Ferroviaria Ferroviária vence o Palmeiras no Allianz Parque. Imagem: Helter Torres/Ferroviária

Em clima de Oscar, 10 pitacos sobre o futebol candango, brasileiro e internacional no fim de semana da bola

Publicado em Sem categoria
  1. Melhor filme

O Oscar vai para a campanha da Ferroviária, de Araraquara. Que vitória sobre o Palmeiras dentro do Allianz Parque. Que trabalho do técnico português Sérgio Vieira, líder do Grupo C do Campeonato Paulista. Com todo o respeito aos torcedores do Verdão, é muito bacana ver um time nanico se destacando em um campeonato tão competitivo quanto o Paulista. Eu sei, não é inédito, vários clubes do interior chegaram à final e foram campeões, mas não deixa de ser legal. A Ferroviária chegou a ter 69% de posse de bola e terminou o jogo com 59%. Venho dizendo domingo após domingo aqui. Marcelo Oliveira tenta, tenta e não acerta esse time. O São Paulo sofreu na mão do carrasco Reinaldo no sábado. Edgardo Bauza não acerta o tricolor porque o elenco é limitadíssimo. O Corinthians voltou a ser aquele de 2011 do Tite. De 1 x 0 em 1 x 0 vai somando pontos. Depois de uma semana tensa com a propostas dos chineses pelo centroavante Ricardo Oliveira, o Santos perdeu. Tenho as minhas dúvidas sobre a relação de Ricardo Oliveira com a diretoria do Peixe depois da permanência no clube.

 

  1. Melhor ator

O Oscar vai para o atacante Cristiano Ronaldo, do Real Madrid. Como o atacante português tem facilidade para interpretar personagens. Depois da derrota por 1 x 0 no clássico diante do Real Madrid, o segundo melhor do mundo disse que o time está fora da briga pelo título do Campeonato Espanhol porque nenhum jogador está à sua altura. Depois, acredite se quiser, se fingiu de bonzinho em entrevista ao diário Marca e disse que não foi bem o que ele quis dizer. Teve a cara de pau de afirmar que a crítica era para jogadores que, ao contrário dele, não estão bem fisicamente. Numa boa, Cristiano Ronaldo: não colou. Você foi muito mal nessa.

 

  1. Melhor diretor

O Oscar vai para o técnico do Manchester City, Manuel Pellegrini. O chileno foi macho pra caramba ao bancar a escalação do goleiro reserva Caballero na final da Copa da Liga Inglesa e o argentino simplesmente arrebentou: defendeu três cobranças de pênalti na sensacional decisão em Wembley. Manuel Pellegrini sofreu duras críticas ao escolher Caballero e saiu de campo com o título, provavelmente o último como treinador do clube inglês. No fim da temporada ele deixar o cargo. Pep Guardiola já foi anunciado como substituto.

 

  1. Melhor animação

O Oscar vai para o técnico do Manchester United, o holandês Louis van Gaal. Os Diabos Vermelhos venceram o clássico contra o Arsenal por 3 x 2, mas a imagem do jogo foi o improviso de van Gaal à beira do gramado do Teatro dos Sonhos, como é apelidado o lendário estádio Old Trafford. Enquanto conversava com o quarto árbitro, o treinador se jogou no chão para criticar uma simulação de falta dos Gunners, surpreendendo a todos e arrancando sorriso de um de seus auxiliares. Até mesmo os torcedores, que andam revoltados com o péssimo trabalho de Louis van Gaal, caíram na risada no Teatro dos Sonhos.

 

  1. Melhor efeito visual

O Oscar vai para o zagueiro Emerson. Que golaço no empate entre Botafogo e Vasco, em São Januário. O míssil do garoto formado nas divisões de base atingiu 109km/h e simplesmente traiu o goleiro Martín Silva. Acho que o uruguaio não botou fé que a cobrança levaria perigo e foi surpreendido. O gol do Vasco foi de Riascos, que continua aprendendo muito com Valdir Bigode, designado pelo técnico Jorginho para lapidar o centroavante colombiano. No outro jogo da rodada do Campeonato Carioca, uma goleada fácil do Flamengo sobre Resende. Tiro o chapéu para Muricy Ramalho. Quando assumiu o Flamengo, o treinador mostrou a maior boa vontade em recuperar Marcelo Cirino. O atacante está jogando muito. Não é só porque fez dois gols. A movimentação e a parceria com o lateral-direito Rodinei estão dando liga.

 

  1. Melhor montagem

O Oscar vai para o Atlético-MG. Antes que eu seja apedrejado, tudo bem, eu sei que o Galo perdeu para o URT de Patos de Minas no último sábado. Mas um time misto que tem Victor, Júnior Urso, Cazares, Dátolo, Thiago Ribeiro e Robinho é uma prova de que o elenco montado pelo presidente Daniel Nepomuceno é talentoso. Se vai conseguir virar um time a ponto de conquistar algum título neste ano é outra história, mas elenco Diego Aguirre tem de sobra. Não pode reclamar. Quem está na bronca com razão é a torcida do Cruzeiro. O América-MG arrancou um empate com um golaço de Bryan. Fábio não pegaria aquela bola do meio da rua nem em pensamento.

 

  1. Melhor documentário

O Oscar vai para o Leicester City. A campanha do líder do Campeonato Inglês precisa virar filme independentemente do título. Os caras do Claudio Ranieri continuam no comando da Premier League com 56 pontos, dois à frente do Tottenham. O time jogou muito mal na vitória por 1 x 0 sobre o Norwich, mas creditou três pontos importantíssimos na tabela. O campeonato mais surpreendente dos últimos tempos tem o Tottenham em segundo, o Arsenal em terceiro, o Manchester City em quarto e o United em quinto. Ricaços como o Chelsea e o Liverpool estão do meio da classificação para baixo. Numa boa: estou muito ansioso para saber qual vai ser o desfecho dessa campanha brilhante do Leicester City.

 

  1. Melhor trilha sonora

O Oscar vai para som do clássico “Juvenal”. O confronto gaúcho entre Juventude e Internacional teve um duelo bacana nas arquibancadas do Estádio Alfredo Jaconi entre as charangas dos dois clubes. Muito legal. Assisti aos melhores momentos. Anotem aí: muito se fala do promissor lateral-esquerdo Jorge, do Flamengo. Mas fiquem de olho também no Arthur, do Inter. O moleque é bom de bola. Por sinal, foi dele o cruzemento para o gol           do Eduardo Sasha. Quanto ao Grêmio, o time de Roger Machado conseguiu amenizar a crise ao vencer o Glória por 4 x 2 no sábado. Quem continua marcando o ritmo do Campeonato Gaúcho é o São José, líder isolado com 17 pontos.

 

  1. Melhores filmes estrangeiros

O Oscar vai para a exibição do Barcelona diante do Sevilla; e para o triunfo da Juventus sobre a Internazionale no clássico italiano. No Estádio Camp Nou, o Sevilla mostrou que é, sim, possível, tentar parar o time de Luis Enrique. Quando atacava, usava o 4-2-3-1. Ao se defender, Unai Emery apostava em um afinadíssimo 4-4-2 com linhas de marcação tão bem ensaiadas que o Barcelona sofreu horrores para superá-las. Só mesmo o melhor do mundo Lionel Messi e o homem-surpresa Piqué para derrubar a retranca do Sevilla. Na Itália, goste bastante do clássico entre Juventus e Inter. Impressionante a arrancada da Juventus. Digna de aplausos aos gritos de bravo. Lá se vão 19 vitórias e um empate nos últimos 20 jogos pela Serie A. São 10 jogos consecutivos sem sofrer gol. Na quinta-feira tem convocação da Seleção Brasileira para os duelos contra Uruguai (Recife) e Paraguai (Assunção) pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia-2018. Se eu fosse o Dunga, chamaria o Hernanes de volta. O volante fez uma belíssima partida no clássico. Deu bons passes e até acertou a trave.

 

  1. Melhor ator coadjuvante

O Oscar vai para o Luziânia. O time goiano nem deveria disputar o Campeonato Candango, mas já que disputa não faz feio. Campeão em 2014, o time do entorno lidera com 100% de aproveitamento e marcha imponente rumo ao bicampeonato. O Gama vinha na cola, mas tropeçou diante do Ceilândia, no Abadião, por 0 x 0. Um dado bacana na rodada foi o empate por 1 x 1 entre Brasília e Brasiliense. Não por causa do jogo, mas pelo fato de a partida ter sido disputada no Mané Garrincha. Não deveria, mas já que gastaram R$ 1,6 bilhão na construção do elefante vermelho, ele tem que abrir as portas para os clubes da cidade, ainda que para tomar prejuízo. O público pagante foi 776 e a renda de R$ 5.960.

 

Classificação

  1. Luziânia, 15 pontos
  2. Gama, 13
  3. Ceilândia, 9
  4. Brasiliense, 8
  5. Brasília, 6
  6. Sobradinho, 6
  7. Atlético Taguatinga, 5
  8. Formosa, 5

============================================

  1. Paracatu, 5
  2. Santa Maria, 5
  3. Cruzeiro, 1

============================================

  1. Planaltina-GO, 1

 

Artilheiro: Rafael Grampola (Gama), 5 gols