Jesus Gabriel Jesus chegou a 17 gols com a camisa do City. Robinho marcou 16. Foto: Manchester City

Entenda por que Gabriel Jesus já é maior do que Robinho na história do Manchester City

Publicado em Esporte

Gabriel Jesus ainda não é o maior artilheiro brasileiro na história Manchester City. Ainda não é o primeiro artilheiro brasileiro da Premier League. Mas o menino de 20 anos lá do Jardim Peri já pode se orgulhar de ter feito pelo clube inglês mais do que Robinho. Ao marcar o primeiro gol da trupe de Pep Guardiola sobre o Leicester City no sábado, o atacante atingiu, em 11 meses, a marca de 17 gols em 28 jogos vestindo a camisa 33 do City. Média de 0,60. Em duas temporadas de contrato com o mesmo time, Robinho anotou 16 em 53 exibições (0,30).

Na semana passada, li uma entrevista do Robinho ao Daily Mail sobre a sua passagem pelo Manchester City. Uma resposta do Rei das Pedaladas explica o motivo do desempenho abaixo do esperado no clube que investiu, na época, 40 milhões de euros para tirá-lo do Real Madrid. “Eu gostava de Manchester, do clube, dos restaurantes… mas não vamos esquecer das discotecas (risos). A Deansgate Locks era divertida. Tinha uma imagem minha como baladeiro. Eu gosto de baladas. Mas sabe, os ingleses saíam mais que os brasileiros! Joe Hart saía o tempo todo. Micah Richards também. Shaun Wright-Philips saía o tempo inteiro! Mas quando os brasileiros saíam, sempre éramos flagrados”, reclamou Robinho.

Sem citar nomes, o atacante também atribuiu a má passagem pelo Manchester City a um elenco que não estava à altura do seu futebol. “Com todo o respeito do mundo aos jogadores com quem joguei, seria muito, muito mais fácil hoje em dia”, comparou.

Aparentemente, Gabriel Jesus está na contramão de Robinho no Manchester City. Embora tenha 20 anos, aprendeu no primeiro jantar com Pep Guardiola que, sem disciplina pessoal e, sobretudo, profissional, dificilmente se consolidará no futebol europeu. Em um dos primeiros encontros com o brasileiro, Guardiola repreendeu Gabriel Jesus por tomar refrigerante. Na entrevista coletiva concedida na véspera do duelo com o Leicester City, baixou a bola do pupilo. Disse que ele ainda não é um Ronaldo “Fenômeno”, o comparou ao camaronês Samuel Eto’o e fez questão de apontar os defeitos de Gabriel Jesus.

 

Tinha uma imagem minha como baladeiro. Eu gosto de baladas. Mas sabe, os ingleses saíam mais que os brasileiros! Joe Hart saía o tempo todo. Micah Richards também. Shaun Wright-Philips saía o tempo inteiro! Mas quando os brasileiros saíam, sempre éramos flagrados”

Robinho, em entrevista ao Daily Mail sobre a passagem pelo Manchester City

 

“O Gabriel Jesus é um dos atacantes mais lutadores que conheci na minha carreira. Ele lembra um pouco Eto’o do tempo que trabalhamos no Barcelona e quem ajudou o time como ninguém.  Só quero ajuda-lo a correr menos com a bola, ainda penso que ele corre muito quando tem a bola nos pés. No dia que tiver mais calma para observar os movimentos que tem de fazer coma  bola, vai se tornar um jogador parecido com Ronaldo”, observou.

Gabriel Jesus ainda não é um Eto’o. Muito menos Ronaldo, óbvio. Mas já pode se considerar superior a Robinho a no Manchester City. Na passagem pelo Manchester City, o Rei das Pedaladas não fez dois gols em uma mesma partida. Gabriel Jesus conseguiu a proeza três vezes, contra Swansea, Liverpool e Stoke City. Poderia tranquilamente ter feito dois no sábado contra o Leicester. Já deixou sua marca em clássicos contra o Arsenal e o Liverpool.

A próxima meta do menino do Jardim Peri é ultrapassar o número de gols de Elano e do companheiro Fernandinho com a camisa do Manchester City. O volante contabiliza 19 gols em 199 jogos (0,10). O aposentado Elano marcou 18 gols em 84 partidas (0,21). Alguma dúvida de que Gabriel Jesus vai deixá-los para trás em breve? Questão de semanas, talvez até de dias…

 

TIRA-TEIMA

Os 17 gols de Gabriel Jesus no Manchester City

  • Premier League: 15
  • Champions League: 2

Os 16 gols de Robinho no Manchester City

  • Premier League: 14
  • Europa League: 1
  • Copa da Inglaterra: 1