Mosaicos motivadors Evandro Motta é o guru de Jesus; Renato chama Paulinho Mixaria nas finais Evandro Motta é o guru de Jesus; Renato chama Paulinho Mixaria nas finais

Evandro Motta e Paulinho Mixaria: os amuletos de Jesus e Renato para motivar Flamengo e Grêmio

Publicado em Esporte

Jorge Jesus e Renato Gaúcho têm estilos diferentes de motivar seus times. O português não abre mão do palestrante, consultor e motivador Evandro Motta, que faz parte da comissão técnica denominado de mental coach. O blog inclusive antecipou, em 2 de junho, que ele viria para o Flamengo com o português. Renato Gaúcho diz que o psicólogo é ele. Não é muito fã desse time de profissional. Quando necessita de ajuda, prefere recorrer ao amigo humorista gaúcho de Taquari Paulo Mixaria para descontrair os jogadores do Grêmio em finais.

Evandro Motta tinha serviços prestados ao Flamengo em outras passagens. Em 1996, foi contratado pelo então presidente Kleber Leite e auxiliou o time na campanha do vice-campeonato na extinta Supercopa dos Campeões da Libertadores. Cinco anos depois, colaborou com Carlinhos na conquista da Copa Mercosul 1999. Em 2004, trabalhou com Abel Braga no título carioca e no vice da Copa do Brasil contra o Santo André.

Autor dos livros Algumas maneiras de fazer alguém feliz, O prazer da vitória, Nada do que foi será…, e Escolhas e Consequências — O destino em suas mãos; Evandro Mota também fez parte do projeto de Carlos Alberto Parreira na campanha do tetra nos Estados Unidos, em 1994, e na Copa de 2006. Em 1998, trabalhou com Mário Jorge Lobo Zagallo na trajetória do vice na Copa da França. No DF, O Brasiliense foi cliente de Evandro Mota no vice do Candangão 2001, no título de 2005 e nas conquistas da Série C (2002) e B (2004).

Jorge Jesus e Evandro Motta se conheceram em Portugal. Trabalharam juntos no Benfica e no Sporting. O homem de confiança do português desembarcou no Benfica na temporada 2012/2013. A aba áreas de atuação do site do consultor motivacional fala sobre a passagem pelo clube português. Em 2012 criou e, até junho de 2015, coordenou o Gabinete de Excelência Competitiva (GEC) no Sport Lisboa e Benfica (Portugal). Neste período, esta Metodologia contribuiu na preparação da equipe profissional daquele clube, que alcançou na temporada 2013/14 a quinta colocação do Ranking da UEFA e duas finais consecutivas da Liga Europa. “No âmbito Nacional, o Benfica conquistou seis títulos neste período, com um bicampeonato nacional que não conseguia havia mais de 30 anos e na temporada 2013/14 conquistou as quatro competições portuguesas, algo até então inédito”, orgulha-se Motta.

 

“A melhor maneira de não ser afetado pela ‘chuva’ de comentários, sejam positivos ou negativos, é o treinador ter confiança plena no seu trabalho e estar realmente focado nele. E isso o Jorge Jesus tem de sobra. É um dos melhores treinadores do mundo na atualidade. O seu conhecimento sobre futebol, a sua tecnologia de treinamento e o método muito especial de montar equipes e desenvolver os atletas o tornam único”

Evandro Motta, em entrevista à imprensa portuguesa quando trabalhava com Jorge Jesus no Benfica

 

“O Renato gostou do meu estilo de humor. Eu faço uma apresentação sem palavrão, um humor que não machuca ninguém e que não agride ninguém. Quando o humor começa a maltratar alguém, deixa de ser bacana. Um humor muito simples, e eles gostaram bastante e deram bastantes risadas”

Paulinho Mixaria, comediante, depois de ajudar o Grêmio a conquistar o Gauchão neste ano contra o Inter

 

Em julho de 2015, Evandro Mota se transferiu para o Sporting com Jorge Jesus e colaborou na conquista da Supertaça de Portugal. A passagem pelo clube terminou de forma polêmica. A diretoria não aceitou mais desembolsar o salário anual de 250 mil euros.

Numa entrevista em 2017 ao site mazzuia.com, Evandro Mota exaltou o trabalho de Jorge Jesus. “A melhor maneira de não ser afetado pela ‘chuva’ de comentários, sejam positivos ou negativos, é o treinador ter confiança plena no seu trabalho e estar realmente focado nele. E isso o Jorge Jesus tem de sobra. É um dos melhores treinadores do mundo na atualidade. O seu conhecimento sobre futebol, a sua tecnologia de treinamento e o método muito especial de montar equipes e desenvolver os atletas o tornam único”, elogiou.

Evandro Mota acrescentou: “Jorge Jesus é o treinador mais vitorioso da história do Benfica. Tive o prazer e o privilégio de acompanhá-lo ao longo dos últimos quatro anos.A paixão pelo que faz e a competência o tornam reconhecido não só entre os treinadores europeus, mas também entre os seus atletas e seus ex-atletas”, testemunha.

 

Paulinho Mixaria

 

Renato Gaúcho costuma ser o psicólogo dos times por onde passa. Nesta quarta, pode contar ao time, por exemplo, que viveu uma das maiores tristezas da carreira de técnico ali no gramado no Maracanã na derrota do fluminense para a LDU na final da Libertadores de 2008 e sabe a dor de uma derrota. O discurso é típico do treinador. Porém, de vez em quando, ele recorre ao comediante gaúcho Paulinho Mixaria para aliviar a pressão.

“O Renato gostou do meu estilo de humor. Eu faço uma apresentação sem palavrão, um humor que não machuca ninguém e que não agride ninguém. Quando o humor começa a maltratar alguém, deixa de ser bacana. Um humor muito simples, e eles gostaram bastante e deram bastantes risadas”, disse à Zero Hora depois de ajudar o Grêmio a superar o Internacional na decisão do Campeonato Gaúcho deste ano.

“O Renato me chamou antes da final da Libertadores (2017), depois no Gauchão e na Recopa. E as quatro vezes que eu fui, o Grêmio ganhou quatro títulos sob o comando do Renato. Agora, ele me chamou novamente antes de enfrentar o Internacional. Ele me acha pé-quente. Dei sorte novamente. Eu nunca tive contato anterior com ele. Não o conhecia pessoalmente. Não há como mensurar o quão gratificante é para mim e para minha família esse reconhecimento do Renato”, afirmou o talismã do comandante tricolor.

Paulo Mixaria trabalha com outros treinadores. Ajudou Cuca na conquista do Palmeiras no Campeonato Brasileiro. “Eu tenho dado sorte já faz tempo. Eu fui chamado, em 2016, para fazer um show no vestiário do Palmeiras e eles foram campeões do Brasileirão. Depois, tivemos a tragédia que, até hoje, todos nós lembramos e nos comovemos com o avião da Chapecoense e, antes do jogo do Grêmio contra o Atlético-MG, pela Copa do Brasil, o Renato me convidou para fazer uma apresentação para os jogadores do Grêmio, na concentração. Eu fui e o Grêmio foi campeão”, gaba-se.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/