argumento de que O futebol é importante para muita gente, portanto, funciona como uma boa terapia. Segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins A Espanha tem 200.210 casos positivos e 20.852 mortes.

A capacidade do espaço é para 5.500 leitos convencionais, mas no momento há 1.300. São 96 postos na UTI, que podem ser expandidos para 500.

Outros espaços do hospital remetem ao nome de cidades e vilas da Comunidade de Madri, como Boadilla del Monte, Guadarrama, Cercedilla, Majadahonda, Colmenar Viejo, Torre de Ardoz San Martín de Valdeiglesias, Pinto, Rascafría, Parla, Patones de Arriba, Perales de Tajuña ou Colmenar de Oreja. O hospital também foi projetado com música ambiente e até aplausos em comemoração a pacientes que deixam a unidade curados.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/20