UCL Oitavas A fase de mata-mata começa nesta terça-feira

Guia das oitavas de final da Champions League

Publicado em Sem categoria

A Liga dos Campeões da Europa está de volta com uma recaída de Campeonato Brasileiro. As oitavas de final começam hoje com três dos 16 clubes candidatos a chegar à final de 28 de maio, no Estádio San Siro, em Milão, com técnicos novos. O Chelsea se classificou para o mata-mata sob as ordens do português José Mourinho. Mas é o holandês Guus Hiddink quem comandará o time londrino no principal duelo do dia, contra o Paris Saint-Germain, no Parque dos Príncipes, em Paris. Outras duas equipes apostam na fórmula da demissão. Real Madrid e Roma se enfrentam amanhã sob nova direção. A equipe merengue escalada por Zinedine Zidane, herdeiro da prancheta de Rafa Benítez. Luciano Spalletti substituiu Rudi Garcia e dá as ordens na equipe italiana.

Trocar de técnico com o bonde andando raramente funciona na Liga dos Campeões. Conquistar o título depois da mudarança é praticamente um milagre. O último deles, por sinal, protagonizado justamente pelo Chelsea. Na temporada de 2011/2012, o time começou nas mãos do português André Vilas-Boas. Lá pelas tantas, o magnata russo achou que estava tudo errado e promoveu Roberto Di Matteo. E não é que o suíço desbancou o Barcelona de Pep Guardiola, na semifinal, e conquistou o título em cima do Bayern de Munique, dentro da Allianz Arena. Vicente del Bosque (1999/2000) e Miguel Muñoz (1959/1960) também herdaram o cargo durante a competição e foram campeões, ambos à frente do Real Madrid. Inspirações para Zidane.

A fase de mata-mata deste ano é marcada pela diversidade. Dez países estão representados. Não era assim desde 2003/2004, quando equipes de oito nações avançaram às oitavas de final. Acredite se quiser: o Barcelona não era um deles. Naquela temporada, disputou a Copa da Uefa, atual Liga Europa. Alemanha, Itália, França, Portugal, Rússia, Ucrânia, Holanda e Bélgica estão representados na etapa mais esperada da Champions League.

Daqui em diante, 29 jogos vão revelar quem é o novo ou velho campeão. Em defesa do título, o Barcelona tenta quebrar um tabu de 26 anos. O último protagonista de um bi em sequência foi o Milan, de Arrigo Sacchi, em 1989 e 1990. Diante do que estão jogando Messi, Suárez e Neymar, é até blasfêmida duvidar dessa possibilidade.

Candidatos a quebrar a hegemonia do Barcelona não faltam. O badalado Paris Saint-Germain, por exemplo, pode se dar ao luxo de se concentrar apenas na Liga dos Campeões. A constelação de Ibrahimovic lidera o Campeonato Francês com 24 pontos de vantagem sobre o vice, Monaco (70 x 46). A situação do Chelsea é inversa. Domador da crise, Guus Hiddink afastou o time do risco de rebaixamento. Alojado no meio da tabela, em 12º lugar, o campeão europeu de 2012 sabe que só tem uma chance de voltar ao torneio em 2016/2017: sendo campeão. Uma das novidades no elenco é Alexandre Pato. Inscrito com a camisa 11 de uma dos maiores ídolos do clube — o marfinense Drogba — o atacante emprestado pelo Corinthians reinicia a missão de conquistar o Velho Mundo.  Considerado fora de forma, ele não foi relacionado para a partida de hoje.

No outro jogo de hoje, o Benfica tenta se reerguer da derrota para o arquirrival Porto, na sexta-feira, contra o Zenit São Petersburgo do técnico lusitano André Villas-Boas e do velho carrasco Hulk. Traiçoeiro, o time russo só fez menos pontos na fase de grupos do que Bayern e Real. Ambos passaram com 100% de aproveitamento.

Amanhã, Roma e Real Madrid estreiam no mata-mata. A outra partida de quarta-feira reúne, o Gent, da Bélgica — país líder do ranking da Fifa — e o Wolfsburg.

 

GENT-BEL x WOLFSBURG-ALE

Jogo de ida: 17/2, em Gent
Jogo de volta: 8/3, em Wolfsburg
Título em jogo
Nenhum
Retrospecto
Pela primeira vez os dois times se enfrentam em uma competição europeia.
Curiosidade
Em alta no ranking da Fifa, o futebol belga volta a ter um time nas oitavas de final pela primeira vez desde a temporadas de 2000/2001. Há 15 anos, o representante era o Anderlecht. O Wolfsburg é estreante na fase de mata-mata. O time masculino tenta repetir o sucesso da equipe feminina, campeã da Champions League na temporada da temporada de 2013/2014.

TIMES-BASE

GENT
Sistema tático: 3-4-2-1
Técnico: Hein Vanhaezebrouck
Seis
Nielsen, Mitrovic e Asare
Foket, Kums, Renato Neto e Saief
Milicevic e Dejaegere
Depoitre
Brasileiros (2): Rafinha e Renato Neto

WOLFSBURG
Sistema tático: 4-2-3-1
Técnico: Dieter Hecking
Benaglio
Vierinha, Naldo, Dante e Rodríguez
Arnold e Luiz Gustavo
Draxler, Kruse e Schürrle
Dost
Brasileiros (4): Luiz Gustavo, Dante, Felipe e Naldo

Palpite: Gent


 

ROMA-ITA x REAL MADRID-ESP

Jogo de ida: 17/2, em Roma
Jogo de volta: 8/3, em Madri
Título em jogo
Nenhum da Roma; 10 do Real Madrid
Retrospecto
No único mata-mata entre os dois clubes, a Roma eliminou o Real Madrid nas oitavas de final de 2008. O duelo é muito mais tradicional na fase de grupos: houve seis confrontos.
Curiosidade
Os dois times se enfrentaram em julho do ano passado, em Melbourne, na Austrália. Houve empate por 0 x 0 no tempo normal e vitória da Roma por 7 x 6 na decisão por pênaltis. O Real Madrid se deu mal no último duelo com um time italiano. Caiu diante da Juventus no mata-mata da semifinal de 2014/2015. Real Madrid e Roma estão de técnico novo. A equipe merengue trocou Rafa Benítez por Zinedine Zidane. A italiana, Rudi Garcia por Luciano Spaletti.

TIMES-BASE

ROMA
Sistema tático: 4-1-4-1
Técnico: Luciano Spaletti
Szczesny
Florenzi, Manolas, Rudiger e Digne
Nainggolan e Vainqueur
Salah, Pjanic e El Shaarawy
Dzeko
Brasileiros (3): Leandro Castán, Maicon e Emerson

REAL MADRID
Sistema tático: 4-3-3
Técnico: Zinedine Zidane
Navas
Carvajal, Varane, Sergio Ramos e Marcelo
Modric, Kroos e Jamez Rodríguez
Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo
Brasileiros (3): Danilo, Casemiro e Marcelo

Palpite: Real Madrid


 

PARIS SAINT-GERMAIN-FRA x CHELSEA-ING

Jogo de ida: 16/2, em Paris
Jogo de volta: 9/3, em Londres
Títulos em jogo
Nenhum do PSG; 1 do Chelsea
Retrospecto
Virou rivalidade. Os dois clubes se encontraram nos últimos dois mata-matas. O Chelsea avançou nas quartas de final de 2013/2014, mas o PSG deu o troco na temporada passada com exibições históricas dos heróis David Luiz e Thiago Silva. Um duelo eletrizante entre o atual campeão inglês contra o atual campeão francês.
Curiosidade
Um duelo cheio de convocáveis do técnico Dunga. No PSG, os zagueiros David Luiz e Thiago Silva e o atacante Lucas. No Chelsea, Oscar e Willian.

TIMES-BASE

PSG
Sistema tático: 4-3-3
Técnico: Laurent Blanc
Trapp
Van der Wiel, Thiago Silva, David Luiz e Maxwell
Verratti, Thiago Motta e Matuidi
Di María, Ibrahimovic e Cavani
Brasileiros (5): David Luiz, Marquinhos, Maxwell, Thiago Silva e Lucas

CHELSEA
Sistema tático: 4-2-3-1
Técnico: Guus Hiddink
Courtois
Ivanovic, Cahill, Terry e Azpilicueta
Matic e Fàbregas
Oscar, Willian e Hazard
Diego Costa
Brasileiros (4): Kenedy, Oscar, Willian e Alexandre Pato

Palpite: PSG


 

ARSENAL-ING x BARCELONA-ESP

Jogo de ida: 23/2, em Londres
Jogo de volta: 16/3, em Barcelona
Títulos em jogo
Nenhum do Arsenal; 5 do Barcelona
Retrospecto
Mais uma reedição da final de 2006, vencida pelo Barcelona em Londres. O confronto também é repetitivo no mata-mata. O Barcelona eliminou o Arsenal nas quartas de final de 2010 e nas oitavas de final de 2011. O time catalão leva vantagem histórica no confronto direto. São quatro triunfos do Barcelona, um do Arsenal e dois empates.
Curiosidade
Um das histórias contadas em Barcelona é que o relacionamento entre o argentino Messi e o chileno Alexis Sánchez, atualmente no Arsenal, não era nada amistoso quanto jogavam juntos. Segundo o diário El Confidencial, Messi teria dito a Sánchez: “Do jeito que você é ruim, não sei como custou tanto. Não finalize tanto e passe a bola, você está aqui para jogar pra mim”.

TIMES-BASE

ARSENAL
Sistema tático: 4-2-3-1
Técnico: Arsène Wenger
Cech
Bellerín, Metesacker, Koscielny e Monreal
Coquelin e Cazorla
Ramsey, Ozil e Alexis Sánchez
Walcott
Brasileiro (1): Gabriel Paulista

BARCELONA
Sistema tático: 4-3-3
Técnico: Luis Enrique
Bravo
Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Alba
Rakitic, Busquets e Iniesta
Messi, Suárez e Neymar
Brasileiros (3): Adriano, Daniel Alves, Douglas, Rafinha e Neymar

Palpite: Barcelona


 

JUVENTUS-ITA x BAYERN DE MUNIQUE-ALE

Jogo de ida: 23/2, em Turim
Jogo de volta: 16/3, em Munique
Títulos em jogo
2 da Juventus; 5 do Bayern de Munique
Retrospecto
A revanche das quartas de final da temporada de 2012/2013. O Bayern de Munique venceu as duas partidas por 2 x 0 e avançou. Os demais duelos foram pela fase de grupos. No geral, a Velha Senhora é freguês: quatro vitórias dos bávaros, três dos italianos e um empate.
Curiosidade
O centroavante Mandzukic, da Juventus, foi campeão da Uefa Champions League na temporada de 2012/2013 na decisão contra o Borussia Dortmund. Quando defendia o Bayern, o croata fez dos gols que eliminou seu atual clube, a Juventus, em Turim.

TIMES-BASE

JUVENTUS
Sistema tático: 4-3-1-2
Técnico: Massimiliano Allegri
Buffon
Lichtsteiner, Bonnucci, Chiellini e Evra
Khedira, Marchisio e Pogba
Dyballa
Morata e Mandzukic
Brasileiros (4): Neto, Alex Sandro e Rubinho

BAYERN DE MUNIQUE
Sistema tático: 4-3-3
Técnico: Pep Guardiola
Neuer
Lahm, Boateng, Alaba e Bernat
Vidal e Xabi Alonso
Robben, Thomas Muller e Douglas Costa
Lewandowski
Brasileiros (2): Rafinha e Douglas Costa

Palpite: Bayern de Munique


 

PSV-HOL x Atlético de Madri-ESP

Jogo de ida: 24/2, em Amsterdam
Jogo de volta: 15/3, em Madri
Títulos em jogo
1 do PSV; Nenhum do Atlético de Madri
Retrospecto
O duelo pinta pela primeira vez no mata-mata. Antes disso, só na fase de grupos da temporada de 2008/2009. O Atlético de Madri venceu por 2 x 1 em casa e por 3 x 0, fora. De um lado, a defesa consistente arquitetada pelo técnico Diego Simeone. Do outro, um PSV que chega às oitavas de final credenciado por ter desbancado o Manchester United, de Louis van Gaal.
Curiosidade
O PSV Eindhoven venceu apenas um dos últimos 16 duelos contra adversários espanhóis. Nos demais, acumula sete derrotas e oito empates.

TIMES-BASE

PSV-HOL
Sistema tático: 4-3-3
Técnico: Philip Cocu
Zoet
Arias, Bruma, Moreno e Brenet
Popper, Hendrix e Guardado
Narsingh, de Jong e Locadia
Brasileiro: não tem

Atlético de Madri
Sistema tático: 4-3-3
Técnico: Diego Simeone
Oblak
Juanfran, Savic, Godín e Filipe Luís
Koke, Gabi e Níguez
Carrasco, Vietto e Griezmann
Brasileiros (2): Filipe Luís e Siqueira

Palpite: PSV


 

BENFICA-POR x ZENIT-RUS
Jogo de ida:
16/2, em Lisboa
Jogo de volta: 9/3, em São Petersburgo
Títulos em jogo

2 do Benfica, nenhum do Zenit

Retrospecto
Um reencontro com sabor de revanche para o time russo. Na temporada de 2011/2012, o Zenit foi eliminado justamente pelo Benfica nas oitavas de final. Em contrapartida, o Zenit passou fácil pelo Benfica nas duas partidas pela fase de grupos de 2014/2015. O técnico português do Zenit, André Villas-Boas, ex-Porto, é um velho rival do time de Lisboa.
Curiosidade
Três jogadores do Zenit defenderam o Benfica no confronto de 2011/2012 pelas oitavas de final da Uefa Champions League: Garay, Javi Garcia e Witsel. Além deles, Luís Neto, Danny e Hulk enfrentaram o Benfica várias vezes pelo Campeonato Português.

TIMES-BASE

BENFICA
Sistema tático: 4-4-2
Técnico: Rui Vitória
Julio Cesar
Nelson Semedo, Luisão, Jardel e Eliseu
Vitor Andrade, Samaris, Pizzi e Gaitan
Mitroglou e Jonas
Brasileiros (7): Ederson, Julio Cesar, Jardel, Luisão, Talisca, Victor Andrade e Jonas

ZENIT
Sistema tático: 4-2-3-1
Técnico: André Villas-Boas
Lodygin
Smolnikov, Neto, Garay e Criscito
Witsel e Javi García
Hulk, Yusupov e Shatov
Dzyuba
Brasileiro (1): Hulk

Palpite: Benfica


 

DÍNAMO DE KIEV-UCR x MANCHESTER CITY-ING

Jogo de ida: 24/2, em Kiev
Jogo de volta: 15/3, em Manchester
Títulos em jogo
Nenhum
Retrospecto
O Dínamo de Kiev chegou às semifinais na temporada de 1998/1999, mas não deve suportar o Manchester City por dois motivos nas oitavas de final: o dinheiro a rodo disponível no caixa do clube inglês e a tradicional pausa de inverno no futebol ucraniano. Os dois obstáculos podem fazer muita diferença. Azarado em sorteio, dessa vez o City deu muita sorte.
Curiosidade
O único mata-mata entre os dois clubes foi na temporada de 2010/2011 da Europa League. O Dínamo de Kiev venceu por 2 x 0 em casa, perdeu fora por 1 x 0 e avançou às oitavas de final.

TIMES-BASE

DÍNAMO DE KIEV
Sistema tático: 4-5-1
Técnico: Serhiy Rebrov
Shovkovsky
Danilo Silva, Dragovic, Khacheridi e Antunes
Yarmolenko, Rybalka, Miguel, Derlis Gonzalez e Harmash;
Junior Moraes
Brasileiros (2): Danilo Silva e Junior Moraes

MANCHESTER CITY
Sistema tático: 4-2-3-1
Técnico: Manuel Pellegrini
Hart
Sagna, Kompany, Otamendi e Kolarov
Yaya Touré e Fernandinho
De Bruyne, David Silva e Sterling
Agüero
Brasileiros (2): Fernandinho e Fernando

Palpite: Manchester City