Guia das oitavas de final da Liga Europa 2016/2017

Publicado em Esporte

A Liga Europa conheceu na manhã desta sexta-feira os confrontos das oitavas de final. Destaque para a Bélgica, que neste carnaval chega em bloco ao mata-mata. É o país com mais representantes na briga pelo título. Sinal de que não é só a seleção belga que tem uma geração promissora. Algo acontece nas divisões de base dos clubes. Campeão da Liga Europa em 19812/1983 e vice em 1983/1984, o Anderlecht se deu bem no sorteio e vai cruzar com o Apoel Nicosia, do Chipre. Se a tradição pesar, avança às quartas de final.

Os outros dois belgas se deram mal. Apenas um time entre Gent e Genk vai sobreviver. Que pena! A tendência é que seja o Gent, fortalecido por ter eliminado o Tottenham dentro de Londres. Para ser exato, no lendário Estádio Wembley. Tem que respeitar.

Ao menos dois duelos são muito interessantes na próxima fase. Lyon e Roma promete. Confronto bom de assistir. Interessante também o duelo entre os alemães Schalke 04 e Borussia Monchengladbach. Duelo da melhor qualidade nas oitavas de final.

O número de campeões classificados para a próxima fase dá um charme às oitavas. Tem Ajax, Anderlecht, Schalke 04, Borussia Monchengladbach. Sem contar a presença do Manchester United, tetracampeão da Liga dos Campeões, mas que ainda não ganhou a Liga Europa.

A seguir, comento jogo a jogo os duelos das oitavas de final…

 

Celta (Espanha) x Krasnodar (Rússia)

É a primeira vez que o Celta chega a uma fase de mata-mata desde a temporada de 2006/2007. A melhor campanha foi a presença nas quartas de final em 1998/1999, 1999/2000 e 2000/2001. O time espanhol vive um ano incrível. Na Copa do Rei, eliminou o Real Madrid. Na fase anterior da Liga Europa, desbancou o Shakhtar Donetsk. Os dois times jamais se enfrentaram na história dos torneios continentais da Uefa.

 

Apoel (Chipre) x Anderlecht (Bélgica)

O Apoel tem no currículo uma presença nas quartas de final da Liga dos Campeões na temporada de 2011/2012. Na fase de mata-mata da Liga Europa, é a primeira vez. O Anderlecht é um dos três representantes da Bélgica nas oitavas de final. É o país com mais candidatos ao título nesta fase. Por falar em taça, o Anderlecht sonha com o bicampeonato. Na temporada de 1982/1983, derrotou o Benfica na decisão. Este é outro confronto inédito na história das competições europeias.

 

Schalke 04 (Alemanha) x Borussia Monchengladbach (Alemanha)

Duelo alemão nas oitavas de final. O Schalke 04 que se cuide. O Borussia tem no currículo dois triunfos sobre clubes compatriotas nas semifinais. Em 1975, desbancou o Colônia nas semifinais. Em 1979, despachou o Duisburg. Nas duas ocasiões, chegou à final e levou o título. Tradicional no segundo torneio mais importante do continente, briga pelo tricampeonato. Também foi vice-campeão nas edições de 1973 e de 1980. Campeão em 1996/1997, o Schalke tem um trauma. Chegou às quartas de final na temporada de 2011/2012 e foi eliminado pelo Athletic Bilbao. A curiosidade é que Schalke e Borussia vão se enfrentar três vezes em 13 dias. No meio do caminho está previsto confronto pelo Campeonato Alemão.

 

Lyon (França) x Roma (Itália)

Revanche das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa de 2006/2007. Naquela fase, a Roma empatou por 0 x 0 no Estádio Olímpico e eliminou o Lyon por 2 x 0 na França, gols de Francesco Totti e do brasileiro Mancini. Na sequência, cruzou com o Manchester United nas quartas de final. A Roma foi vice-campeão em 1990/1991. Perdeu o título para a Internazionale. O Lyon jamais decidiu nem a Liga dos Campeões nem a Liga Europa.

 

Rostov (Rússia) x Manchester United (Inglaterra)

Mais um duelo inédito na história das competições europeias. Tetracampeão da Liga dos Campeões da Europa, o Manchester United continua em busca do título que ainda não tem. Entre os 16 times das oitavas de final, o Rostov é quem apresenta o pior coeficiente no ranking da Fifa. Mesmo assim, o vice-campeão russo em 2015/2016 quer surpreender.

 

Olympiacos (Grécia) x Besiktas (Turquia)

Os dois times jamais se enfrentaram em torneios continentais, mas disputaram dois amistosos recentemente, nas pré-temporadas de 2015 e de 2016, com uma vitória para cada lado. Os dois times se conhecem bem. O Olympiacos está disputando um Campeonato Turco à parte nesta Liga Europa. Na fase anterior, eliminou o Osmanlispor.

 

Gent (Bélgica) x Genk (Bélgica)

Recordista de representantes nas oitavas de final da Liga Europa, a Bélgica vai perder um dos seus candidatos ao título. É a segunda vez que dois clubes belgas duelam em fase de mata-mata de uma competição europeia. Em 1988/1989, o Michelen desbancou o Anderlecht por 3 x 0 no placar agregado. Nesta temporada do Campeonato Belga, o Gent venceu em casa por 1 x 0 e o Genk triunfou por 2 x 0 em sua residência. O Gent desbancou o Tottenham na fase anterior, dentro de Wembley, e vem cheio de moral para as oitavas.

 

Copenhague (Dinamarca) x Ajax (Holanda)

Há uma rivalidade no ar neste confronto. O Copenhague desbancou o Ajax na segunda fase da Liga Europa de 2001/2002, com empate por 0 x 0 em casa e triunfo por 1 x 0 em Amsterdam. Na fase classificatória da Liga dos Campeões de 2006/2007, perdeu em casa por 2 x 1 para os holandeses, mas avançou ao bater o Ajax por 2 x 0, fora de casa, na partida de volta. O Ajax está invicto há 11 jogos na Liga Europa, quatro a menos do que o recordista Atlético de Madri.