Flamengo Cruzeiro O Flamengo caiu na fase de grupos em 2016 e nas oitavas neste ano. Foto: Divulgação/Cruzeiro O Flamengo caiu na fase de grupos em 2016 e nas oitavas neste ano.

Flamengo não se classificava três vezes consecutivas para a Libertadores desde a era Zico

Publicado em Esporte

A classificação antecipada do Flamengo para a Copa Libertadores da América 2019 é mais uma prova do quanto o clube mais popular do país se apequenou na principal competição do continente. É a primeira vez, desde a era Zico, que o clube carioca confirma presença no torneio em três anos consecutivos. A última série havia sido em 1981, 1982 e 1983.

A melhor marca do clube carioca são quatro participações seguidas. O Flamengo também participou da edição de 1984, credenciado pelo tri brasileiro, em 1983. Porém, seis meses antes, Zico trocara o rubro-negro pela Udinese, da Itália. A maior sequência de participações depois da era Zico foram duas, em 2007 e em 2008.

Criada em 1960, a Libertadores classificou apenas dois times por país, geralmente o campeão e o vice, até 1999. Houve sucessivos aumentos do número de vagas a partir de 2000. Portanto, nos tempos de escassez de vagas, o Flamengo emendou quatro participações consecutivas na Libertadores. Em tempos de abundância de vagas, é a primeira vez que o clube acumula três classificações.

Eliminado na fase de grupos em 2017 e nas oitavas neste ano, o Flamengo foi beneficiado pelo tropeço do Atlético-PR contra o Vasco nesta quarta-feira, em São Januário. Portanto, mesmo se perder todos os últimos cinco jogos, participará no mínimo da fase prévia do torneio em 2019. Isso aconteceu, por exemplo, em 2012, quando passou sufoco para superar o Real Potosí, da Bolívia, e figurar entre os 32 candidatos ao título.

O risco da classificação antecipada é um elenco acomodado relaxar ainda mais, vacilar nos duelos contra Santos, Sport, Cruzeiro, Grêmio e Atlético-PR e tumultuar o início da próxima temporada com uma cansativa disputa da Pré-Libertadores. Vale lembrar que o Flamengo está em terceiro lugar, com apenas dois pontos à frente do Grêmio e do São Paulo. No ano passado, o time carimbou o passaporte no último jogo, contra o Vitória, em Salvador. Houve até uma festa constrangedora no gramado do Barradão pelo acesso ao torneio.

Além do Flamengo, três times do país estão garantidos na Copa Libertadores da América do ano que vem: o iminente campeão brasileiro Palmeiras, o vice-líder Internacional e o Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil deste ano.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF