Guru de Gianni Infantino, Mike Lee vence mais uma ao eleger secretário-geral da Uefa presidente da Fifa

Publicado em Sem categoria
Mike Lee
Mike Lee foi consultor de Gianni Infantino na eleição da Fifa

Gianni Infantino, 45 anos, sorria de orelha a orelha depois de ter sido eleito presidente da Fifa com vitória nos dois turnos na eleição desta sexta-feira, em Zurique, na Suíça. Um pouco distante dali, um senhor chamado Mike Lee, talvez, desse gargalhadas, pulos de felicidade, ao celebrar mais uma vitória pessoal no mundo do esporte. Artífice, uma espécie de guru da campanha de Infantino depois da proibição da candidatura de Michel Platini, o presidente da consultoria Vero Communications pode acrescentar ao currículo mais um triunfo retumbante. Desta vez, no futebol.

Mike Lee é o homem que ajudou o Rio de Janeiro a conquistar o direito de ser sede dos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Que deu força para o Catar conquistar o polêmico direito de receber a Copa do Mundo de 2022. Que colaborou com Buenos Aires, anfitriã dos Jogos da Juventude de 2018. Pyeongchang receberá os Jogos de Inverno em 2018? Teve o toque de midas de Mike Lee. O rúgbi entrou no programa olímpico? Mike Lee mexeu os pauzinhos.

Ex-relações públicas da Uefa, de 2000 a 2004, e estrategista político da Premier League, a elite do Campeonato Inglês, de 1994 a 2000, Mike Lee não ajudou apenas Gianni Infantino a chegar ao poder no esporte mais popular do mundo. Graças a ele, Brian Cookson conquistou a presidência da União Ciclística Internacional (UCI). Sabe o Lord Sebastian Coe? Ganhou a presidência da Federação Internacional de Atletismo (IAAF na sigla inglês) com uma forcinha, ou melhor, uma forçona de Mike Lee.

O profissional que ajudou Gianni Infantino a ser eleito presidente da Fifa foi parceiro de Belo Horizonte na promoção da cidade como sede das copas das Confederações de 2013 e do Mundo em 2014. Na lista atualizada de clientes disponível em seu site oficial, Mike Lee exibia, até ontem, a Rio-2016, o Mundial de Rúgbi, a UCI, a UEFA, a Associação Internacional de Surfe, a candidatura de Paris a sede dos Jogos Olímpicos de 2024 e… Gianni Infantino!

No que depender do resultado das urnas em Zurique, Mike Lee vai aumentar a coleção de troféus em sua galeria particular. Em 2005, foi eleito o profissional do ano pela PR Week. Ah, antes que eu esqueça. O guru de Mike Infantino também foi responsável por Londres receber os Jogos Olímpicos de 2012. E escreveu o livro The Race, sobre a corrida da capital inglesa ao triunfo contra Londres, Madri, Moscou, Nova York e Paris.

Parabéns, Gianni Infantino. E mãos à obra. Que não será nada fácil. Esqueça as bolinhas do sorteio da Uefa Champions League…