Viera Sebastián Viera: seis gols de falta na carreira, cinco no palco do jogo desta quarta. Sebastián Viera: seis gols de falta na carreira, cinco no palco do jogo desta quarta.

“Ceni” do Junior Barranquilla, Viera pode causar danos ao Atlético-PR na final da Sul-Americana

Publicado em Esporte

O Atlético Paranaense precisa tomar cuidado com um trunfo do Junior Barranquilla na final da Copa Sul-Americana. Aos 35 anos, o uruguaio Sebastián Viera é uma espécie de Rogério Ceni do time colombiano. Nos últimos dois anos, especializou-se em cobranças de falta. São seis bolas na rede com a camisa do clube: cinco no Campeonato Colombiano e um na Copa Sul-Americana de 2016.

Com passagem por Nacional (Uruguai), Villarreal (Espanha), Larisa (Grécia) e seleção do Uruguai, Viera demorou a revelar o talento. O primeiro gol saiu em 2 de junho de 2016, justamente no palco do duelo desta quarta-feira. Viera marcou na vitória por 2 x 0 sobre o Millonarios, no Estádio Metropolitano. Dos seis gols de falta, cinco foram em jogos disputados da arena.

O goleiro tomou gosto e voltou a abandonar a meta do Junior Barranquilla em 16 de agosto de 2016 contra o Deportivo Lara, pela primeira fase da Copa Sul-Americana. O terceiro saiu na mesma temporada, na derrota por 3 x 2 para o Patriotas Boyacá, pelo Torneio Finalización da Colômbia.

Em 2017, Viera fez a diferença em duas vitórias do Junior Barranquilla. Colaborou no triunfo por 2 x 1 sobre o Cortuluá e no triunfo por 1 x 0 diante do Deportivo Pasto.

Em 25 de agosto deste ano, brilhou contra o Independiente Medellín em mais uma cobrança de falta, na vitória por 2 x 1, ao estilo Ronaldinho Gaúcho, ou seja, por baixo da barreira, e tornou-se o arqueiro recordista de gols no Colombiano.

Viera é um perigo com a bola nos pés e uma muralha com as mãos nas cobranças de pênalti. Goleiro do clube desde 2011, ostenta a impressionante marca de 25 defesas.

O goleiro do Junior Barranquilla é da mesma geração de Martín Silva, do Vasco. Eles disputaram juntos do Sul-Americano Sub-20 em 2003. Titular, Silva só deu oportunidade a Viera na última rodada do hexagonal final, quando o Brasil venceu por 2 x 1. Dagoberto e Jussiê marcaram para o time comandado pelo técnico Marcos Paquetá, ex-Botafogo. Quinta colocada, a Celeste fracassou dentro de casa e ficou fora do Mundial da categoria.

A carreira de Viera tem um título no Campeonato Uruguaio em 2005 pelo Nacional e dois pelo Junior Barranquilla: uma no Colombiano de 2001 e outro na Copa Colômbia, em 2015 e em 2017.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF