Mane O tamanho do Mané Garrincha é um dos argumentos para a ausência na Copa América. Foto: Gilvan de Souza O tamanho do Mané Garrincha é um dos argumentos para a ausência na Copa América

Fla-Flu da final da Taça Guanabara pode ser no Mané Garrincha

Publicado em Esporte

O Estádio Mané Garrincha é o plano B da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) para receber o Fla-Flu que vai decidir o título da Taça Guanabara no próximo domingo, às 16h. Os dois clubes se classificaram para a decisão neste sábado. O rubro-negro venceu o Vasco por 1 x 0, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda; e o tricolor empatou com o Madureira no Estádio Los Larios. Como tem melhor campanha, avançou.

Em princípio, o palco predileto é o Engenhão. O blog apurou que a Ferj vai aguardar até a próxima quarta-feira para saber se o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro derruba totalmente a Ação Civil Pública do Ministério Público carioca, que exige a realização de clássicos com torcida única no Estado. A decisão final cabe ao juiz Guilherme Schilling Pollo Duarte, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos, e estava condicionada, por exemplo, ao comportamento dos torcedores neste sábado. Para as semifinais, ele suspendeu parcialmente a liminar e autorizou que Flamengo e Vasco jogassem com duas torcidas ontem. O público pagante foi 5.484. Na partida do Fluminense, o público foi de 1.992 pagantes. Mas há um outro impasse. O Botafogo já avisou que não aceita a presença do Flamengo no Engenhão depois da guerra entre torcidas e da morte de um alvinegro antes do duelo do último dia 12.

As diretorias do Flamengo e do Fluminense chegaram a cogitar a possibilidade de jogar no Maracanã, mas o gramado da arena só ficará pronto em 8 de março, para a estreia rubro-negra contra o San Lorenzo, da Argentina pela Copa Libertadores da América. Na pior das hipóteses, ou seja, sem Engenhão ou Mané Garrincha, Volta Redonda receberá a decisão da Taça Guanabara.

Uma fonte do Flamengo disse ao blog que, na verdade, o Mané Garrincha é o Plano A para abrigar a decisão. Até mesmo para acelerar a venda de ingressos. Porém, tanto o time rubro-negro quanto o tricolor preferem aguardar e respeitar a Ferj, a quem pertence o mando de campo na final.

Consultada pelo blog, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal confirmou que houve sondagem para que o Mané Garrincha receba o clássico. Na semana passada, a Polícia Militar do DF vetou a realização de Flamengo x Vasco em Brasília devido ao carnaval, mas também confirma que, se o clássico for confirmado para o DF, a segurança está garantida. No ano passado, o Flamengo venceu o Fluminense no Mané Garrincha, por 2 x 1, pelo primeiro turno.

Depois do empate por 0 x 0 com o Madureira, o técnico Abel Braga defendeu que a partida seja fora do Rio caso a liminar não seja derrubada. “Hoje, o jogo está marcado para o Engenhão. Mas tem de cassar a liminar. Ninguém quer torcida única. Ninguém quer ir para fora do Rio. Agora, caso não seja lá, acho que tem de ir para fora do estado”, recomendou.

Em tempos de carnaval, recomenda-se usar o trecho de uma marchinha: “As águas vão rolar” até a decisão oficial do local do jogão. Afinal, o Fla-Flu não decide a Taça Guanabara desde 2004.