France Festa da França em Marselha na semifinal contra a Alemanha. Aurélien Durand/Divulgação/FFF

O minha casa, minha vida da França

Publicado em Esporte, Sem categoria

Sabe qual foi a última seleção campeã da Copa em casa? A França! Sabe qual foi a última seleção campeã da Eurocopa em casa? A França! Finalista em casa da Eurocopa-2016 depois de vencer a Alemanha por 2 x 0 nesta quinta-feira, em Marselha, a esquadra campeã mundial em 1998 e bi da Euro em 1984 e 2000 lança um desafio a Portugal: repita no domingo, às 16h, na minha casa, o que só a Itália e a Iugoslávia ousaram fazer um dia.

A França recebe a Eurocopa pela terceira vez. Na primeira, em 1960, caiu nas semifinais  diante da extinta Iugoslávia em um impressionante 5 x 4 no Parque dos Príncipes. Decidiu o terceiro lugar com a União Soviética e perdeu por 2 x 1.

Na segunda vez como anfitriã da Euro, não perdoou. Em 1984, desbancou Portugal nas semifinais, por 3 x 2. Na decisão, passou fácil pela Espanha por 2 x 0. Trinta e dois anos depois, a dona da casa está novamente entre as duas melhores seleções do continente. No domingo, vai tentar igualar o recorde das tricampeãs Alemanha e Espanha.

Na Copa do Mundo, uma eliminação e um título. Em 1938, a França foi eliminada pela Itália nas quartas de final. Sessenta anos depois, pulverizou o Brasil em 1998, por 3 x 0.

A França pode até perder o título no domingo para Portugal. Faz parte do jogo. Mas em cinco torneios de seleções como dona da casa, duas Copas e três Euros, a pior posição foi o sexto lugar na terceira Copa do Mundo da história, em 1938.

Para não dizer que não falei da Copa das Confederações, eles também conquistaram o torneio da Fifa duas vezes, uma delas em casa, em 2003 ao vencer Camarões por 1 x 0 no Stade de France.

Tem que respeitar!

 

O desempenho da França em casa

Copa do Mundo 1938: eliminada pela Itália nas quartas de final

Eurocopa 1960: eliminada pela Iugoslávia nas semifinais

Eurocopa 1984: campeã em cima da Espanha (2 x 0)

Copa do Mundo 1998: campeã em cima do Brasil (3 x 0)

Copa das Confederações 2003: campeã em cima de Camarões (1 x 0)

Eurocopa 2016: finalista contra Portugal