Gent como a Gent Jonathan David: filho de haitianos, nascido em Nova York e criado em Ottawa. Foto: AFP Jonathan David: filho de haitianos, nascido em Nova York e criado em Ottawa.

Fim do Campeonato Belga devido à Covid-19 antecipa disputa pelo artilheiro Jonathan David: conheça o filho de haitianos nascido nos EUA que veste as camisas do Canadá e do Gent

Publicado em Esporte

Dado como encerrado nesta quinta-feira, com sugestão de título ao Brugge em meio à pandemia do novo coronavírus, o Campeonato Belga deve uma antecipar disputa pesada por um dos artilheiros da temporada na próxima janela de transferências. Canadense, nascido em Nova York, e de origem haitiana, Jonathan David fez 18 gols e deu oito assistências com a camisa do provável vice-campeão Gent. Provável, pois a proposta unânime da liga precisa ser chancelada pela Real Associação Belga de Futebol. Embora falte uma rodada para o fim da fase regular da competição, o regulamento prevê play-offs entre os seis melhores da fase regular para definição do campeão. Hoje, o sexteto é Brugge, Gent, Royal Antwerp, Charleroi, Standard Liège e KV Mechelen. Líder disparado, o Brugge tem 70 pontos, 15 a mais do que o segundo colocado e 26 em relação ao sexto.

Jonathan David é o goleador da competição ao lado de Dieumerci Mbokani, concorrente nascido na República Democrática do Congo que defende o Royal Antwerp. Aos 20 anos, David é cobiçado por Barcelona, PSV Eindhoven, Arsenal, Bayern Munique, Everton e Porto. Estrela da seleção do Canadá, o atacante coleciona 11 bolas na rede em 12 partidas.

Mais do que o faro de gol com as camisas do Gent e do Canadá, Jonathan David chama a atenção em um quesito imprescindível no futebol pós-moderno: velocidade. No duelo contra o Anderlecht, em 7 de fevereiro deste ano, houve pico de 33km/h. Arrancada de dar inveja, por exemplo, a Bruno Henrique do Flamengo. Jonathan David voava baixo na Jupiler League até a pandemia suspender o futebol na Bélgica e em quase toda Europa.

Fã de Ronaldinho Gaúcho, Jonathan David é avaliado em 25 milhões de euros pelo site alemão especializado transfermarkt. Dificilmente algum time pagará isso por ele na nova ordem do futebol mundial pós-Covid-19. A tendência é que o valor caia bastante. O Porto, por exemplo, apresentou proposta de 6 milhões de euros (RS 34,3 milhões), porém, o Barcelona larga como favorito a contratá-lo antes mesmo da abertura da janela europeia.

 

“O Conselho administrativo decidiu por unanimidade que não era desejável, seja qual for o cenário previsto, continuar a competição após 30 de junho. O Conselho de Administração formulou uma opinião unânime à Assembléia Geral para não retomar as competições da temporada 19/20 e aceitar a classificação atual da Jupiler Pro League como classificação final” (Decisão da Jupiler League, encerrando o Campeonato Belga devido à pandemia. A uma rodada do fim da fase regular, o Brugge liderava com 70 pontos contra 55 do Gent, mas o regulamento prevê disputa de play-offs entre os seis primeiros para apontar o campeão. A Real Associação Belga de Futebol precisa aprovar)

 

Jonathan David nasceu no Brooklyn, Nova York. É filho de imigrantes haitianos. Aos seis anos, embarcou rumo a Ottawa com a família. Cresceu na capital canadense e aprendeu os conceitos do futebol na escola Louis-Riel, um dos centros de investimento do governo canadense no futebol. Vale lembrar que o país será uma das sedes da Copa de 2026 em parceira com Estados Unidos e México. Jonathan David deve ser a estrela canadense.

 

18 gols fez o canadense Jonathan David, um dos artilheiros do Campeonato Belga ao lado de Dieumerci Mbokani da República Democrática do Congo

 

O artilheiro trocou o Ottawa International Soccer Club pelo Gent a custo zero, em 23 de janeiro de 2018. Um ano depois, era avaliado em 10 milhões de euros. Em 2019, arrematou a artilharia da Copa Ouro — equivalente à Copa América ou Eurocopa da Concacaf — com seis gols. Tão jovem, roubou roubou o protagonismo de Alphonso Davies e Jonathan Osorio. Por ironia do destino, o Canadá foi eliminado pelo Haiti nas quartas de final. David abriu o placar na derrota por 3 x 2. Não comemorou em respeito à pátria dos pais. Escolheu defender o Canadá desde a adolescência, quando aceitou ser convocado para a seleção sub-17 do Canadá.

O mercado europeu chega a apontar Jonathan David como novo Erling Braut Haland, o norueguês de 19 anos sensação do Borussia Dortmund na temporada 2019/2020. Em dezembro do ano passado, Jonathan David perdeu a mãe. Exigente, ela só deixava o filho jogar bola na infância depois de finalizar as obrigações de estudante, como dever de casa e revisão para as provas. Deu tempo de dona Rose ver o filho brilhar pelo Gent e a seleção do Canadá. Em breve, o herdeiro pode figurar em um clube grande das cinco principais ligas nacionais do Velho Continente.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/20