Gabriel Jesus Aos 19 anos, Gabriel Jesus pode estrear neste sábado contra o Tottenham. Foto: Divulgação/Manchester City

God save Jesus da maldição da Premier League

Publicado em Esporte

Gabriel Jesus pode estrear neste sábado com a camisa do Manchester City, na partida diante do Tottenham, no Etihad Stadium. O desafio do jogador de 19 anos vai muito além de aumentar o estoque de gols de um time em crise comandado por Pep Guardiola. O desafio do moleque é não ser mais um atacante brasileiro a fracassar na Premier League. Os maiores artilheiros do nosso país na história da liga são meias e até dois… volantes. Nosso ranking descarta jogadores naturalizados, como Eduardo da Silva (croata) e Diego Costa (espanhol).

Juninho Paulista é o jogador brasileiro que mais balançou a rede na Premier League. Foram 30 vestindo a camisa do Middlesbrough. Aposentado, o meia com passagem por São Paulo, Palmeiras, Vasco, Flamengo, entre outros, vai perder a liderança em breve para Philippe Coutinho, autor de 26 até agora pelo Liverpool.

Atrás de Juninho Paulista e de Philippe Coutinho aparece Oscar, que fez 21 na passagem pelo Chelsea. No fim do ano passado, o jogador trocou o clube londrino pelo Shangai SIGP, da China.

Na sequência, surgem dois volantes. Campeão inglês invicto na passagem pelo Arsenal, Gilberto Silva colecionou 17 gols na Premier League pelos Gunners. Ramires, “exilado” na China, também marcou 17 vezes, mas pelo Chelsea.

O primeiro atacante no ranking brasileiro da Premier League é Roberto Firmino, do Liverpool, com 16, ao lado de Willian, em atividade no Chelsea. Na trajetória pelo Manchester City, Robinho foi às redes 14 vezes na Premier League, mesma quantidade do volante Elano pelo mesmo clube. O atacante Geovanni fez 14 no Hull City. Entre os centroavantes, Afonso Alves é o brasileiro mais eficiente, com 10 gols na passagem pela Premier League. Jô anotou seis. Ilan, quatro.

Um outro dado desafia Gabriel Jesus. Nunca antes na história um brasileiro foi artilheiro do Campeonato Inglês. Quem sabe o moleque de 19 anos, que estreou na Seleção Brasileira tomando conta da camisa 9, chegou para quebrar todos os tabus. Das sete principais ligas da Europa, a Inglaterra é a única que jamais teve um goleador verde-amarelo. Já rolou no Italiano, Espanhol, Alemão, Francês, Português e Holandês. Que um novo tempo comece a ser escrito por Gabriel Jesus. De preferência, quem sabe, com um gol diante do Tottenham neste sábado, para marcar território.

Boa sorte, menino Jesus!