gilvan

Passando a limpo parte 1: Os 10 maiores públicos de clubes no novo Mané; recorde é do Flamengo

Publicado em Esporte

Cedido pela concessionária Arena BSB para a instalação de um hospital de campanha no primeiro andar durante a pandemia do novo coronavírus, o Estádio Nacional de Brasília, popular Mane Garrincha, é definitivamente a segunda casa do Flamengo.

Aproveitei a paralisação do futebol na cidade para dar um “F5”, uma atualizada na lista dos maiores públicos da arena construída por R$ 1,7 bilhão — inaugurada em 2013 . O levantamento do blog está separado em três partes: neste primeiro post, apresento o ranking dos jogos oficiais realizados entre times. No próximo, tratarei apenas das partidas realizadas entre seleções no principal palco do futebol do Distrito Federal. A última será um ranking do público em partidas envolvendo apenas clubes da capital.

O Mané Garrincha tem capacidade para 72.788 espectadores. Perde apenas para o Maracanã (78.838). Das 10 maiores plateias entre clubes, nove têm o Flamengo como mandante ou visitante. O recorde é 67.011 pagantes na derrota rubro-negra para o Coritiba por 2 x 0 pelo Campeonato Brasileiro de 2015. Comandado pelo técnico Oswaldo de Oliveira à época, o time carioca buscava a sétima vitória consecutiva. Perdeu e saiu do G-4.

 

 

Outra curiosidade: três dos 10 duelos exibidos no ranking foram em clássicos dos milhões, ou seja, nos duelos entre os arquirrivais cariocas Flamengo e Vasco. O melhor deles ocupa o segundo lugar no ranking com 65.418 pagantes na vitória da equipe da Gávea por 4 x 1 no ano passado.

Um personagem badalado também arrastou multidões ao Mané Garrincha. A segunda partida oficial na arena foi a despedida de Neymar do Santos no duelo contra o Flamengo. O Peixe era o mandante da partida. O confronto levou 63.501 pagantes ao estádio. O craque veio a Brasília vendido ao Barcelona por 88,2 milhões de euros. Chorou e partiu rumo à Europa.

Um clube da cidade consta na lista dos 10 maiores públicos entre times. Atolado na segunda divisão do Campeonato Candango, o Brasília convenceu mais de 50 mil pagantes a ir ao Mané Garrincha acompanhar a decisão da Copa Verde, em 2014, contra o Paysandu. Era aniversário da capital do país, feriado, e o Distrito Federal já vivia o clima da Copa do Mundo. O evento da Fifa começaria dois meses depois e o Mané recebeu sete partidas.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/20