Brasil Molecada Sub-17 conquistou o Sul-Americano com 5 x 0 sobre o Chile. Foto: Gregório Fernandes/CBF

Dez pitacos sobre futebol candango, brasiliense e internacional no fim de semana

Publicado em Esporte
  1. Não deixem Vinícius virar Lulinha…

Lembro como se fosse hoje. Em 2007, a Seleção Brasileira conquistou o Sul-Americano Sub-17 com Lulinha, do Corinthians, arrebentando. Só se falava nele. O meia-atacante tornou-se o maior artilheiro da competição ao balançar a rede 12 vezes. Era sensação no país. Havia sido artilheiro da Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Corinthians com 18 bolas na rede. Era o novo craque, o futuro do futebol brasileiro e tal. Pois Lulinha não se firmou no time principal do Corinthians. Pior do que isso: virou cigano da bola. No Brasil, passou por Corinthians, Ceará, Bahia, Criciúma, Red Bull, Botafogo e Mogi Mirim. Em Portugal, defendeu Estoril, Olhanense e Pohang Steelers, da Coreia do Sul, onde veste a camisa 10. Eu poderia citar outras decepções, como Kerlon — o menino foca —, artilheiro no título de 2005. Mas Lulinha basta.

Vinícius Júnior foi artilheiro do Sul-Americano Sub-17 encerrado na madrugada desta segunda-feira, no Chile, com sete gols. Foi campeão depois da goleada por 5 x 0 sobre os donos da casa. Curiosamente sem gol dele. Foi eleito o melhor jogador do torneio. É apontado como novo Neymar. É disputado por Barcelona e Real Madrid. Foi destaque da última Copa São Paulo pelo Flamengo.  Bom de bola, Vinícius Júnior é. Só não deixem Vinícius Júnior virar Lulinha. Todo cuidado é pouco na lapidação dessa joia que está surgindo por aqui.

No mais, parabéns a essa promissora molecada da Seleção Sub-17 comandada pelo técnico Carlos Amadeu. Esses moleques ganharam o Sul-Americano Sub-15. Agora, o Sub-17. Quem sabe, o Sub-20 em 2019. São 12 títulos continentais, contra três da Argentina, um da Colômbia e um da Bolívia. Que venha o Mundial Sub-17 da Índia, em outubro. E repito: que Vinícius não vire Lulinha!

 

  1. Por falar em Seleção…

O empate por 0 x 0 entre Vasco e Botafogo no Estádio Nilton Santos serviu de alerta para a Seleção Brasileira. Que exibições de cinema dos goleiros Martín Silva e Gatito Fernández. Ambos foram responsáveis pelo resultado e estão convocados para a próxima rodada dupla das Eliminatórias para a Copa de 2018. Como Muslera está suspenso, Martín Silva deve ser titular do Uruguai na quinta-feira contra o Brasil, no Estádio Centenário, em Montevidéu. No dia 28, Gatito Fernández estará em São Paulo com o Paraguai para o duelo na Arena Corinthians. Ele concorre com Diego Barreto e Antony Silva pela camisa 1. Quanto ao resultado, foi péssimo para os dois.  Achei o Vasco com um tiquinho mais de vontade. Insuficiente para vencer.

 

  1. Teatro

Fez bem o técnico Abel Braga em não se estressar com a derrota do Fluminense para o Nova Iguaçu neste domingo. O tricolor conquistou a Taça Guanabara, está nas semifinais do Estadual e tem mais é que testar opções, dar milhagens para os meninos de Xerém pensando lá na frente. Depois do jogo, Abel disse que esfriaria a cabeça vendo a peça “A morte acidental de uma analista”, do ator Dan Stulbach. Fez muito bem, Abelão! Relaxa…

 

  1. Repertório

Ano atípico esse do Flamengo, hein… O elenco tem três camisas 10: Diego, Conca e Ederson. O elenco tem três camisas 9 — Paolo Guerrero (7 gols em 2017), Leandro Damião (3) e Felipe Vizeu (1), autor do gol da vitória por 1 x 0 sobre o Resende, no último domingo, em Volta Redonda. Ah, o time também fez três gols de falta nos últimos cinco jogos. Acredite se quiser: seriam cinco se as cobranças de Guerrero e Diego tivessem entrado contra a Universidad Católica na quarta-feira passada e a de Lucas Paquetá não passasse raspando a trave do Resende na vitória magrinha do fim de semana.

 

  1. Personagem…

Quem acompanhava as exibições de Felipe Melo pelo Galatasaray nos clássicos dos Campeonato Turco não ficou nada surpreso com a pilha do volante contra a torcida do Santos no jogaço deste domingo. Faz parte do show do personagem. Peitou, dançou, tripudiou, fez caras e bocas… em uma vitória.  O responsável pela vitória do Palmeiras na Vila Belmiro, quebrando tabu de seis anos, tem nome e  sobrenome: Eduardo Baptista. Mexeu certo ao colocar Roger Guedes no lugar de Keno e acertou mais ainda com a troca de Zé Roberto por Willian. E virou a partida em três minutos. O triunfo na Vila é enorme para o ego de Eduardo Baptista, que tem de provar jogo a jogo o seu valor. E foi terrível para Dorival Júnior. O risco de ficar fora do mata do Campeonato Paulista é iminente. Uma lástima para o atual campeão.

 

  1. Pecado capital

Classificado para a próxima fase do Campeonato Paulista, o Corinthians foi preguiçoso na derrota para a Ferroviária. Na minha opinião, resultado, qualquer um, é vitamina para Fabio Carille manter-se no cargo. Perder jogo bobo é prejudicial à saúde dele no Corinthians. O São Paulo também foi preguiçoso  contra o Ituano. Se não fosse a exibição de gala do goleiro Renan Ribeiro, o tricolor teria saído derrotado do Morumbi no sábado.

 

  1. O golaço e o artilheiro

Que golaço do Arrascaeta no empate do Cruzeiro com o Tombense, hein! Joga muito. E como faz gol o tal do Rafael “He Man” Moura, decisivo na vitória do Atlético-MG sobre o Tricordiano lá no Farião. Fred tem nove gols no Estadual e Rafael Moura, quatro.   O Galo tem quatro pontos de vantagem sobre a Raposa no Estadual. O que isso significa? Nada! Clássico é clássico e tudo indica que teremos um na finalíssima.

 

  1. Achados e perdidos

Carregador de piano de Zidane no Real Madrid e de Tite na Seleção, Casemiro se apresentou neste domingo cheio de moral depois de ser decisivo na vitória do time merengue no sábado, pelo Campeonato Espanhol. Outros dois pupilos de Tite — ao menos no tempo de Corinthians — brilharam no fim de semana. Vágner Love fez dois gols na vitória do Alanyaspor no Campeonato Turco. Malcom marcou na goleada do Bordeaux diante do Montpellier no Campeonato Francês. Ambos foram campeões brasileiros com Tite em 2015.

 

  1. Salvos pelo Luziânia

Atual campeão candango, o time goiano é único representante do Distrito Federal nas quartas de final da Copa Verde. Bacana a vitória por 1 x 0 sobre o Operário-MS , no Serra do Lago, depois de arrancar empate por 1 x 1 em Campo Grande. Derrotado pelo Luverdense em casa por 1 x 0, o Ceilândia perdeu novamente no Mato Grosso, por 3 x 1, e deu adeus. Restam na briga pelo título três clubes do Pará (Paysandu, Remo e Águia), um do Amapá (Santos), um de Rondônia (Rondoniense) , um do Espírito Santo (Rio Branco) e um do DF (Luziânia).

 

  1. Resta um

Que golaço do Baiano na vitória do Gama sobre o Paracatu no sábado. E que zebraça a vitória do Brasília sobre o Brasiliense por 3 x 1 no Abadião, com três gols de Waitthmann no primeiro tempo. Aliás, alguém sabe aí se Waitthmann pediu música no Fantástico? Brincadeiras à parte, o Brasiliense está com a liderança ameaçada. Soma 21 pontos, mas tem dois jogos a mais do que o Gama e o Ceilândia, que podem ultrapassá-lo. Por sinal, o alviverde é o único invicto no Candangão. Mais uma vez, o presidente do Brasiliense, Luiz Estevão, não realizará o sonho de ver o Brasiliense campeão candango invicto. Todas as conquistas anteriores tiveram ao menos uma derrota no caminho. A briga pelas últimas vagas para as quartas de final promete ser dura entre Luziânia, Santa Maria, Paranoá e Sobradinho.

 

Classificação

  1. Brasiliense, 21
  2. Gama, 20
  3. Ceilândia, 19
  4. Paracatu, 14
  5. Real, 13
  6. Luziânia, 12
  7. Santa Maria, 11
  8. Paranoá, 11
  9. Sobradinho, 11
  10. Formosa, 7
  11. Brasília, 6
  12. Atlético Taguatinga, 6

 

10ª rodada

Sábado

Brasiliense 1 x 3 Brasília

Paracatu 0 x 1 Gama

Domingo

Formosa 0 x 1 Paranoá

Atlético Taguatinga 1 x 1 Real

Quarta-feira

Luziânia x Santa Maria

Sobradinho x Ceilândia

 

Artilheiros: Michel Paulista (Formosa), Roberto Pitio (Gama) e Romarinho (Ceilândia), 5 gols