Alex Telles O lateral-esquerdo brasileiro Alex Telles é um dos astros do Português. Foto: AFP O lateral-esquerdo brasileiro Alex Telles é um dos astros do Português.

Guia do Campeonato Português 2019/2020: 10 motivos para você não perder a Primeira Liga

Publicado em Esporte

A primeira escala foi no Campeonato Holandês. A série Sete Maravilhas da Europa do blog Drible de Corpo continua a apresentação dos sete principais campeonatos nacionais da Europa desembarcando em Portugal. A Primeira Liga, como é chamado o Campeonato Português, começa nesta sexta-feira com o Benfica em busca do bicampeonato — o 38ª na história do clube. Na temporada passada, os Encarnados recuperaram a hegemonia, impediram o bi do arquirrival Porto e conquistaram o quinto título em seis edições. De 2014 a 2019, o clube só não levou a taça em 2018.

A seguir, apresento o Campeonato Português com fichas dos 18 candidatos ao título, os times-base, técnicos, as principais contratações e 10 motivos para você pegar o controle remoto e ficar ligado no campeonato que pode, quem sabe, revelar um novo Cristiano Ronaldo.

Senhoras e senhores, com vocês, a temporada 2018/2019 da Liga NOS, abreviatura do principal patrocinador do torneio, o grupo de comunicação Nederlandse Omroep Stichting.

 

Liga NOS

10 MOTIVOS PARA VOCÊ NÃO PERDER A LIGA NOS

 

Primeiro mandamento

Assista ao Campeonato Português para depois não ficar perguntando ou fazendo busca no Google para saber quem é Paulo Bento, Jorge Jesus, Sérgio Vieira… Ainda não está sabendo? Vou dar uma colher de chá… Esses são três treinadores lusitanos contratados recentemente por clubes brasileiros. Paulo Bento (ex-Sporting e Portugal) comandou o Cruzeiro. Sérgio Vieira (ex-Moreirense e Famalicão) liderou o Athletico-PR. Jorge Jesus (ex-Benfica e Sporting) é o atual dono da prancheta do Flamengo. Portanto, volta e meia a corrente marítima traz um “lusitano” para este lado do Atlântico.

 

De onde menos se espera…

… é que vem alguma coisa. Eleito cinco vezes melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo é português. Um dos melhores técnicos do mundo é português, o desempregado José Mourinho. Um dos melhores empresários do mundo é português, Jorge Mendes. Um dos melhores diretores esportivos é português, Antero Henrique. Portanto, olhos de lince. Alguma coisa sempre sai do Português. Portugal é o atual campeão da Eurocopa e da recém-criada Liga das Nações.

 

A prova do nosso atraso

Brasileiro adora contar piada de português, mas os lusitanos estão muito à frente do Brasil no quesito zelo ao campeonato. Enquanto por aqui o nosso Campeonato Brasileiro está tendo a primeira experiência com o tal do Árbitro de Vídeo, a Primeira Liga usa o VAR (sigla em inglês de vídeo assistant referee ou árbitro assistente de vídeo) pela terceira temporada consecutiva.

 

Saída pela esquerda

O retorno de Filipe Luís ao futebol brasileiro para defender o Flamengo pode fortalecer a candidatura do lateral-esquerdo Alex Telles a dono da posição na Copa do Mundo do Catar-2022. O jogador do Porto volta e meia é lembrado por Tite nas convocações e tem tudo para conquistar de vez o treinador da Seleção Brasileira atuando em competições de altíssimo nível como a Uefa Champions League.

 

Opção para o ataque

Citei esse nome na temporada passada do Campeonato Português e voltou a repetir: nascido em Sousa-PB, Francisco das Chagas Soares dos Santos, o Tiquinho Soares, é um dos nomes no radar de Tite para o laboratório até a Copa do Mundo do Catar. O atacante de 28 anos é considerado o sucessor de Hulk. Não se assuste se ele for lembrado em algum momento pelo técnico da Seleção neste novo ciclo.

 

Na trilha de Ederson

Reserva de Alisson na Seleção Brasileira, Ederson, atualmente no Manchester City, usou o Benfica como atalho para o sucesso. Portugal é uma porta de entrada para goleiros brasileiros. Quase todos os clubes que disputam o Campeonato Português contam com pelo menos um no elenco. O levantamento do blog aponta 18 arqueiros tupiniquins inscritos na Primeira Liga: Raphael Aflalo, Fábio Szymonek, Rafael Bracalli, Helton Leite
Matheus, Rafael Defendi, Vitor Caetano, Gabriel Souza, Bruno, Denis, Charles, Mateus Pasinato, Samuel Portugal, Vaná, Paulo Vítor, João Lopes, Renan Ribeiro e Milton Raphael

 

Tem brasilienses inscritos

Eleito o melhor goleiro da temporada de 2016/2017 do Campeonato Português, o brasiliense Vanailson Luciano de Souza Alves, o Vaná, defende o Porto desde a edição anterior. É o reserva de Casillas nesta temporada. Com a doença do titular, hoje é reserva de Marchesín. O jogador de 28 anos, ex-Coritiba e ABC, nasceu em Planaltina. O Santa Clara conta com o atacante Guilherme Schettine, 23 anos, nascido no Gama.

 

Coração Valente

Depois de Julio Cesar deixar o Benfica e pendurar as luvas no meio da temporada passada, a tendência é que o espanhol Casillas, de 38anos, faça o mesmo ao término desta temporada. O titular do Porto  deu pinta de que pararia após sofrer infarto na temporada passada, mas está inscrito nesta edição do Campeonato Português — provavelmente a última do ídolo do Real Madrid, Porto e Espanha.

 

Caixinha de promessas

Para de achar que só o futebol brasileiro revela talentos. Duas das principais transações desta temporada envolveram jogadores portugueses que até outro dia disputavam a Primeira Liga. João Félix, de 19 anos, trocou o Benfica pelo Atlético de Madrid. O clube espanhol desembolsou 126 milhões de euros por ele. Revelado pelo Benfica, João Cancelo deixou a Juventus para trabalhar com Pep Guardiola no Manchester City.

 

Achados e perdidos

Alô, torcida do Flamengo! Sabe quem vai disputar o Campeonato Português nesta temporada? O atacante colombiano Marlos Moreno. Vendido pelo Atlético Nacional ao Manchester City, ele não se firmou no clube inglês e muito menos nos clubes em que jogou por empréstimo, ou seja, Girona e Flamengo. Marlos Moreno está cedido ao Portimonense na temporada 2019/2020.

 

 

CAMPEONATO PORTUGUÊS

 

Período: 9/8/2019 a 17/5/2020

Clubes: 18

Jogadores: 562

Estrangeiros: 348 (61,9%)

Média de idade: 25,1 anos

Investimento em contratações: € 137,5 milhões

Quem mais gastou: Porto, € 60 milhões

Vagas na Liga dos Campeões: 2

Quem transmite: ESPN Brasil e RTP Internacional

 

COMO FOI NA TEMPORADA 2018/2019

Campeão: Benfica

Vaga para Liga dos Campeões: Benfica e Porto

Vagas para Europa League: Sporting, Braga e Vitória de Guimarães

Quem subiu: 

Quem desceu: Chaves, Nacional e Feirense

Gols: 826 / Jogos: 306 / Média de gols: 2,70

Artilheiro: Haris Seferovic (Benfica), 23

Média de público: 11.692 pagantes

Melhor média de público: Benfica (53.824)

 

 

OS 18 CANDIDATOS AO TÍTULO

 

Atual campeão português, o Benfica é o time a ser batido nesta temporada. Foto: Antonio Cotrim/SIC Notícias

 

AVES

CD Aves

Fundação: 1930

Título: não tem

Estádio: Das Aves (5.441)

Time-base (4-3-3)

Beunardeau

Mato Milos, Adam Dzwigala, Mehremic e Afonso Figueiredo;

Falcão, Enzo e Kahraba

Ruben Macedo, Mohammadi e Welinton Júnior

Técnico: Augusto Inácio

Brasileiros: Raphael Aflalo, Bruninho, Bruno Xavier, Peu, Fábio Szymonek, Welinton Júnior, Erik e Bruno Jesus

 

BELENENSES

Os Belenenses

Fundação: 1919

Título: 1

Estádio: Estádio do Restelo (19.856)

Time-base (4-3-3)

André Moreira

Gonçalo Tavares, Gonçalo Silva, Nuno Coelho e Francisco Varela;

André Santos, André Sousa e Matija Ljulic;

Lucca, Kikas e Licá

Técnico: Jorge Silas

Brasileiros: Eduardo Kau, Dieguinho, Jonatan Lucca e Douglas Aurélio

 

BENFICA

SL Benfica

Fundação: 1904

Títulos: 37

Estádio: da Luz (64.642)

Time-base (4-4-2)

Vlachodimos

André Almeida, Ferro, Rúben Dias e Grimaldo

Pizzi, Florentino, Gabriel e Rafa

Raúl de Tomás e Seferovic

Brasileiros: Caio, Gabriel, Jardel e Carlos Vinícius

 

BOAVISTA

Boavista FC

Fundação: 1903

Títulos: 1

Estádio:  Do Bessa (28.263)

Time-base (4-3-3)

Helton Leite

Edu Machado, Neris, Ricardo Costa e Talocha

Rafael Costa, Obiora e Fábio Espinho

Mateus, Yusupha e Heriberto

Técnico: Lito Vidigal (Angola)

Brasileiros: Rafael Bracalli, Lucas Tagliapietra, Perdigão, Gustavo Sauer, Rafael Costa, Neris, Paulinho, Helton Leite e Marlon

 

BRAGA

SC Braga

Fundação: 1921

Título: não tem

Estádio: Municipal de Braga (30.286)

Time-base (4-3-3)

Matheus

Esgaio, Bruno Viana, Pablo e Sequeira

Fransérgio, Palhinha e André Horta

Wilson Eduardo, Paulinho e Ricardo Horta

Brasileiros: Matheus, Vitor Tormena, Lucas Cunha, Claudemir, Pablo Renan, Murilo, Fransérgio, Raul Silva, Bruno Viana, Crislan e Galeno

 

FAMALICÃO

FC Famalicao

Fundação: 1931

Título: não tem

Estádio: Municipal 22 de Junho Vila Nova de Famalicão (5.307)

Time-base (4-3-3)

Rafael Defendi

Lion, Nehuén Pérez, Riccieli e Josh Tymon

Guga, Gustavo Assunção e Pedro Gonçalves

Fábio Martins, Anderson e Rúben Lameiras

Técnico: João Pedro Sousa

Brasileiros: Rafael Defendi, Lionn, Hugo Gomes, Walterson, Gustavo Assunção, Riccieli, Vitor Caetano, Anderson Silva, Gabriel Souza e Patrick William

 

GIL VICENTE

Gil Vicente FC

Fundação: 1924

Título: não tem

Estádio: Cidade de Barcelos (12.504)

Time-base (4-2-3-1)

Bruno

Alex Pinto, Ruben Fernandes, Rodrigão e Arthur

Soares e João Afonso

Erick, Kraev e Lourency

Sandro Lima

Técnico: Vitor Oliveira

Brasileiros: Bruno, Soares, Rodrigo Prado, João Afonso, Lourency, Erick, Arthur Henrique, Kellyton, Leó Cordeiro, Samuel Lino, Wellington, Sandro Lima, Denis e Nogueira

 

MARÍTIMO

CS Marítimo

Fundação: 1910

Título: 1

Estádio: Do Marítimo (10.600)

Time-base (4.2-3-1)

Charles

Nanú, Zainadine, Kerkez e Rúben Ferreira

Bambock e Vukovic

Correa, Cley e Erivaldo

Getterson

Técnico: Nuno Manta Santos

Brasileiros: Bebeto, Douglas Grolli, Lucas Áfrico, Rodrigo Pinho, Getterson, Renê, Baiano, Jhon Cley, Marcelinho e Charles

 

MOREIRENSE

Moreirense FC

Fundação: 1938

Título: não tem

Estádio: Parque Joaquim Almeida Freitas (9.000)

Time-base (4-2-3-1)

Pasinato

João Aurélio, Steven Vitória, Halliche e Djavan

Fábio Pacheco e Ibrahima

Bilel, Pedro Nuno e Fábio Abreu

Nenê

Técnico: Vítor Campelos

Brasileiros: Iago Santos, Nenê, Mateus Pasinato, Lucas, Djavan e Luiz Henrique

 

PAÇOS DE FERREIRA

FC Paços de Ferreira

Fundação: 1950

Títulos: não tem

Estádio: da Mata Real (9.077)

Time-base (4-4-2)

Ricardo Ribeiro

Bruno Santos, Marco Baixinho, Maracás e Bruno Teles

Pedrinho, Diaby, Luiz Carlos e Bernardo Martins

Uilton e Douglas Tanque

Técnico: Filipe Rocha (Filó)

Brasileiros: Bruno Teles, Uilton, Nathan Júnior, Bruno Santos, Luiz Carlos, Rafael Gladiador, Maracás, Douglas Tanque e Kevem

 

PORTIMONENSE

Portimonense SC

Fundação: 1914

Título: não tem

Estádio: Municipal (9.544)

Time-base (4-3-3)

Ricardo Ferreira

Anzai, Lucas, Jadson e Henrique

Romulo, Pedro Sá e Paulinho

Tábata, Jackson Martínez e Marlos Moreno

Técnico: Antônio Folha

Brasileiros: Lucas Possignolo, Jadson, Rômulo, Dener, Paulinho, Bruno Tabata, Henrique, Luquinha, Samuel Portugal, Wellington, Willyan, Igor Neves, Ruster, Everson e Iury

 

PORTO

FC Porto

Fundação: 1893

Títulos: 28

Estádio: do Dragão (50.434)

Time-base (4-4-2)

Marchesín

Manafá, Pepe, Marcano e Alex Telles

Corona, Danilo, Uribe e Luis Diaz

Marega e Zé Luis

Técnico: Sérgio Conceição

Brasileiros: Alex Telles, Otávio, Vaná e Tiquinho Soares

 

RIO AVE

Rio Ave FC

Fundação: 1839

Títulos: não tem

Estádio: do Rio Ave (12.815)

Time-base (4-3-3)

Kieszek

Júnio Rocha, Borevkovic, Nélson Monte e Pedro Amaral

Tarantine, Filipe Augusto e Diego Lopes

Nuno Santos, Mehdi Tehremi e Carlos Mané

Técnico: Carlos Carvalhal

Brasileiros: Matheus Reis, Filipe Augusto, Murilo, Diego Lopes, Junio, Ronan, Messias, Gabrielzinho e Paulo Vítor

 

SANTA CLARA

CD Santa Clara

Fundação: 1921

Títulos: não tem

Estádio: de São Miguel (13.277)

Time-base (4-2-3-1)

Marco

Patrick, João Afonso, Fábio Cardoso e João Lucas

Francisco Ramos e Osama Rashid

Ukra, Bruno Lamas e Carlos Júnior

Guilherme Schettine

Técnico: João Henriques

Brasileiros: Bruno Lamas, César, Carlos, Thiago Santana, Lincoln, Anselmo Carvalho, Lucas Marques, Patrick, Pablo Diogo, Guilherme Schettine e João Lopes

 

SPORTING

Sporting Clube de Portugal

Fundação: 1906

Títulos: 18

Estádio: José Alvalade (50.095)

Time-base (5-4-1)

Renan Ribeiro

Thierry Correia, Luis Neto, Coates, Mathieu e Acuña

Raphinha, Doumbia, Wendel e Bruno Fernandes

Bas Dost

Técnico: Marcel Keizer (Holanda)

Brasileiros: Renan Ribeiro, Eduardo Henrique, Raphinha, Luiz Phellype, Wendel e Matheus Pereira

 

TONDELA

CD Tondela

Fundação: 1933

Título: não tem

Estádio: João Cardoso Tondela (5.000)

Time-base (4-4-2)

Cláudio Ramos

Moufi, Bruno Wilson, Yohan Tavares e João Vigário

Bruno Monteiro, Pepelu, Jaquité e Rubilio Castillo

Xavier e Richard Rodrigues.

Técnico: Natxo González (Espanha)

Brasileiros: Philipe Sampaio e Pedro Augusto

 

VITÓRIA DE GUIMARÃES

Vitória SC

Fundação: 1922

Títulos: não tem

Estádio: D. Afonso Henriques (30.165)

Time-base (4-3-3)

Miguel Silva

Sacko, Tapsoba, Pedro Henrique e Rafa Soares

Joseph, Pedro Rodrigues e Al Musrati

Rochinha, Alexandre Guedes e Davidson

Técnico: Ivo Vieira

Brasileiros: Douglas, Pedrão, Welthon, Jhonatan e Davidson

 

VITÓRIA DE SETÚBAL

Vitória FC

Fundação: 1910

Título: não tem

Estádio: do Bonfim (21.530)

Time-base (4-4-2)

Milton Raphael

Luís Cortez, Baba Fernandes, Bruno Pirri e André Sousa

Leandro Vilela, Nuno Valente, Carlinhos e Mathiola

Berto e Guedes

Técnico: Sandro Mendes

Brasileiros: Gustavo Cascardo, Éber, Bruno Pires, Milton Raphael, Leandro Vilela, Carlinhos e Sávio Roberto

 

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/