City O Manchester City é o único inglês que terminou em primeiro na fase de grupos. Foto: Paul Ellis/AFP O Manchester City é o único inglês que terminou em primeiro na fase de grupos.

Em tempos de Brexit, ingleses são maioria nas oitavas da Champions pelo segundo ano seguido

Publicado em Esporte

Em tempos de Brexit — a saída do Reino Unido da União Europeia — os clubes ingleses são maioria nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa pela segunda temporada consecutiva. Eram cinco entre os 16 classificados em 2017/2018. Quatro em 2018/19: Tottenham, Liverpool, Manchester City e Manchester United. Em tese, isso deveria assustar os concorrentes, mas a hegemonia espanhola mostra que não.

Os representantes da terra da rainha não conquistam a Champions League desde 2012. O Chelsea superou o Bayern nos pênaltis, em Munique. Na temporada passada, o Liverpool bateu na trave. Perdeu para o Real Madrid. Os espanhóis imperam desde 2014. De lá para cá, houve duas decisões entre equipes do país, ambas entre Real e Atlético de Madri.

Os ingleses chegam às oitavas de final ostentando os técnicos mais badalados do mundo. O City com o catalão Pep Guardiola. O United guiado pelo português José Mourinho. O alemão Jürgen Klopp escala o Liverpool e o argentino Mauricio Pochettino detém a prancheta do Tottenham. Mas nos últimos anos, só três homens foram campeões: Carlos Ancelotti e Zinedine Zidane pelo Real Madrid, e Luis Enrique à frente do Barcelona.

O desempenho dos súditos da rainha na fase de grupos não é animadora. Apenas o Manchester City avançou em primeiro lugar. O Tottenham ficou atrás do Barcelona. O Liverpool foi ultrapassado pelo Paris Saint-Germain. O Manchester United viu a Juventus dominar o grupo. Aparentemente, são sinais de que haverá dificuldade no mata-mata.

A Premier League é indiscutivelmente o melhor campeonato nacional da Europa. Porém, só emplacou três campeões no século — Liverpool (2005), Manchester United (2008) e Chelsea (2012). De 2001 para cá, houve 18 edições da competição. Metade conquistadas pelas equipoes da Espanha, leia-se Barcelona ou Real Madrid.

Passou da hora de quebrar a hegemonia. O endreço para isso é conhecido: o estádio Wanda Metropolitano, em Madrid, no dia 1º de junho de 2019. Há inclusive uma inspiração inglesa. Em 1980, o Nottingham Forest, do técnico Brian Clough e do goleiro Peter Shilton, derrotou o Hamburgo por 1 x 0, no Santiago Bernabéu, e fatutou o bi da Liga dos Campeões.

 

Oitavas de final – Classificados por país

Inglaterra (4): Tottenham, Liverpool, Manchester City e Manchester United

Espanha (3): Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madri

Alemanha (3): Bayern de Munique, Borussia Dortmund e Schalke 04

Itália (2): Juventus e Roma

França (2): Paris Saint-Germain e Lyon

Portugal (1): Porto

Holanda (1): Ajax

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF