Tiago Nunes 1 Tiago Nunes na comemoração do título acriano de 2010 elo Rio Branco Tiago Nunes na comemoração do título acriano de 2010 elo Rio Branco

Do título no Campeonato Acreano à final da Copa Sul-Americana: a ascensão do técnico Tiago Nunes

Publicado em Esporte

Douglas; Ley, Marquinhos Costa, Rafael e Zé Marcos; Ananias, Anselmo, Ismael e Juliano César; Testinha e Araújo. Esse era o time do técnico Tiago Nunes, em 6 de junho de 2010, na conquista do título do Campeonato Acreano, em parceria com Tarcísio Pugliese, que comandará o XV de Piracicaba em 2019. O gaúcho de Santa Maria tinha apenas 30 anos!

Oito temporadas depois, Tiago Nunes está em uma final internacional. O Atlético-PR, de Santos; Jonathan, Thiago Heleno, Leonardo Pereira e Renan Lodi; Lucho González, Bruno Guimarães, Raphael Veiga e Nikão; Marcelo Cirino e Pablo decidirá a Copa Sul-Americana provavelmente contra o Junior Barranquilla, que venceu o Independiente Santa Fe na ida por 2 x 0. O duelo de volta será nesta quinta-feira.

Tiago Nunes herdou bom trabalho de Fernando Diniz, mas teve a capacidade de transformar o samba de uma nota só (posse de bola) numa equipe com duas facetas. O Atlético-PR sabe jogar com a bola nos pés, mas também é estruturado para jogar sem ela, ou seja, se defendendo e contra-atacando. Há variações. Isso mostra a evolução de quem festejou o primeiro título da carreira lá no Rio Branco, e agora faz sucesso num torneio internacional.

Vale lembrar que Tiago Nunes pode conquistar mais um troféu no ano. Comandou o time alternativo do Atlético-PR na conquista do Campeonato Paranaense em cima do arquirrival Coritiba.  A campanha é excelente principalmente na primeira, na segunda fase e nas semifinais,, quando trombou com clubes tradicionais. O Furacão desbancou Newell’s Old Boys (primeira fase), Peñarol (segunda), Caracas (oitavas), Bahia (quartas) e Fluminense (semi). Tem a chance de conquistar o que Antônio Lopes não conseguiu em 2005, ao perder a Libertadores para o São Paulo.

Parece pouco, mas é muito. O Atlético-PR está numa final continental pela segunda vez em 14 anos. Foi vice da Copa Libertadores da América em 2005 e finalista da Copa Sul-Americana em 2018. Sem contar, nesse período, a semifinal em 2006. O time também foi vice da Copa do Brasil (2013) e da Primeira Liga (2016) nesse período. O projeto de crescimento é inegável.

O Atlético-PR tem tudo para repetir os feitos do Internacional de Tite em 2008 e o São Paulo de Ney Franco em 2012 e conquistar a Copa Sul-Americana. Um senhor feito. O clube chega ao fim da temporada com duas possibilidades de se classificar para a Libertadores. Via G-6 no Campeonato Brasileiro em caso de vitória sobre o Flamengo no sábado ou como campeão do torneio continental. Para isso, conta com quem tem experiência no assunto. Há seis anos, o volante Wellingon conquistou a Copa Sul-Americana pelo São Paulo.

Quanto ao Fluminense, pior impossível o fim da temporada. A eliminação pode respingar na partida decisiva contra o América-MG no domingo. O time precisa do empate, mas simplesmente não faz gol há mais de 12 horas. Inaceitável para um clube desse tamanho. A igualdade por 0 x 0 livrará o time do rebaixamento, mas a pergunta é: como os comandados de Marcelo Oliveira reagirão se o América abrir o placar?

O trailer é de filme de terror.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF