Internacional A festa do Inter na vitória sobre o Grêmio: segunda rodada seguida na liderança. Foto: Internacional A festa do Inter na vitória sobre o Grêmio: segunda rodada seguida na liderança.

Acabou a rodada. É hora da resenha! 10 pitacos sobre o fim de semana do futebol

Publicado em Esporte

Quase perfeito

O Inter disputou nove pontos no Beira-Rio contra concorrentes diretos ao título e conquistou sete. Empatou com o Palmeiras, venceu o Flamengo e derrotou o Grêmio. Falta apenas o confronto com o São Paulo, em 14 de outubro. Os pontos preciosos justificam a liderança.

 

São Paulo à la Corinthians

Das 14 vitórias do tricolor paulista neste Campeonato Brasileiro, seis foram por 1 x 0. Isso lembra algum time? Acertou quem citou o Corinthians campeão em 2011. Aquela equipe do Tite faturou o troféu com 21 vitórias, sete delas, ou seja, um terço, pelo placar mínimo.

 

A turma do 7 x 1

Felipão e Thiago Larghi ficaram marcados pela pífia campanha da Seleção na Copa de 2014. Felipão era o técnico. Larghi, o analista de desempenho. Eles lideram belas reações nesta Série A. O Palmeiras, de Scolari, é o terceiro e tem a melhor campanha no returno. O Galo, de Larghi, é o quinto.

 

Renê x Uribe

Você percebe que a crise dos centroavantes do Flamengo é gravíssima quando faz a seguinte comparação: o lateral-esquerdo Renê tem o mesmo número de gol (1) neste Brasileirão que o badalado centroavante Fernando Uribe — que chegou com fama de balançar a rede uma vez a cada dois jogos. O colombiano tem nove jogos na Série A.

 

Cinco meses depois…

Repito o que escrevi na semana passada. Botafogo e Vasco decidiram o título do Carioca. Lembram? Alberto Valentim, técnico alvinegro na época, superou Zé Ricardo, que comandava o time cruz-maltino. Eles trocaram de clube e estão pertinho da zona de rebaixamento.

 

Cheio de axé

No ano passado, Carpegiani livrou o Bahia do rebaixamento e quase levou o tricolor à Libertadores. Neste Brasileirão, lidera a reação que pode salvar o Vitória da queda para a Série B. No domingo, ele se vingou de Alberto Valentim, carrasco de sua demissão no Flamengo.

 

Deixou chegar

O jejum de vitórias do Fortaleza, de Rogério Ceni, permitiu ao CSA encostar de vez no líder da Série B. Apenas um ponto separa o time alagoano do tricolor de aço. Não se assuste se a semana da segunda divisão começar nesta terça-feira com uma reviravolta na classificação.

 

Legado do Gaúcho

Lembra do centroavante Gaúcho, aquele camisa 9 do Flamengo no título brasileiro de 1992 e herói do Palmeiras ao virar goleiro contra o próprio Flamengo na Copa União? Ele fundou o Cuiabá, finalista da Série C contra o Operário-PR. Gaúcho morreu em 2016, mas deixou legado.

 

Candanguinho

Jobson foi o nome do fim de semana. Além dos dois gols sobre o CFZ, deu entrevista polêmica ao amigo Victor Gammaro, do Correio, ao dizer que já tem mais gols no ano do que Marlos Moreno, do Flamengo. As semifinais serão entre Capital e Planaltina e Legião x Taguatinga.

 

Revolução espanhola

Sensacional o início da Nations League. Bela sacada da Uefa. Entre os jogos que vi, destaque para a virada da Espanha contra a Inglaterra, em Wembley. Notei menos posse de bola, menos tiki-taka, e mais verticalidade, contundência, gols. Uma nova Espanha com Luis Enrique.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF