Luis Diaz Luis Díaz foi vítima do Flamengo na semifinal da Copa Sul-Americana de 2017. Luis Acosta/AFP Luis Díaz foi vítima do Flamengo na semifinal da Copa Sul-Americana de 2017.

Falamos com o pai e com o agente de Luis Díaz: saiba o que eles dizem sobre o interesse do Flamengo

Publicado em Esporte

Borussia Dortmund (Alemanha), Brugge (Bélgica) e Independiente (Argentina) são os três concorrentes do Flamengo na disputa pelo meia-atacante colombiano Luis Díaz, o Luchito, do Junior Barranquilla. A informação, em entrevista ao blog, é de Luis Manuel Díaz, pai do jogador de 21 anos. Segundo ele, a situação do filho está próxima de ser definida e todos os candidatos já sabem o desfecho das negociações. As respostas monossilábicas do chefe da família Marulanda a outras perguntas deste blogueiro são, talvez, um indicativo de que o clube carioca está forte na disputa e deve, sim, ser o destino do herdeiro em 2019.

Conversei também com o agente de Luis Díaz. Carlos Van-Strahalen tentou o tempo todo manter a discrição. Porém, admitiu que há oferta do Flamengo pelo cliente dele. “Sim, existe uma proposta, isso é suficiente”, respondeu.

Questionado se Luis Díaz conhece os possíveis colegas colombianos Gustavo Cuéllar e Orlando Berrío, o empresário despistou. “Está perguntando muito. Não posso ajudá-lo neste momento. Eu já disse que há, sim, interesse do Flamengo. Não falarei mais”, reforçou. O Junior Barranquilla não aceita negociar o jogador por menos de US$ 5 milhões (R$ 20 milhões). Luís Díaz é uma alternativa (plano B) para o Flamengo caso o clube não realize o sonho de consumo de comprar Bruno Henrique, do Santos. Uma contratação depende da outra.

Em entrevista ao AS Colômbia, em agosto do ano passado, Luis Díaz citou quais países seriam as prioridades dele se tivesse a oportunidade de jogar no exterior. “Eu gostaria de jogar no Brasil ou na Argentina. Um salto para a Europa seria melhor ainda”, disse.

Luis Díaz é fã de Ronaldinho Gaúcho. Na infância, tentava imitar os lances do jogador eleito duas vezes melhor do mundo (2004 e 2005) no bairro Los Cerezos, em Barracas, município de La Guajira. O professor de futebol de Luchito era seu Mané, como é conhecido carinhosamente o pai dele. Seu Luis Manuel Dias tem uma escolinha chamada Club Baller. O filho chegou a ser mascote de um time comandado por ele.

Para realizar o sonho de jogador profissional, Luis Díaz driblou a mãe. Dona Silenis Marulanda queria outra profissão para o xodó. Em setembro, ela se rendeu ao talento do filho ao se emocionar com a convocação para os amistoso da seleção da Colômbia.

Em 2018, o meia-atacante fez 16 gols em 58 jogos. Em 2018, conquistou o Torneo Finalización do Campeonato Colombiano e a Copa Colômbia em 2017. Nome badalados do país foram responsáveis pela formação dele. O pai conta que Carlos Valderrama comandou Luis Díaz numa Seleção Indígena. A equipe disputou um torneio no Chile. Em 2017, participou do Sul-Americano Sub-20, no Equador.

No Junior Barranquilla, aprendeu com Alexis Mendoza, ex-auxiliar do técnico Reinaldo Rueda, com o treinador interino da seleção, Arturo Reyes, e com o atual comandante do time vice-campeão da Copa Sul-Americana, Julio Comesaña. Ídolo da Colômbia nos anos 1980 e início dos anos 1990, Arnoldo Iguarán foi outro professor do menino. Versátil, Luis Díaz já atuou como lateral-direito, meia, atacante e até centroavante durante a formação até se acostumar a atuar na função de meia-esquerda.

 

Siga o blogueiro no twitter: @mplimaDF