Em 12 anos de pontos corridos, apenas quatro campeões estaduais conquistaram o título do Brasileirão. Quem conseguirá o feito em 2015?

Publicado em Sem categoria

Dos times da Série A campeões estaduais em 2015, só o Santos ganhou o Brasileirão na era dos pontos corridos

Foto: Ricardo Saibun/Santos FC

Vem aí o Brasileirão. Pela 13ª vez consecutiva disputado no sistema por pontos corridos. Como (quase) sempre, um choque de realidade. De 2003 para cá, sabe quantas vezes o campeão estadual conquistou o título da Série A? Quatro em 12 edições. Um terço. Eis o desafio, a partir de sábado, para seis times da primeira divisão que estão em festa. Merecida, diga-se de passagem: Vasco (carioca), Santos (paulista), Atlético (mineiro), Internacional (gaúcho), Joinville (catarinense) e Goiás (goiano) são os candidatos a provar, em 2015, que os torneios domésticos encerrados neste domingo são (de vez em quando) sinônimo de glória no principal torneio do país.

O primeiro campeão estadual vencedor do Campeonato Brasileiro foi o Cruzeiro de Vanderlei Luxemburgo, em 2003. O time celeste da tríplice coroa arrematou no mesmo ano o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Série A. Ninguém jamais atingiu esse feito.

Em 2009, foi a vez de o Flamengo, sob o comando de Cuca, conquistar o Campeonato Carioca em cima do Botafogo. No Campeonato Brasileiro, Andrade herdou o cargo do treinador demitido e levou o rubro-negro ao título depois de uma longa fila que durava desde 1992.

Campeão carioca em 2012, o Fluminense também subiu ao degrau mais alto do pódio no Brasileirão daquele ano. No ano passado, o Cruzeiro quase repetiu a tríplice coroa de 2003. Ganhou o Campeonato Mineiro e o Brasileirão e perdeu a Copa do Brasil para o arquirrival Atlético-MG. Portanto, na era dos pontos corridos, só Flamengo,

Flamengo, Fluminense e duas vezes o Cruzeiro conseguiram provar que o título estadual serve de embalo para o título nacional. O desafio de quem pretende entrar no seleto grupo em 2015 não é fácil. Campeão carioca, o Vasco não fatura o Brasileirão desde 2000. Vencedor do paulista, o Santos não leva a taça desde 2004. O jejum do Atlético-MG completa 44 anos. O último título do Internacional foi em 1979. Joinville e Goiás jamais deram a volta olímpica na primeira divisão.

Milagres acontecem. Mas na era dos pontos corridos a dobradinha Estadual-Brasileirão é rara.   A campanha dos campeões brasileiros na era dos pontos corridos nos estaduais Ano Campeão Posição no Estadual 2014 Cruzeiro Campeão 2013 Cruzeiro Vice 2012 Fluminense Campeão 2011 Corinthians Vice 2010 Fluminense Terceiro 2009 Flamengo Campeão 2008 São Paulo semifinalista 2007 São Paulo semifinalista 2006 São Paulo Vice 2005 Corinthians Vice 2004 Santos semifinalista 2003 Cruzeiro Campeão